Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/10/2023 às 18h56min - Atualizada em 07/10/2023 às 18h45min

Mês do halloween: animações de terror e a nostalgia de recordações

Se as animações fizeram parte da nossa infância, as animações de terror fizeram parte dos nossos outubros

Isabelle Lima - Editado por Letícia Nunes
Foto e Reprodução: Divulgação e Google / Edição: Isabelle Lima


Outubro chega trazendo consigo uma data repleta de sustos, bruxas e fantasmas. O halloween é um dos melhores momentos para assistir aquele filme que você não tem coragem de assistir sozinho, ou aquele que você vê se escondendo atrás de alguém. Mas, nem só de filmes de terror e suspense o mês das bruxas é feito, as animações especiais de terror infantil fizeram parte da nossa infância e nada melhor do que relembrar as melhores histórias.


1. Coraline (2009)

Enquanto explora sua nova casa à noite, a pequena Coraline descobre uma porta secreta que contém um mundo parecido com o dela, porém melhor em muitas maneiras. Todos têm botões no lugar dos olhos, os pais são carinhosos e os sonhos de Coraline viram realidade por lá. Ela se encanta com essa descoberta, mas logo percebe que segredos estranhos estão em ação: uma outra mãe e o resto de sua família tentam mantê-la eternamente neste mundo paralelo.

Um dos filmes queridinhos da cultura geek, é o precursor de várias e várias teorias sobre seu final. Há quem goste da adaptação, há quem desgoste, mas sem desmerecer a obra.


2. Casa-Monstro (2006)

Nenhum adulto acredita quando três adolescentes falam que existe uma casa no bairro que é uma criatura perigosa. Com o Dia das Bruxas se aproximando, eles têm que descobrir uma forma de destruir a casa antes que ela faça mal a crianças inocentes.

O filme mistura doses de tensão e suspense característico do dia das bruxas, com o humor das animações.


3. Noiva Cadaver (2005)

As famílias de Victor e Victoria estão arranjando seu casamento. Nervoso com a cerimônia, Victor vai sozinho à floresta para ensaiar seus votos. No entanto, o que ele pensava ser um tronco de árvore na verdade é o braço esquelético de Emily, uma noiva que foi assassinada depois de fugir com seu amor. Convencida que Victor acabara de lhe pedir a mão em casamento, Emily o leva para o mundo dos mortos, mas ele precisa retornar rapidamente antes que Victoria se case com o malvado Lorde Barkis.

Por mais que o filme não seja necessariamente um terror e suspense, ele passa uma mensagem importante: a do autoconhecimento e autoconfiança, tanto pessoal, como familiar.


4. O estranho mundo de Jack (1993)

Jack Skellington, o Rei das Abóboras, se cansa de fazer o Dia das Bruxas todos os anos e deixa os limites da cidade. Por acaso, acaba atravessando o portal do Natal, onde vê a alegria do espírito natalino. Ao retornar para a Cidade do Halloween, sem ter compreendido o que viu, ele começa a convencer os cidadãos a sequestrar o Papai Noel e fazerem seu próprio Natal. Apesar de sua leal namorada Sally ser contra, o Papai Noel é capturado e os fatos mostrarão que Sally estava certa o tempo todo.

Mais um exemplo que conta uma história de fundo. O filme de Tim Burton traz a seguinte questão: nem sempre as pessoas consideradas famosas estão se sentindo bem com suas vidas e a pessoa que o público vê não passa de uma máscara. Tim Burton né, meus amigos?


5. Frankenweenie (2012)

Victor adora fazer filmes caseiros de terror, quase sempre estrelados por seu cachorro Sparky. Quando o cão morre atropelado, o garoto fica triste e inconformado. Inspirado por uma aula de ciências que teve na escola, onde um professor mostra ser possível estimular os movimentos através da eletricidade, ele constrói uma máquina que permite reviver Sparky. O experimento dá certo, mas o que Victor não esperava era que seu melhor amigo voltasse com hábitos um pouco diferentes.

Aqui podemos dizer ser uma espécie de remake da famosa obra de Frankenstein. O nome, o plot, tudo tem ligação.


6. ParaNorman (2012)

O jovem Norman Babcock consegue falar com os mortos e prefere conviver com eles a conviver com os vivos. Seu tio Prenderghast se comunica com ele para dizer que a maldição de uma bruxa centenária vai se realizar, e apenas Norman pode detê-la.

Um sucesso da Dreamworks, e tem inspirações em outros filmes de sucesso como Poltergeist e O Exorcista


REFERÊNCIAS:

FRANKLIN, E. 11 Filmes de terror para crianças. Só Mais Uma Coisa, 2022. Disponível em: < https://somaisumacoisa.com/2022/10/10-filmes-de-terror-para-criancas/ >. Acesso em: 7 de outubro de 2023.

NICÉRIA, A. Especial Halloween: 10 animações de terror para ver nesse Halloween!. Garotas Nerds, 2018. Disponível em: < https://garotasnerds.com/especial-halloween-10-animacoes-de-terror-para-ver-nesse-halloween/ >. Acesso em: 7 de outubro de 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »