Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/10/2023 às 07h34min - Atualizada em 13/10/2023 às 07h36min

Dia 12 de outubro, origem do Dia das Crianças e sua importância

No Brasil o dia 12 de outubro além de ser o dia da padroeira do país, também é comemorado o Dia das Crianças

Marcos Nascimento - Editada Por Nick Santos
Foto: Reprodução/Via Freepik
Você sabia que o "Dia das Crianças” assim como o Natal é uma data comemorada em diversos países? Em vários lugares a data é celebrada no dia 20 de novembro, data estabelecida pelo Fundo das Nações Unidas (UNICEF), em 1959.

Origem do Dia das Crianças no Brasil
No Brasil a data surgiu bem antes. Em 1923, o Brasil foi sede do 3° Congresso Sul-Americano da Criança, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro. Um ano depois, o deputado federal Galdino do Valle Filho criou um projeto no qual tinha o objetivo de homenagear as crianças. Então, em 1924 foi instituído pelo presidente da época, Arthur Bernardes, que o dia 12 de outubro seria comemorado no Brasil o "Dia das Crianças”. Porém, como as pessoas ainda não tinham o costume de celebrar a data, ela não teve muito sucesso. Foi 
então que em 1955, aconteceu uma grande campanha de marketing com o tema “Semana do Bebê Robusto”. A campanha foi organizada pela empresa Estrela uma das maiores empresas de brinquedos da época. A “Semana do Bebê Robusto”, foi a responsável por popularizar o Dia das Crianças.

A importância do Dia das Crianças
A data é importante porque a infância é uma época marcante e fundamental na formação de adultos conscientes. É na infância que criamos nossas memorias afetivas, e o sentimento de nostalgia. A professora de Letras e advogada, Ana Paula Carvalho dona de uma instituição de ensino infantil em Teresina no Piauí, fala um pouco sobre a importância de se celebrar a data. “O Dia das Crianças é uma oportunidade de a criança vivenciar o ser criança em sua essência, através de brincadeiras, músicas e dança. Tendo em vista o dia a dia e a rotina escolar, possibilitar viver algo diferente, que vai além daquela rotina conteudista, mesmo que   por alguns dias é importante. Para deixá-los extravasar toda energia criativa”, comenta.

A professora também fala sobre quais atividades não podem faltar no Dia das Crianças em sua instituição de ensino infantil. “Não pode faltar a gincana com todas as brincadeiras, passeio, cineminha e brinquedos infláveis,” diz. Para a pequena Raquel Araújo Gomes, de 6 anos, moradora de Teresina, o que ela mais gosta de fazer no Dia das Crianças é de ir à praia e brincar com as coleguinhas. Raquel também diz que gosta muito das atividades que acontecem em sua escola, como as pinturas com tintas, os lanches e as lembrancinhas que ela recebe. Por isso é importante fazer essas atividades de interação com as crianças, e criar essas memorias lindas que elas levaram para toda a vida.

Dia das Crianças também é nostalgia
Muitos adultos revivem memorias incríveis no Dia das Crianças, como as dos brinquedos que eles recebiam ou dos familiares que iam visitá-los. A administradora Ana Paula Nascimento Nunes lembra como comemorava a data durante a infância. “Para mim o Dia das Crianças é muito nostálgica, porque é o dia em que sempre me lembro da minha infância e dos meus amigos, de como éramos felizes. Geralmente eu e meus primos e amigos nos juntamos para brincar juntos, já que a data é também um feriado, e toda a família se reunia”, comenta.

Ana Paula ainda diz que além das brincadeiras que ela, os primos e os amigos faziam, também lemb
ra das lembranças dos desenhos animados que eles assistiam juntos, como os Cavaleiros do Zodíaco, Power Rangers, Dragon Ball, Barbie, Xuxa, Bob Esponja, Pica-pau. E os seriados, ICarly, Drake & Josh, Hannah Montana, Zack e Cody: Gêmeos à Bordo, Boa Sorte, Charlie!, entre outros.

Dicas de brincadeiras para o Dia das Crianças
  • Teatro de fantoches;
  • Piquenique;
  • Pulo de saco;
  • Massinha de modelar;
  • Pique-esconde;
  • Batata quente;
  • Caça ao tesouro;
  • Conto de historinhas;
  • Morto-vivo.
 
Referencias:
MATÉRIA, T. Dia das Crianças (12 de outubro): origem da data e mensagens. Disponível em: . Acesso em: 11 out. 2023.
DINIZ, D. Como surgiu o Dia das Crianças? A história por trás da data. Disponível em: . Acesso em: 11 out. 2023.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »