Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/10/2023 às 22h09min - Atualizada em 11/10/2023 às 19h22min

“Nosso sonho”: cinebiografia de Claudinho e Buchecha leva os espectadores a conhecerem a história da dupla de Funk Melody que marcou os anos 90

A trama envolvente tem cenas descontraídas e sensíveis para abordar os bastidores da fama vividos por cantores em momentos de sucesso e de luto

Catharinna Marques - Revisado por Nildi Morais
Os atores Lucas Penteado (à direita) e Juan Paiva (à esquerda) são Claudinho e Buchecha no filme “Nosso Sonho”, lançado dia 21 de setembro. (Foto: Reprodução/Material de divulgação).

A história de Claudinho e Buchecha virou “coisa de cinema”. O filme “Nosso Sonho” conta a origem da amizade de infância que deu um rumo de sucesso à vida profissional da dupla de Funk. Cláudio Rodrigues de Mattos, o Claudinho e Claucirlei Jovêncio de Souza, o Buchecha, se conheceram em São Gonçalo e criaram desde cedo o desejo de subir nos palcos para cantar. De origem periférica, os artistas se tornaram uma das grandes referências do Funk Melody, ritmo que marcou a década de 90 e o início dos anos 2000 no Rio de Janeiro.

A trama tem o roteiro escrito por Daniel Dias, Mauricio Lissovsky, Fernando Velasco e Eduardo Albergaria, que também assina a direção. A produção é feita pela Urca Filmes e a distribuição pela Manequim Filmes.

A narrativa da vida pessoal dos cantores é desenvolvida de modo complexo e emocionante. A trajetória de fazer da música o ganha pão dos jovens mostra diferentes camadas a partir da perspectiva de Buchecha, que revela um imenso amor e carinho pelo amigo Claudinho. A vida da dupla no ramo da música não começa fácil e para sustentar o sonho de cantar em concursos musicais e fazer sucesso com as canções, a dupla tem que lidar com dilemas pessoais e conflitos familiares.

Parceria para além dos palcos



A perseverança e a criatividade tiveram que fazer parte da trajetória de vida de Claudinho e Buchecha antes do sucesso chegar. Para sobreviver, os jovens conciliaram trabalho e as participações em bailes Funk para fazer o sonho de serem MCs virar realidade. Com uma linguagem leve e engraçada, Lucas Penteado interpreta Claudinho, que pela trama consegue fazer o espectador rir na maioria das cenas que aparece. O alto-astral marca a personalidade de Claudinho, que revela ser o mais animado para formar a dupla com o amigo de infância Buchecha.

A história de Claudinho e Buchecha começa em uma primeira apresentação em um baile Funk, em que a dupla representou o Morro do Salgueiro, em São Gonçalo. Subir nos palcos e cantar para uma multidão não foi uma tarefa fácil, o filme mostra que Buchecha teve que lidar com a pressão e a ansiedade de apresentar suas composições para o público pela primeira vez. E encontrou em Claudinho, seu braço direito, o apoio que precisava para acreditar que o sonho daria certo.



Os shows da dupla de Funk Melody fizeram com que canções como “Só Love”, “Coisa de Cinema”, “Nosso Sonho”, “Quero te Encontrar”, “Fico assim sem você” levassem os cantores à fama. O devido reconhecimento pela música de Claudinho e Buchecha faz com que os artistas tenham visibilidade e consigam viver com o dinheiro da música. A conquista da ascensão social impacta a família dos cantores e revela desejos de consumo de bens materiais, como o de Claudinho por carros.
 
O assédio de fãs nas ruas também vira uma realidade a partir da profissionalização e dos status atingidos pelos funkeiros. Logo no começo da trajetória da carreira de Claudinho e Buchecha, o filme mostra o início dos relacionamentos amorosos dos cantores com Vanessa, interpretada pela atriz Clara Moneke e Rosana, personagem da atriz Lellê. Namoradas respectivamente de Claudinho e Buchecha, Vanessa e Rosana acompanham a vida dos jovens a se transformar por causa do sucesso. O longa-metragem também conta a história da família que a dupla construiu e os fortes laços de amizade entre os casais e outros parentes.  
 
Conflito familiar: a conturbada relação entre Buchecha e seu pai
 
Um ponto de destaque para o filme é pela complexidade e sensibilidade que a relação conflituosa entre Buchecha e seu pai Souza, interpretado brilhantemente por Nando Cunha, é retratada. Com problemas por causa do alcoolismo, o relacionamento entre pai e filho é marcado pela ausência de uma figura paterna carinhosa e cuidadosa desde a infância do cantor. Cabe dizer que após atingir estabilidade financeira, o artista tenta oferecer uma melhor qualidade de vida para o pai, que, contudo, resiste em aceitar a ajuda do filho e a enxergar os problemas pelo vício às bebidas alcóolicas.  As cenas de discussões verbais e brigas físicas caracterizam a maior parte dos diálogos entre Buchecha e Souza. Porém, é no papel mediador desses conflitos que Claudinho se mostra um irmão para Buchecha, uma vez que valores como paciência, amor e perdão são constantemente citados pelo cantor.
 
Buchecha sem Claudinho



A dor da perda e o luto também são sentimentos desenvolvidos pelo filme. O acidente fatal sofrido por Claudinho em 13 de julho de 2002 retrata o período de depressão que Buchecha passou após a perda do amigo e parceiro musical. A trilha sonora do filme e as imagens de arquivo dão o tom de tristeza e melancolia pela perda de Claudinho no auge da sua carreira profissional. A cinebiografia “Nosso sonho” é uma produção do cinema nacional de alto nível, que conta a história, honra os sucessos da dupla e a memória de Claudinho de um modo comovente. Os fãs de Claudinho e Buchecha que vão aos cinemas podem sentir orgulho e nostalgia pelos hits dos cantores que marcam uma geração do Funk e que contam uma bela história de companheirismo.

 


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »