Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/09/2023 às 14h27min - Atualizada em 01/09/2023 às 14h19min

Blackout: o amor também brilha no escuro

Histórias para aquecerem o coração

Gabriela Santos Souza - Revisado por Carolina Nunes
Capa original do livro Blackout (Foto: Divulgação)

O que faria em um apagão? E se estivesse na rua? E se estivesse em busca de emprego ou visitando seu avô? Blackout: o amor também brilha no escuro vai mostrar como Tam, Kareen, Jacorey “JJ”, Tremaine, Nella, Joss, Lana, Trístan, Kayla e Tre’shawn encontraram uma luz na escuridão. 

 

Sinopse

 

“Uma onda de calor causa um apagão em Nova York. Multidões se formam nas ruas, o metrô para de funcionar e o trânsito fica congestionado. Conforme o sol se põe e a escuridão toma conta da cidade, seis jovens casais veem outro tipo de eletricidade surgir no ar…

Um primeiro encontro ao acaso. Amigos de longa data. Ex-namorados ressentidos. Duas garotas feitas uma para a outra. Dois garotos escondidos sob máscaras. Um namoro repleto de dúvidas.

Quando as luzes se apagam, os sentimentos se acendem. Relacionamentos se transformam, o amor desperta e novas possibilidades surgem ― até que a noite atinge seu ápice numa festa a céu aberto no Brooklyn.”

 

O livro conta seis histórias com personagens e momentos que se interligam ao longo da leitura. Além disso, se você nunca leu um livro escrito por mais de um autor, Blackout é o livro perfeito para o início dessa jornada de leituras dinâmicas. Ao longo da leitura, é nítido a diferença de escrita de cada autor mas acabam caracterizando cada conto, a ligação entre os personagens ajuda na leitura, na construção e estruturação do livro como um todo. A diversidade não está somente nas formas de escrita e os diferentes autores mas também na história, com protagonismo negro e personagens LGBTQIAP+ .

 

A história começa com “A longa caminhada” e conta sobre Tam Wright, uma menina que está a procura de uma vaga de emprego na Apollo, um teatro famoso negro no Harlem. O que não poderia imaginar era acontecer um apagão durante o processo de efetivação e que encontraria seu ex-namorado, Kareen, à procura dessa mesma vaga de trabalho. A partir daí, a autora Tiffany D.Jackson, começa a desenvolver a história e a divide em 5 atos que dão abertura para que as outras histórias iniciem a cada caminhada que Tam e Kareen dão até o Brooklyn.

 

Em “Sem Máscaras”, a autora Nic Stone aborda a história de “JJ”, um grande jogador de basquete no ensino médio, e Tremanaice, amigos antigos da escola e  que se encontram no metrô durante o apagão. O conto é muito cativante e doce pela forma que desenvolve a relação dos dois garotos e a descoberta da sexualidade de “JJ”, através de rápidas lembranças que são apresentadas ao longo do conto. Nic Stone nos convida a ver por de trás das máscaras o amor.

 

“Feitas para se encaixar”é um conto sáfico que conta a história de Nella, que vai visitar seu vovô na casa de repouso e encontra Joss, que sempre está na casa com seu cachorro levando alegria para os idosos. Durante o apagão, seu avô começa a contar a história de quando conheceu sua avó, também durante um apagão, e ao “perder” a fotografia da amada, sua neta vai procurar a foto junto a Joss. Assim, a autora Ashley Woodfolk, aquece o coração do leitor e o faz ter esperança de que mais um amor irá surgir durante o blackout.

 

Você gosta daquele clichê clássico entre melhores amigos que se apaixonam um pelo outro? “Todas as histórias de amor…e pó”, escrito por Dhonielle Clayton, é exatamente esse clichê gostoso que grande parte das pessoas gostam. Afinal, como falar de amor e não ter um clichê? O conto começa dentro da biblioteca, e diferente dos outros, já está tudo escuro, e Lana e Trístan são melhores amigos de infância e ela sempre teve uma paixão por ele, mas o garoto sempre estava com uma garota diferente do lado. Na escuridão da biblioteca, estão à procura de um livro para cumprir mais uma de suas apostas. O prêmio? Bom, Lana sabe seu desejo e quer que o resultado seja amor.

 

A duas últimas histórias tem uma perspectiva diferente, comparada às outras histórias, o que convida o leitor a observar outra dinâmica romance. Em “Sem dormir até o Brooklyn”, de Angie Thomas, diferente das outras histórias, já existe um casal de namorados Kayla e Tre’Shawan. Os dois estão visitando Nova Iorque e ficam presos dentro do ônibus da excursão, tendo que lidar com seus problemas no relacionamento. Todos acham que eles devem ficar juntos para sempre, mas Kayla está desenvolvendo sentimentos por Micah e Jazmyn tem uma paixão pelo seu namorado. O que fazer? Quem escolher? A autora, traz reflexões para o leitor quanto ao conforto, amor próprio e escolhas.

 

Já em “Seymour & Grace”, Nicola Yoon encerra o livro mostrando que é possível sim acreditar em amor à primeira vista. A história conta sobre o encontro de Seymour, motorista de aplicativo que vai buscar Grace, que está a caminho de uma festa para encontrar seu ex-namorado. A vontade de mostrar ao ex que está muito bem com sua ausência, vai fazer Grace refletir sobre essa ação junto ao motorista. Os debates, música de fundo fazem os dois se conquistarem e também o leitor, que fica apaixonado e reflexivo com a história.

 

Todas as histórias tem um começo diferente, mas no fim, todas tem o encontro na grande festa no Brooklyn, onde tudo finaliza com amor. As narrativas podem ser lidas separadamente, mas o interessante é ler o livro constantemente e acompanhar as diversas histórias à espera de quando a próxima terá andamento e se aventurar na que está lendo. O livro é sobre amor negro extremamente envolventes e representativos, todos devem ler “Blackout: o amor também brilha no escuro” e encontrar a luz dos seus sentimentos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »