Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
31/10/2023 às 17h29min - Atualizada em 31/10/2023 às 17h29min

A Freira 2: Terror falha ao apostar em mais do mesmo

Segundo filme da franquia traz muito susto e pouco medo

- Vitória Hellen
Continuação da franquia derivada de Invocação do Mal, A Freira 2 chegou aos cinemas em setembro com alta expectativa do público. O longa se passa na França, em 1956, quando uma série de assassinatos de padres e freiras revela uma presença maligna. Para assumir a tarefa de combater o mal, Irmã Irene (Taissa Farmiga) é convocada mais uma vez.
 
O filme tem o seu ponto forte na criatividade, mas peca ao trazer jumpscares cansativos e um enredo fraco que faz o público se questionar: “será que vale a pena?”
 
O Diretor
Diretor Michael Chaves em divulgação do filme A Freira 2  / Reprodução: Warner Bros

Diretor Michael Chaves em divulgação do filme A Freira 2 / Reprodução: Warner Bros

 
O filme tem Michael Chaves na direção, assim como em Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio (2021) e A Maldição da Chorona (2019). Assim, o cineasta acumula uma coleção de três longas que não caiu nas graças dos críticos do site Rotten Tomatoes.
 
Em entrevista para o UOL, o diretor comenta sobre o seu apego à estrutura do terror clássico com a típica câmera em terceira pessoa, a jornada do herói e uma linha narrativa bem definida. "Acho que um retorno à tradição é revigorante, representa um ciclo de volta aos cinemas com um elemento familiar."
 
Entretanto, apesar das boas intenções de Chaves, A Freira 2 é uma obra esquecível para o público justamente pelo medo previsível.
 
O Enredo

A história do longa se passa na França dos anos 50 com Maurice (Jonas Bloquet), possuído pela freira demoníaca Valak (Bonnie Aarons) no primeiro filme. Assim, a entidade deixa vários mortos na estrada até um internato para meninas, que abriga um artefato escondido com o poder de ampliar os poderes do demônio.
 
Enquanto isso, Irmã Irene (Taissa Farmiga) vive em um convento afastado ensinando noviças. Uma delas se destaca por não acreditar em milagres: Debra, interpretada por Storm Reid. A noviça tem uma história marcada pelo racismo e conservadorismo que apagaram a sua fé em Deus.
 
Quando o mal se alastra pela Europa, Irmã Irene e a noviça Debra partem para combatê-lo. A partir desse momento é que a narrativa de fato se desenrola, trazendo mortes frenéticas de personagens secundários (que nem fazem muita falta na história).
 
De jumpscares cansativos a gritos e muita correria, os sustos tomam todo o espaço de tela do enredo. A violência é um ponto forte do filme, mas não há a construção do medo como em Terrifier 2 (2023). Desse modo, o choque pelo susto fica previsível e o filme, sem graça.
 
Prós e Contras
 
Por mais fraca que seja a narrativa do longa, os aspectos visuais ganham vida e colocam a imagem da Freira em qualquer brecha escura. O trabalho de fotografia de Tristan Nyby e a direção criativa de Stephane Cressend não passam despercebidos na trama que dá vida à Valak.
 
No entanto, é importante lembrar que a premissa do filme é ser um clássico do terror e não um filme de arte com visuais bonitos. A solução seria focar no enredo, explorando melhor a fé (ou a falta dela) a partir da noviça Debra ou a própria história de Valak e suas motivações.
 
Por fim, se pode concluir que a Freira 2 foca mais em visuais e sustos, enquanto o enredo foi esquecido pelos roteiristas e nem um diretor com boas intenções pôde salvar a trama do fracasso.

 
REFERÊNCIAS 
 
SADOVSKI, Roberto. “Filmes de terror à moda antiga são poderosos, diz diretor de A Freira 2”. UOL, 2023. Disponível em: <https://www.uol.com.br/splash/colunas/roberto-sadovski/2023/09/09/filmes-de-terror-a-moda-antiga-sao-poderosos-diz-diretor-de-a-freira-2.htm>. Acesso em: 27/11/2023.
 
NOLLA, Thiago. “Invocação do Mal 3: Aprovação do filme no Rotten Tomatoes DESPENCA”. Cinepop, 2021. Disponível em: <https://cinepop.com.br/invocacao-do-mal-3-aprovacao-do-filme-no-rotten-tomatoes-despenca-confira-298178/>. Acesso em: 27/11/2023.
 
SABBAGA, Julia. “A Freira 2 é o primeiro filme de novo - só que muito melhor”. Omelete, 2023. Disponível em: <https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/a-freira-2-critica>. Acesso em: 27/11/2023.
 
DE SOUZA, Giovanna. “A Freira 2”: O terror que aposta no amor para agir no medo”. Cinematório, 2023. Disponível em: <https://www.cinematorio.com.br/2023/09/critica-filme-a-freira-2-o-terror-que-aposta-no-amor-para-agir-no-medo/>. Acesso em: 27/11/2023.
 
GUEDES, Diandra. “Crítica A Freira 2 | Terror prova por que franquia é uma das melhores do gênero”. Canaltech, 2023. Disponível em: 
 
DOS SANTOS, Mary Ellen Farias. “Crítica: A Freira 2 é superior a A Freira e se amarra a Invocação do Mal”. Resenhando, 2023. Disponível em: <https://www.resenhando.com/2023/09/critica-freira-2-e-superior-ao-primeiro.html>. Acesso em: 27/11/2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »