Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/12/2020 às 11h00min - Atualizada em 10/12/2020 às 10h48min

Jogos de Natal da NBA estão marcados

Cinco confrontos acontecem no dia 25 de dezembro

Daniel Pires - editado por Amanda Cruz
Tabela de jogos de natal da temporada 20/21. Reprodução/Twitter/Adrian Wojnarowski
Os jogos de Natal da NBA já são tradição nos Estados Unidos. Dessa forma, ocorrem todos os anos desde 1947; com exceção de 1998, devido à uma greve de seis meses na liga, a temporada foi adiada e só começou em janeiro. Muitas pessoas imaginavam que em 2020 a temporada também seria transferida, por conta da pandemia do coronavírus. Porém, para que os jogos de natal acontecessem, a liga decidiu que vai retornar no dia 22 de dezembro. Algumas estrelas, como Lebron James, não gostaram da ideia, mas aceitaram para que o evento pudesse acontecer. Vale destacar que esse ano terá a pré-temporada mais curta da história, com apenas 71 dias de diferença entre o último jogo das finais e o primeiro da próxima temporada.
 
Os confrontos natalinos deste ano serão entre:
New Orleans Pelicans x Miami Heat (Em Miami)
Golden State Warriors x Milwaukee Bucks (Em Milwaukee)
Brooklyn Nets x Boston Celtics (Em Boston)
Dallas Mavericks x Los Angeles Lakers (Em Los Angeles)
Los Angeles Clippers x Denver Nuggets (Em Denver)
 
New Orleans Pelicans x Miami Heat
 
De todas as equipes, a única que não deve disputar pelo título nessa temporada é a New Orleans Pelicans. Porém, é bom lembrar que este é o time de Zion Williamson, o queridinho dos executivos da NBA. Na última temporada, terminou como 3º melhor calouro do ano mesmo tendo disputado apenas 24 dos 72 jogos em que sua equipe participou. O plantel de New Orleans finalizou o ano como a terceira pior equipe da conferência, e ainda assim foi escolhida para participar de um dos principais eventos do ano. Além disso, será a terceira com mais jogos transmitidos em rede nacional (14).
 
Já o Miami Heat, que foi um dos finalistas da NBA na última temporada, quando perdeu para os Lakers por 4-2, chega mais uma vez mirando o título. Reforçou a defesa e rebote com a chegada de Avery Bradley e Moe Harkless, ainda conseguiu manter os principais jogadores. Dos protagonistas da bela temporada de 2019/20, apenas Jae Crowder não está mais na equipe. Assim, o clube de Miami chega como favorito para esse jogo e terá o fator casa como um incentivo. Jimmy Butler, Tyler Herro, Bam Adebayo e Goran Dragic tentaram repetir os feitos da última temporada e levar o Miami novamente às finais.
 
O Heat tem a melhor relação vitória-derrota em jogos de natal, com dez vitórias e apenas duas derrotas, com um aproveitamento de 83.3%. Já o Pelicans jogou apenas três vezes, onde venceu uma e perdeu duas e tem um aproveitamento de 33%. A última vez que Miami jogou no natal foi em 2015, justamente contra os Pelicans, e venceu por 94-88. Já a equipe de New Orleans venceu os Nuggets no último natal por 112-100.
 
Golden State Warriors x Milwaukee Bucks
 
Após uma temporada terrível, o Golden State parece que vai se recuperar em 2020/21, com a chegada de James Wiseman. Junto com Andrew Wiggins e Stephen Curry é uma das poucas equipes que está sendo colocada com chances de bater o Los Angeles Lakers, apesar de bastante improvável. Porém, assim como o Pelicans, é uma escolha questionável para participar dos jogos de natal, já que terminou a última temporada como a pior equipe da NBA, com 15 vitórias e 50 derrotas. Também tem no elenco um dos queridinhos da NBA. No entanto, Curry fez por merecer esse “cargo”, já que foi o principal jogador nos três títulos recentes da franquia, além de ser MVP por duas temporadas seguidas, em 2014-15 e 2015-16. 
 
O Milwaukee Bucks, por sua vez, terminou a última temporada regular como a melhor equipe da liga, com 56 vitórias e 17 derrotas. Porém, nos playoffs foi eliminado na segunda rodada, quando foi eliminado pelo Miami Heat, perdendo a série por 4-1. Essa derrota fez surgir rumores de que o MVP Giannis Antetokounmpo iria sair de Milwaukee, com um dos possíveis destinos o próprio Heat. Contudo, até o momento que esta matéria é escrita, o grego ainda joga pelos Bucks. Deixando isso de lado, a equipe chega como ampla favorita para essa partida, agora que em seu elenco também contará com Jrue Holiday, Donte DiVincenzo e Khris Middleton.
 
Os Warriors têm um recorde negativo em jogos de natal, com 13 vitórias e 16 derrotas. Sua última partida foi no ano passado, quando venceu o Houston Rockets por 116-104. Já o Bucks venceu três vezes e perdeu as mesmas três. A última vez que entrou em quadra no natal também foi no ano passado, quando perdeu para o Philadelphia 76ers por 121-109.
 
Brooklyn Nets x Boston Celtics
 
A equipe de Brooklyn já tem a base do elenco montada desde a última temporada, com Kevin Durant, Kyrie Irving, DeAndre Jordan, Jarrett Allen e Joe Harris. Porém, Durant, o melhor jogador do time se lesionou gravemente antes do início da temporada 2019/20, quando rompeu o tendão de aquiles, e não jogou um jogo sequer. Com seu retorno, os Nets chegam como a principal equipe do leste, pelo menos no papel. Muitos acreditam que Kyrie e Durant vão acabar conflitando pelo domínio em quadra, uma vez que são dois dos melhores jogadores da NBA. Vale lembrar que Irving deixou o Cleveland Cavaliers quando atuava com Lebron James para poder ser protagonista de uma equipe. Com a chegada de Kevin, esse é um fator a se observar. A equipe ainda conta com Steve Nash, ex-jogador da NBA, duas vezes MVP e membro do Hall da Fama do basquete, como treinador. Pelas estrelas presente no time, vai para a partida de natal com um leve favoritismo sobre o Boston Celtics.
 
A equipe de Massachusetts, por sua vez, também chega muito forte para a temporada, com seu núcleo jovem muito forte. Além disso, ainda chegaram jogadores muito experientes na equipe, como Jeff Teague e Tristan Thompson. A equipe chegou às finais de conferência da temporada passada, quando foram derrotados pelo Miami Heat por 4-2. Jayson Tatum, Jaylen Brown, Marcus Smart e Kemba Walker são as principais armas do time para tentar ultrapassar o Los Angeles Lakers e retomar o posto de equipe com mais títulos da NBA. Uma perda importante para a temporada foi a saída do ala Gordon Hayward, que foi transferido para o Charlotte Hornets. Porém, as peças de reposição que vieram em seu lugar tem tudo para dar conta do recado.
 
Os Nets jogaram, em sua história, nove partidas de natal e tem um recorde negativo, com quatro vitórias e cinco derrotas. Sua última partida natalina foi em 2013, quando perderam para o Chicago Bulls por 95-78. Já o Boston Celtics jogou no último natal e venceu o Toronto Raptors por 118-102. No entanto, seu recorde também é negativo, com 15 vitórias e 18 derrotas.
 
Dallas Mavericks x Los Angeles Lakers
 
A equipe dos Mavericks tem um confronto muito difícil pela frente, já que vai enfrentar os atuais campeões. Com certeza é o confronto mais desequilibrado dos jogos deste natal. Porém, se engana quem pensa que o time de Dallas é fraco. Com suas duas estrelas europeias, Luka Doncić e Kristaps Porzingis, e com apoios como Josh Richardson e Tim Hardaway Jr. a equipe tem tudo para fazer um bom jogo contra os Lakers. Para a temporada, deve brigar pelas principais posições do leste, e como no basquete tudo pode acontecer, tem uma pequena chance de chegar às finais da NBA.
 
Como já mencionado, este é o confronto mais desequilibrado dos jogos de natal. Isso porque a equipe de Los Angeles, que na última temporada já era o melhor time da NBA, conseguiu melhorar ainda mais o time, já que manteve os astros Lebron James e Anthony Davis, e ainda recebeu Wesley Matthews, Marc Gasol, Dennis Schroder e Montrezl Harrell. Se na última temporada havia dúvidas sobre o favorito ao título, esse ano a resposta para todos será a mesma: Los Angeles Lakers. Os atuais campeões tem tudo para dominar a liga mais uma vez e se isolar como a equipe com mais títulos.
 
O Dallas Mavericks tem um recorde positivo em jogos de natal, com duas vitórias e uma derrota. Porém, na sua última participação, em 2011, foram derrotados para o Miami Heat de Lebron James por 105-94. Já os Lakers têm 50% de aproveitamento nessas partidas, com 23 vitórias e 23 derrotas. No ano passado, foram vencidos pelos rivais de cidade, os Clippers, por 111-106.
 
Los Angeles Clippers x Denver Nuggets
 
Falando em Clippers, a equipe de Los Angeles vai reeditar as semifinais de conferência da última temporada, enfrentando seu algoz, Denver Nuggets. O time comandado por Kawhi Leonard e Paul George chegou a abrir uma vantagem de 3-1 na série, porém numa reação incrível, os Nuggets conseguiram virar para 4-3 e se classificaram para as finais de conferência, contra os Lakers. George foi muito criticado pela mídia e pelos torcedores, dizendo que o atleta tinha “pipocado”, após péssimas atuações nos playoffs. Recentemente ele afirmou que, se dependesse dele, se aposentaria nos Clippers. Apesar das críticas ao time, a equipe chega muito forte para a temporada, já que além de seus líderes ainda conta com Lou Williams, Luke Kennard, Serge Ibaka e Patrick Beverley. É a favorita a vencer esse jogo de natal, porém também eram favoritos quando foram eliminados na última temporada.
 
A equipe de Denver não mudou muito desde a última temporada. Continua com suas estrelas Nikola Jokic e Jamal Murray, seu calouro muito promissor Michael Porter Jr e seus jogadores de apoio, como Gary Harris e Paul Millsap. Outro jogador que pode ajudar a equipe é Bol Bol, filho de Manute Bol, que teve boa atuação na bolha na temporada passada. Os Nuggets são a terceira equipe mais forte do oeste, atrás apenas das equipes de Los Angeles, e prometem fazer mais uma boa temporada.
 
Os Clippers tem 15 aparições em jogos de natal, com sete vitórias e oito derrotas. A última vez que entrou em quadra nesta data foi no ano passado, quando derrotou o Lakers por 111-106. Denver, por sua vez, participou de sete jogos e venceu apenas um, amargurando seis derrotas. No ano passado, foi derrotado para o New Orleans Pelicans por 112-100.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »