Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/12/2023 às 09h52min - Atualizada em 11/12/2023 às 09h43min

Conheça a história da bruxa Agatha Harkness protagonista da série “Agatha: Darkhold Diaries”

Agatha Harkness é uma bruxa poderosa com habilidades mágicas impressionantes, seus poderes incluem uma variedade de feitiços e habilidades místicas

Pedro Henrique dos Santos - Editado por Ana Terra
(Reprodução/Divulgação: Marvel Comics)
Agatha Harkness é uma bruxa vinda de Salem, Massachusetts, e foi acusada por seu próprio clã de praticar magia durante os Julgamentos das Bruxas de Salem.

Foi na história em quadrinhos (HQs) de janeiro de 1970, na Fantastic Four #94 que a Agatha teve sua primeira aparição. Criada por Stan Lee e Jack Kirby, foi inicialmente apresentada como babá de Franklin Richards, filho do casal Reed e Sue do Quarteto Fantástico.

Ao longo das histórias, Harkness manifesta alguns poderes ao salvar Franklin, e, aos poucos, vamos sabendo mais sobre seu passado como bruxa, e a respeito de seu filho, Nicholas Scratch.

Na versão da HQ, Agatha aparenta ser bem mais velha, do que a versão que da série WandaVision (2021) interpretada por Kathryn Hahn. Agatha é uma bruxa que viveu milhares de anos e prolongou sua vida por meio de feitiçaria. Sua história remonta aos anos 1700 em Salem, Massachusetts, durante o Julgamento das Bruxas, evento que selecionou os membros mais fortes de seu clã.

Durante o Julgamento das Bruxas de Salem, Agatha Harkness não foi apenas uma espectadora, mas uma participante ativa. Enquanto muitas bruxas foram perseguidas e condenadas, Agatha, devido à sua força e habilidades mágicas superiores, não apenas sobreviveu, mas encarou o evento como uma oportunidade para os membros mais fortes de seu clã se destacarem.

Harkness viu o evento como uma espécie de seleção natural, fortalecendo sua posição como uma bruxa poderosa e permitindo que os mais fortes continuassem praticando magia, apesar da intensa perseguição e do medo da época. Esse evento foi crucial para a formação da identidade e dos propósitos de Agatha como uma bruxa influente e poderosa no universo dos quadrinhos da Marvel.

Além disso, Agatha liderou as Filhas da Liberdade – bruxas que se opuseram aos regimes autoritários e à opressão – na Guerra Civil Americana, recebendo treinamento em artes mágicas e ajudando os Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial contra feiticeiros nazistas.
 

Quais os poderes de Agatha Harkness?


Agatha Harkness é uma bruxa poderosa com habilidades mágicas impressionantes, seus poderes incluem uma variedade de feitiços e habilidades místicas.

Feitiçaria: Agatha é altamente proficiente em magia, capaz de realizar uma ampla gama de feitiços. Ela domina várias formas de magia, incluindo magia elemental, ilusões, telecinesia, telepatia, teletransporte, projeção astral, entre outras.

Manipulação da Energia: Ela pode manipular diversas formas de energia, seja para criar campos de força defensivos, lançar ataques mágicos ou manipular a energia ao seu redor.

Longevidade: Agatha Harkness possui uma longevidade incomum, tendo vivido por milhares de anos. Ela conseguiu prolongar sua vida por meio de feitiçaria e magia, o que a torna excepcionalmente resistente ao envelhecimento.

Conhecimento e Sabedoria: Além de seus poderes mágicos, Agatha é uma fonte de conhecimento e sabedoria no mundo místico. Ela possui um vasto entendimento das artes mágicas e é frequentemente retratada como uma mentora para outros praticantes de magia, incluindo a Feiticeira Escarlate, Wanda Maximoff.
 
Qual o vínculo de Agatha com o poderoso Darkhold?

Agatha Harkness tem um vínculo significativo com o Darkhold nos quadrinhos da Marvel. O Darkhold é um livro de magia negra e um dos artefatos místicos mais perigosos e poderosos do Universo Marvel, conhecido por conter feitiços sinistros, conhecimento obscuro e por ser associado a forças malignas.

Agatha Harkness possui uma história ligada ao Darkhold devido ao seu conhecimento mágico e sua experiência como bruxa. Em algumas narrativas, Agatha tem sido associada ao estudo do Darkhold, tendo conhecimento sobre seu conteúdo e sobre como lidar com seu poder. Ela é uma das poucas personagens capazes de compreender e utilizar certos aspectos do livro sem ser consumida ou corrompida por sua energia sombria.

A relação de Agatha com o Darkhold não é necessariamente de posse direta, mas ela demonstrou familiaridade com seu conteúdo e mostrou ter um entendimento considerável sobre as magias e os segredos contidos nesse livro místico. Esse conhecimento a torna uma figura importante no universo mágico da Marvel, já que o Darkhold é uma das fontes de poder e perigo mais notáveis dentro do cânone das HQs.
 
REFERÊNCIAS:
Disney+. WandaVision: quem é Agatha Harkness 2022. Disponível em: <https://www.disney.com.br/novidades/wandavision-quem-e-agatha-harkness>.  Acesso em: 28 de novembro de 2023 às 12h22.
YUGE, Claudio. WandaVision | Quem é Agatha Harkness e quais são seus poderes nas HQS da Marvel? 2021. Disponível em: < https://canaltech.com.br/quadrinhos/wandavision-quem-e-agatha-harkness-e-quais-sao-seus-poderes-nas-hqs-da-marvel-179270/>. Acesso em: 09 de dezembro de 2023 Às 08h38.   

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »