Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/08/2023 às 17h33min - Atualizada em 30/07/2023 às 10h31min

Barbie: Os easter eggs do filme

Milena Pellegrino - Editado por Ana Terra
Créditos: Legião dos heróis/ Reprodução: Google

O filme da Barbie antes da sua estreia nos cinemas, movimentou a internet e a cor rosa. Com muito ibope e um marketing que sustentou todo o sucesso do filme, o longa trouxe alguns easter eggs que puderam ser percebidos e outros nem tanto. A diretora, Greta Gerwig, trouxe inspirações de vários filmes e decisões inteligentes para compor uma linguagem divertida, mas também interessante e pertinente.

 

2001: Uma Odisseia no Espaço 

Essa referência já foi percebida no trailer, e no começo do filme já fica mais evidente a proposta que a diretora queria passar, mostrando um desenvolvimento da sociedade que as meninas agora teriam outro tipo de boneca, uma mais adulta que teria outro viés das bonecas bebês.
 

Monte Rushmore

 

Onde estão esculpidos os quatro rostos dos presidentes dos Estados Unidos: George Washington,Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln. Localizado em Keystone, no estado de Dakota do Sul. Em Barbie, tem os rostos da primeiras bonecas: A Barbie asiatica, a latina e a primeira Barbie negra da Mattel.
 

Hi, Barbie!

No começo do filme, onde as Barbies e os Kens se cumprimentam por um longo período, é como no filme Jojo Rabbit, onde o protagonista faz saudações aos outros personagens também de forma repetida. 

 

Matrix

Quando a Barbie começa a ter os seus problemas, ela vai pedir ajuda para a Barbie Estranha, que no meio da conversa oferece a ela duas escolhas: Uma de continuar na Barbieland e a outra de ir para o mundo real e achar respostas. Essa cena está referenciando as pílulas vermelha e azul do filme Matrix.    

 

A criação de Adão

No filme, após a Barbie despistar os executivos da Mattel, ela entra em uma porta no prédio e encontra uma senhora que só no final do filme, descobrimos que a personagem se chama Ruth Handler, a criadora da Barbie, e nesse encontro da boneca e da sua criadora a mão de Ruth ao entregar a xícara para a Barbie, ocorre um leve encostar de dedos, fazendo assim uma referência ao quadro de Michelangelo “A criação de Adão”. A própria Diretora, Greta Gerwig, confirmou em uma entrevista.    
 

REFERÊNCIAS:

NOBREGA, BRUNA. “ Barbie: Todos os segredos e referências que você pode ter perdido durante o filme”. CHIPPU. disponível em: https://www.chippu.com.br/noticias/filme-da-barbie-segredos-referencias-easter-eggs-detalhes-escondidos, Acesso: 30 de julho de 2023.

 

LUPPI, Sofia. “Barbie: Quais são os easter eggs favoritos de Greta Gerwig e Margot Robbie?”. Recreio. Disponível em: https://recreio.uol.com.br/noticias/entretenimento/barbie-quais-sao-os-easter-eggs-favoritos-de-greta-gerwig-e-margot-robbie.phtml. Acesso: 30 de julho de 2023.

 

RODRIGUES, Hiccaro. Barbie | Confira TODOS os detalhes, referências e easter eggs que você perdeu no filme”. Estação Nerd. Disponível em: https://estacaonerd.com/barbie-confira-todos-os-detalhes-referencias-e-easter-eggs-que-voce-perdeu-no-filme/. Acesso: 30 de julho de 2023.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »