Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/06/2023 às 13h54min - Atualizada em 17/06/2023 às 13h38min

Batalha das sequências: qual das versões de “A Morte do Demônio” chegou mais perto do original?

O sucesso e a expectativa do quinto filme da franquia geraram comparações com o remake de 2013 e o clássico de 1981

Júlia Victória - Editado por Ana Terra
Fonte: TriStar Pictures/Ghost House Pictures/Warner Bros.

O mercado do terror de 2023 ficou ainda mais aquecido pelo lançamento de “A Morte do Demônio: Ascensão”, que chegou aos cinemas brasileiros no fim de abril. As boas avaliações da crítica animaram o público e o resultado não poderia ser outro: a obra alcançou a maior bilheteria da saga, alcançando mais de 100 milhões de dólares.

Mas em como todo filme de franquia, após a estreia, surgiram as questões: o novo Evil Dead chegou perto do original? Ficou melhor do que a versão de 2013? Respondendo a primeira pergunta: não. E é difícil que qualquer outro que seja lançado futuramente alcance o nível do clássico de 1981.
 

Antes de fazer a comparação entre os mais recentes, é interessante ressaltar a curiosidade: “A Morte do Demônio: Ascensão” e “A Morte do Demônio” tem exatamente 10 anos de diferença e as estreias foram praticamente no mesmo dia.
 

O enredo dos dois gira em torno da mesma ideia: irmãos que foram afastados pelo tempo (e outras questões familiares) decidem se reunir novamente depois de anos, mas o reencontro é atrapalhado depois de alguém ler um livro proibido e libertar um demônio mortal.

Fonte: Ghost House Pictures/TriStar Pictures.

Fonte: Ghost House Pictures/TriStar Pictures.

No longa de 2013, Mia é uma jovem que sofre com problemas relacionados à dependência química e aceita ficar isolada em uma cabana no meio da mata junto aos amigos e ao irmão David para tratar o vício. No porão da casa, eles encontram um livro. Mesmo cercado por arame farpado e marcado por avisos para não abrir, Eric (um dos membros do grupo) ignora todos os sinais e começa a ler os escritos e liberta uma entidade. Ao falar da narrativa, essa é a versão que mais se aproxima do original.

Fonte: Ghost House Pictures/TriStar Pictures.

Fonte: Ghost House Pictures/TriStar Pictures.


Já o de 2023 é um pouco diferente: Ellie mora em um apartamento em Los Angeles com seus três filhos. Beth, sua irmã, vai fazer uma visita depois de um tempo afastada. A reunião familiar é estragada após um dos filhos encontrar o livro no porão. A vítima desta vez é Ellie e os cinco passam momentos de terror dentro do edifício.
Fonte: Ghost House Pictures/Warner Bros.

Fonte: Ghost House Pictures/Warner Bros.


Outra semelhança entre os dois filmes (na verdade entre todos da franquia) é a presença da motosserra, usada principalmente pelos protagonistas. Isso nos leva a outro ponto de comparação: o gore. 

 

Desde o começo da saga, violência e sangue são dois elementos indispensáveis. Nos longas iniciais, se analisados com os olhos de hoje, não são tão chocantes por conta da tecnologia da época justamente porque a maioria dos efeitos eram práticos.

O remake de 2013 é sangrento e não esconde isso desde a cena de abertura. Esse excesso de gore também é presente no de 2023, talvez até mais. A produção contratou uma cozinha industrial para fazer mais de 6 mil litros de sangue falso. Nas sessões exclusivas, antes de ficar disponível para o público geral, pessoas passaram mal e tiveram que ser atendidas do lado de fora da sala. 

Fonte: Ghost House Pictures/Warner Bros.

Fonte: Ghost House Pictures/Warner Bros.

Uma das principais características de “A Morte do Demônio" é o uso do humor ácido e satírico. A versão de Fede Alvarez utiliza esse artifício, mas como um todo a obra é mais “sóbria”. Já na mais recente, dirigida por Lee Cronin, esse caráter humorístico está muito mais presente, o que levou muita gente a dizer que “o filme não dava medo”. 
 

Observando os sites especializados Rotten Tomatoes e IMDb respectivamente, “A Morte do Demônio: Ascensão” se sai relativamente melhor com 84% de aprovação e 6,7 de nota, o de 2013 tem 63% e 6,5.
 

A comparação entre os dois é inevitável, mas na realidade é até difícil fazer esse paralelo, pois os filmes têm propostas diferentes. O de 10 anos atrás traz praticamente todos os elementos criados por Sam Raimi (e por isso é compreensível a nota mais baixa, já que gera expectativas por ter relação direta com o de 1981). O de 2023 usa apenas algumas dessas características e é ambientado em um contexto diferente do restante da saga. 
 

Referências
 

SABBAGA, Julia. Evil Dead Rise é sequência, remake ou reboot de Evil Dead?. Omelete, 2023. Disponível em: https://www.omelete.com.br/terror/evil-dead-rise-morte-do-demonio-ascensao-sequencia-remake-reboot. Acesso em 17 de junho de 2023.
 

AVILA, Gabriel. Tudo sobre A Morte do Demônio: A Ascensão, o novo filme de Evil Dead. Jovem Nerd, 2023. Disponível em: https://jovemnerd.com.br/nerdbunker/tudo-sobre-a-morte-do-demonio-evil-dead/. Acesso em 17 de junho de 2023.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »