Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/09/2023 às 11h37min - Atualizada em 30/09/2023 às 11h01min

Em uma terra muito distante... havia um crime | O multiverso dos contos de fadas

O novo filme japonês de Yûichi Fukuda traz uma história sob uma nova perspectiva de contos de fadas, com algumas reviravoltas

Isabelle Lima - Editado por Letícia Nunes
Foto e Divulgação: Netflix


Durante esse mês de setembro, estreou na Netflix um novo filme japonês, “Once upon a crime” ou em tradução adaptada: Em uma terra muito distante...havia um crime, que traz a história de Chapeuzinho Vermelho, virando uma detetive e solucionando um crime que aconteceu na história da Cinderela. Estranho não?

No filme, Chapeuzinho Vermelho, interpretada por Kanna Hashimoto (a Kaguya do live-action de Kaguya-sama), sai numa jornada de autoconhecimento, conhece uma bruxa meio desengonçada e segue viagem. Em algum momento ela se depara com a pobre Cinderela e conhecem a fada madrinha, que por coincidência é a sobrinha da bruxa que chapeuzinho conheceu anteriormente. A partir daí as duas rumam para o castelo, a fim de participar do baile proposto pelo rei para encontrar uma noiva para o príncipe.

A história toma uma reviravolta e se difere dos contos de fadas que conhecemos no momento em que é apresentado provas de que o assassino de Hans, o cabeleireiro real, estaria presente no local do baile. Seguimos assistindo então Chapeuzinho, criando teorias e suspeitas para solucionar esse mistério, e vemos também a criação de histórias secundárias dos personagens principais da Cinderela. No fim, o responsável pela morte de Hans é a pessoa que menos imaginávamos (a menos que você seja o novo Sherlock Holmes e tenha descoberto antes).


O filme em si não tem um bom desenvolvimento, uma vez que só as cenas onde Chapeuzinho está investigando é que salvam o filme, a edição surpreende um pouco e nos rende boas risadas e emoções. Ainda podemos destacar positivamente os figurinos e os cenários. O filme tem direção e produção de Yûichi Fukuda, um grande diretor especialista em filmes live-actions, como Gintama, Saiki Kusuou e Wotakoi. O longa tem como material de origem a Light Novel Akazukin, Tabi no Tochu de Shitai to Deau, o mangá segue a personagem Chapeuzinho Vermelho em suas aventuras para capturar criminosos que semeiam o caos nos contos de fadas amados, como Cinderela e João e Maria, descrito pelo autor Aoyagi Aito.
 

  • Confira o vídeo-trailer:



Filmes como esse, que mudam a percepção de como enxergamos os personagens e que chegam perto de suas histórias originais, ou até mesmo essas que criam um multiverso dos contos de fadas são truques de adaptações cada vez mais comum nas ficções que encontramos atualmente. O exemplo mais próximo e o mais antigo que podemos considerar é a série da ABC, Once Upon A Time, que contou com temporadas e foi um sucesso de audiência por explorar esse multiverso fantasioso e modernizar as histórias reais e tenebrosas dos contos de fadas. Então, se você quer um filme para passar o tempo, que vai te prender na história em alguns momentos, fica aqui nossa recomendação.


REFERÊNCIAS:

SANTIAGO, L. CRÍTICA | EM UMA TERRA MUITO DISTANTE… HAVIA UM CRIME. Plano Crítico, 2023. Disponível em: < https://www.planocritico.com/critica-em-uma-terra-muito-distante-havia-um-crime/ >. Acesso em: 30 de set. de 2023.

GASSERUTO. ‘Em uma Terra Muito Distante… Havia um Crime’ estreia dublado na Netflix. Jbox, 2023. Disponível em: <
https://www.jbox.com.br/2023/09/14/em-uma-terra-muito-distante-havia-um-crime-estreia-dublado-na-netflix/ >. Acesso em: 30 de set. de 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »