Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/10/2023 às 22h38min - Atualizada em 30/09/2023 às 23h02min

120 de George Owell - Política, Ficção Científica e Fabula em obras marcantes

José Castro - Editado por Marcela Câmara

Em 25 de julho de 1903, nasceu Eric Arthur Blair, em Motihari que fazia parte da colônia presidency de Bengala, então domínio da Índia britânica.  Mais conhecido pelo pseudónimo George Orwell, foi um escritor, jornalista e ensaísta político inglês. Considerado talvez o melhor cronista da cultura inglesa do século XX, Orwell dedicou-se a escrever resenhas, ficção, artigos jornalísticos polémicos, crítica literária e poesia.

Suas obras são marcadas por com uma inteligência perspicaz e bem-humorada, além de uma consciência profunda das injustiças sociais, e intensa oposição ao totalitarismo. Conhecido pelo romance distópico 1984, e pela sua hostilidade ao Stalinismo e experiência com socialismo soviético, um regime que Orwell denunciou em seu romance satírico A Revolução dos Bichos. Juntas estas obras venderam mais cópias do que os dois livros mais vendidos de qualquer outro escritor do século.



Em 1936, decidiu conviver com os mineiros da cidade de Wigan para a escrita de seu livro, publicado no ano seguinte, intitulado A caminho de Wigan. No final de 1937, foi para a Espanha e lutou, durante seis meses, na Guerra Civil Espanhola, ao lado dos republicanos e contra o ditador Francisco Franco. Já em 1939, teve problemas no pulmão e precisou se tratar. Devido a isso, passou um tempo no Marrocos. Por causa de seu problema de saúde, foi rejeitado pelo serviço militar e não lutou na Segunda Guerra Mundial. Assim, de 1941 a 1943, trabalhou na BBC. Depois se tornou editor do Tribune, um periódico de esquerda.


A Revolução dos Bichos

A obra A Revolução dos Bichos, faz uma crítica ao totalitarismo. Uma alegoria da Revolução Russa de 1917. Nesse livro, os animais da fazenda do senhor Jones se revoltam contra a exploração que os seres humanos exercem sobre eles e tomam o poder. A partir daí, eles precisam organizar uma nova sociedade, e os porcos, então, tomam a liderança e passam a governar a vida dos outros animais. Assim, um regime que, a princípio, pregava a igualdade, torna-se em uma ditadura comandada pelos porcos. Corrompidos pelo poder, os porcos passam, gradualmente, a se comportar como seus opressores, isto é, os seres humanos. Portanto, Owell faz uma crítica sociopolítica.

 



1984

Uma distopia que se passa no futuro, em uma sociedade ultramente controlada. Onde quem manda é o "Grande Irmão", o líder, um homem de bigode que nínguem nunca viu, só se tem a imagem. Todos são vigiados por teletelas, que são monitores que ficam ligados 24 horas. Essa idéia inclusive deu origem ao programa Big Brother. Com erendo instigante e persogens fortes, a história prende o leitor do início ao fim. E claro, chama o leitor a reflexão e o pensamento crítico, sobre liberdade e opressão.

 

Por muito tempo somente essas duas obras foram publicadas no Brasil. Agora várias obras estão sendo lançadas no país. Dentre as frases marcantes de seus livros, gostaria de destacar algumas.
 

“Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais do que os outros.”

“Guerra é paz. Liberdade é escravidão. Ignorância é força.” 

“Se quiser manter um segredo, deve mante-lo  escondido de si mesmo.”
 

Mesmo com anos de existência esses livros continuam atuais e fazendo novos fãs. E sendo referencia para professores do ensino médio e superior. 

 
REFERÊNCIAS
 
SOUZA, Warley. "George Orwell"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/george-orwell.htm. Acesso em 30 de setembro de 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »