Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/09/2023 às 19h23min - Atualizada em 30/09/2023 às 19h10min

Do imaginário à realidade: livros que ganharão adaptação para filmes e série

Sucessos do booktok, obra nacional premiada e muito mais! Vem conferir

Bárbara Mirele - Editado por Ana Terra
Fonte: A Hipótese do Amor | Reprodução: Minha Vida Literária
Muitos leitores encontram nos livros um refúgio dos problemas da vida real. É como se fosse uma porta de fuga para um mundo imaginário, onde tudo é possível e não há tempo ruim. É com essa proposta, de trazer momentos de diversão para as pessoas, que os livros vêm ficando cada vez mais populares cada dia que passa. 
 
Com o sucesso eminente dos livros é normal que muitos deles sejam adaptados para o audiovisual. Confira agora uma lista com os livros que já tem a sua versão para filme confirmados:
 
Lendária estrela de Hollywood, Evelyn Hugo sempre esteve sob os holofotes ― seja estrelando uma produção vencedora do Oscar, protagonizando algum escândalo ou aparecendo com um novo marido. Agora, prestes a completar oitenta anos e reclusa em seu apartamento no Upper East Side, a famigerada atriz decide contar a própria história, ou sua “verdadeira história”, mas com uma condição: que Monique Grant, jornalista iniciante e até então desconhecida, seja a entrevistadora. Ao embarcar nessa misteriosa empreitada, a jovem repórter começa a se dar conta de que nada é por acaso ― e que suas trajetórias podem estar profunda e irreversivelmente conectadas.
 
O famoso livro ganhará uma adaptação onde a produtora executiva será a própria autora, Taylor Jenkins Reid, o filme será produzido pelo serviço de streaming Netflix.
 
Uma garota cubana, Chás e Amanhãs:
Preocupados com a saúde mental de Lila, seus pais traçam um novo plano para ela: passar três meses com amigos da família em Winchester, Inglaterra, para relaxar e se restabelecer. Mas, com a falta de sol, uma cozinheira rabugenta da pousada e uma pequena cidade sem o sabor de Miami (tanto a comida quanto outras coisas), o que seria uma viagem dos sonhos para alguns parece mais um pesadelo para Lila... Até ela conhecer Orion Maxwell. A Ace Entertainment ficará responsável pelo financiamento do filme, enquanto Maia Reficco (Pretty Little LiarsNovo Um Novo Pecado) e Kit Connor (Heartstopper) serão os protagonistas. Katherine Fairfax Wright assume a direção do filme enquanto Khaila Amazan e Savion Einstein ficam responsáveis pelo roteiro. Matt Kaplan e Mark Lane são os produtores.
 
Quando Eragon encontra na floresta uma pedra azul polida, acredita que poderá ser uma descoberta de sorte para um simples rapaz do campo: talvez sirva para comprar carne que alimentará a família durante o inverno. Mas, no momento em que um dragão nasce de dentro da pedra, Eragon percebe que está diante de um legado quase tão antigo quanto o do próprio Império. Da noite para o dia, de uma vida pacata, ele é lançado para um arriscado novo mundo movido pelas tramas do destino, da magia e do poder. O primeiro livro da saga “Ciclo da Herança”, de Christopher Paolini, vai virar uma série no Disney+. O autor assinou contrato para escrever o roteiro.
 
Os Dois Morrem no Final:
No dia 5 de setembro, pouco depois da meia-noite, Mateo Torrez e Rufus Emeterio recebem uma ligação da Central da Morte. A notícia é devastadora: eles vão morrer naquele mesmo dia. Os dois não se conhecem, mas, por motivos diferentes, estão à procura de um amigo com quem compartilhar os últimos momentos, uma conexão verdadeira que ajude a diminuir um pouco a angústia e a solidão que sentem. Por sorte, existe um aplicativo para isso, e é graças a ele que Rufus e Mateo vão se encontrar para uma última grande aventura: viver uma vida inteira em um único dia.
 
Sendo produzida pela Netflix, a adaptação ficará a cargo de Chris Van Dusen (criador de Bridgerton) e o rapper Bad Bunny. O Deadline, no entanto, não deu mais detalhes sobre a adaptação, somente que se tratará de uma série, e não um filme.
 
A Filha do Guardião do Fogo:

Daunis Fontaine vive em dois mundos, mas se sente uma estranha em ambos. Aos dezoito anos, a jovem se vê eternamente dividida entre a família da mãe — branca e conservadora — e a do pai, indígenas da reserva Ojibwe de Sugar Island, no Michigan. Ela sonha com a nova vida que vai levar ao se mudar para cursar a faculdade, bem longe dos boatos sobre sua origem, mas uma tragédia a obriga a adiar seus planos. A Netflix adquiriu os direitos para transformar o livro em uma série. A produção está a cargo da Higher Ground, produtora de Barack e Michelle Obama.
 
Zélie Adebola se lembra de quando o solo de Orïsha vibrava com a magia. Queimadores geravam chamas. Mareadores formavam ondas, e a mãe de Zélie, ceifadora, invocava almas. Mas tudo mudou quando a magia desapareceu. Por ordens de um rei cruel, os maji viraram alvo e foram mortos, deixando Zélie sem a mãe e as pessoas sem esperança. Agora Zélie tem uma chance de trazer a magia de volta e atacar a monarquia. Com a ajuda de uma princesa fugitiva, Zélie deve despistar e se livrar do príncipe, que está determinado a erradicar a magia de uma vez por todas. 
 
No começo do ano passado, a Paramount anunciou a compra da saga “O Legado de Orisha” e o primeiro livro chamado “Filhos de Sangue e Osso” irá ser adaptado, mas ainda não se sabe se irá para os cinemas ou para o streaming da Paramount.
 
 
Sucesso nacional de 2019 e escrito pelo autor baiano Itamar Vieira Junior, Torto Arado conta a história de duas irmãs, Bibiana e Belonísia, marcadas por um acidente de infância, e que vivem em condições de trabalho escravo contemporâneo em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina. O livro será adaptado para o formato de série pela HBO Max e o roteiro será só de mulheres negras, Luh Maza, Renata Di Carmo, Maria Shu e Viviane Ferreira, e direção ficará a cargo de Heitor Dhalia, idealizador do projeto.
 
REFERÊNCIAS:
Torres, L. 15 livros que estão em adaptação para séries ou filmes, Portal PopLine 29/08/2022. Disponível em: Acesso em: 27 de set. de 2023.
Ivan. Adaptações literárias para 2024: conheça as melhores, Trechos da Vida 17/09/2022. Disponível em: Acesso em: 27 de set. de 2023.
Pinto, F. Bad Bunny vai produzir adaptação de Os Dois Morrem No Final para Netflix, Omelete 09/01/2023. Disponível em: Acesso em: 27 de set. de 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »