Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/08/2023 às 19h18min - Atualizada em 15/08/2023 às 23h57min

The Great: risos históricos e uma sátira irreverente.

Gabriela Auzier - Revisado por Carolina Nunes
Nicholas Hoult e Elle Fanning em The Great (Foto: Divulgação/Hulu)

A sátira é uma forma de expressão que utiliza ironia, humor e exagero para criticar ou zombar de questões sociais, políticas e culturais. No campo do audiovisual, a sátira é uma ferramenta poderosa para comentar sobre a realidade de maneira subversiva e cativante. Um exemplo notável dessa abordagem é a série "The Great", que não apenas utiliza elementos satíricos, mas também se baseia em fatos históricos para criar uma narrativa envolvente.

 

A sátira é um gênero que usa o exagero, a caricatura e o humor para expor as falhas, hipocrisias e absurdos de instituições, indivíduos ou acontecimentos. No contexto audiovisual, a sátira é empregada em programas de TV, filmes e séries, por meio de exageros e caricaturas, a sátira destaca questões relevantes provocando reflexão ao mesmo tempo que proporciona entretenimento.

 

 “The Great”, série original do streaming Hulu, é uma comédia satírica inspirada na vida da imperatriz russa Catarina, a Grande. Mesclando fatos históricos com elementos cômicos, a série apresenta uma narrativa envolvente que critica os excessos da corte, a opressão e a política da época de uma forma muito irônica.

Nicholas Hoult e Elle Fanning em The Great (Foto: Divulgação/Hulu)

Nicholas Hoult e Elle Fanning em The Great (Foto: Divulgação/Hulu)

 

A História de Catarina, a Grande

 

A imperatriz Catarina II, conhecida como  Catarina a Grande, governou a Rússia de 1762 a 1796. Lembrada por suas reformas modernizadoras e seu papel na expansão do Império Russo, ela se tornou imperatriz após um golpe de estado no marido Pedro III.
 

Nascida em 1729 na Prússia, ela era de uma família nobre sem muito poder e teve o casamento arranjado com o grão-duque Pedro (futuro Pedro III) em 1745 por razões diplomáticas.  Porém, Catarina e Pedro tinham interesses e personalidades muito diferentes, e é um fato conhecido que o casal se odiava.

Em 1762, Pedro ascendeu ao poder e Catarina tornou-se imperatriz-consorte. Em pouco tempo, ela conseguiu apoio da corte e organizou um golpe de estado, que resultou na morte de Pedro apenas 6 meses depois de assumir o trono.
 

Ambos Catarina e Pedro tiveram relacionamentos extraconjugais, e ela por sua vez foi centro de boatos por causa de seus vários amantes, alguns dos quais exerceram influência política sobre ela. Apesar das críticas e controvérsias, Catarina foi uma líder notável e realizou muitas conquistas ao longo dos 34 anos que governou a Rússia.  

 

Realidade vs. Ficção

 

“The Great”não visa a precisão histórica, apesar de ser sobre Catarina II e Pedro III, e é descrita como anti-histórica pelo Hulu. A série não se apresenta como uma ficção ou como baseada em fatos reais, mas abre com o prólogo “uma história ocasionalmente verdadeira” na primeira temporada, e “uma história quase totalmente falsa” na segunda.

 

No universo da série, todos parecem ter um certo grau de insanidade, e Catarina (Elle Fanning) percebe rapidamente que precisa aprender a ser uma pessoa digna das expectativas de todos em sua nova realidade. Frustrada com o comportamento de seu Pedro (Nicholas Hoult) em relação ao reino, enquanto seu marido estava mais interessado em enviar soldados para a batalha e cantar os louvores de seu partido para si mesmo, não demorou muito para que a imperatriz, sob a influência de idéias iluministas, conspirasse contra a situação.

Elle Fanning e Nicholas Hoult em The Great (Foto: Reprodução/Hulu)

Elle Fanning e Nicholas Hoult em The Great (Foto: Reprodução/Hulu)


 

A interação inicial dos dois personagens estabelece o tom peculiar da série, requerendo uma suspensão de descrença por parte do público para apreciar a audaciosa representação de costumes e diálogos da época. Como em toda boa sátira, a crítica à sociedade é forte. Na primeira temporada, o personagem do arcebispo do império nega as artes e a ciencia, e questiona o progresso, representando uma visão conservadora que poderia facilmente simbolizar situações da sociedade atual. 

Em meio a esse cenário de excentricidade e crítica social, a série mergulha com maestria na história da imperatriz Catarina, transformando-a em uma jornada envolvente e hilariante que brilha ao satirizar tanto o passado quanto o presente.

Lançada em 2020 e atualmete com 3 temporadas, a série está disponivel no Brasil através do streaming Lionsgate+.


 Trailer oficial da primeira temporada ‘The Gret’. (Reprodução: Rotten Tomatoes - YouTube).
 



 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »