Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/10/2023 às 20h04min - Atualizada em 26/10/2023 às 01h37min

Gostosuras ou travessuras? Séries e filmes para um Halloween sem sustos

Procurando por uma boa maratona de Halloween, mas tem medo de filmes e séries de terror? Essa lista é pra você!

Gabrielly Leopold - Revisado por Danielle Carvalho
Irmãs Sanderson, bruxas protagonistas do longa "Abracadabra". (Foto: Reprodução/Disney)


Mesmo que no Brasil a tradição do halloween não seja tão forte, ainda há muitos brasileiros que adoram a data e, para entrar no clima, consomem filmes e séries de terror. Em contrapartida, existem aqueles que amam essa época mas não gostam nem um pouco de levar susto. Se você é um deles, confira essas 8 produções que vão deixar o seu Halloween mais mágico sem precisar ter medo!

 

Beetlejuice - Os fantasmas se divertem

Esse é um clássico do Tim Burton que vai deixar a sua maratona mais divertida. Lançado nos cinemas em 1988, Beetlejuice conta a história de Barbara Maitland (Geena Davis) e Adam Maitland (Alec Baldwin) que morrem em um acidente de carro e se tornam fantasmas, no entanto, eles devem permanecer presos em sua casa de campo por 50 anos.

Pouco tempo depois, a rotina dos fantasmas é perturbada pelos novos moradores de sua antiga casa: Charles (Jeffrey Jones) e Delia Deitz (Catherine O’hara) e a filha do casal, a adolescente um tanto peculiar Lydia Deitz (Winona Hyder). Você já pode imaginar o caos só de saber que a jovem consegue ver e conversar com Barbara e Adam, que simpatizam com ela mas detestam seus pais. Para apavorar Delia e Charles, o casal falecido recorre a Beetlejuice (Michael Keaton), um fantasma vigarista que se intitula “bioexorcista”.

Halloweentown - Um lugar mágico

Halloweentown é uma saga da Disney, perfeita para quem procura filmes leves que se passam no Halloween. Essa é a história de Marnie (Kimberly J. Brown), Sophie (Emily Roeske) e Dylan (Joey Zimmerman), os 3 irmãos vivem com Gwen (Judith Hoag), sua mãe superprotetora que tem aversão à celebração do Halloween. Os 3 nunca compreenderam o real motivo de serem proibidos até mesmo do tradicional “gostosuras ou travessuras”, principalmente Marnie, a filha mais velha que sempre se interessou por essa comemoração. 

31 de Outubro era uma data proibida e chata para a família Cromwell até a visita da avó Aggie (Debbie Reynolds), que transforma uma noite tediosa de Halloween em um momento extraordinário para os netos. Marnie escuta uma conversa entre a mãe e a avó que muda toda a sua trajetória: ela descobre que é uma bruxa aos 13 anos de idade e, ressentida com a mãe por ter mantido esse segredo, foge com os irmãos para Halloweentown, onde mora a avó. Entretanto, eles sequer imaginavam que a fantástica cidade do Halloween corria perigo graças à uma maldição.

Sabrina: aprendiz de feiticeira

Indo um pouco mais longe, especialmente para quem ama a combinação entre magia e comédia, a série original da bruxinha Sabrina Spellman (Melissa Joan Hart), que foi ao ar em 1996, é perfeita para dar boas risadas e entrar no clima do Halloween. Sabrina era uma adolescente comum que descobre ter poderes mágicos em seu aniversário de 16 anos, desde então precisa aprender a lidar com eles e equilibrar a vida de bruxa com as questões da adolescência. 

Para isso, ela conta com a ajuda de suas tias de 500 anos: Hilda (Caroline Rhea) e Zelda (Beth Broderick), e do seu querido e icônico gato preto falante, o Salem (dublado por Nick Bakay). Nós acompanhamos a vida da bruxinha do Ensino Médio à faculdade, vibramos por suas conquistas e damos boas risadas com a sua rotina peculiar. A série foi inspirada nos quadrinhos da Archie Comics e tem 7 temporadas. Foi esse clássico também que deu origem ao “Mundo Sombrio de Sabrina”, uma adaptação mais voltada ao gênero do terror realizada pela Netflix de 2018 a 2020.

Charmed - Nova Geração

Por falar em bruxas, a série de 2018 começa com as irmãs Maggie (Sarah Jeffery) e Mel (Melonie Diaz) que têm a sua vida virada do avesso após a trágica morte da mãe. Tudo começa com a descoberta de Macey (Madeleine Mantock), meia-irmã mais velha das duas, que foi mantida em segredo durante anos. Uma vez reunidas, as três descobrem habilidades mágicas: Macey tem o poder da telecinese, Mel paralisa o tempo e Maggie consegue ler mentes.

Mas as surpresas não param por aí, as jovens conhecem Harry Greenwood (Rupert Evans) que as revela como bruxas, assim como a mãe. Harry é um “whitelighter” — conselheiro e protetor das bruxas —, ele explica sobre o poder das três e como, juntas elas são as “The Charmed Ones”, o mais poderoso trio capaz de derrotar as forças sobrenaturais. Essa é uma adaptação da série de 1998 de mesmo nome, trazendo mudanças para conversar mais com o público atual. Apesar de ter sido cancelada na quarta temporada, a nova geração de Charmed se inicia muito bem, recomendo as duas primeiras temporadas.

Abracadabra 

Não é Halloween se esse ícone da fantasia não passar pela sua lista! Abracadabra está longe de agradar somente as crianças, inclusive ouso dizer que “I put a spell on you” passou pela sua cabeça só de ler o título dessa recomendação, acertei? Esse clássico se passa em Salem, no ano de 1693, onde vamos acompanhar as peripécias das icônicas irmãs bruxas Winifred/Winnie (Bette Midler), Mary (Kathy Najimy) e Sarah Sanderson (Sarah Jessica Parker). Elas atraem a garotinha Emily Binx (Amanda Shepherd) até a casa delas na floresta com o intuito de oferecê-la uma poção mágica que extrairia toda a sua força vital, deixando as bruxas mais jovens.

Apesar do irmão mais velho Thackery (Sean Murray) tentar salvá-la, isso só resulta em um feitiço de Winnie que o transforma em um gato preto e o amaldiçoa com a imortalidade para que possa sofrer com a morte da irmã para sempre. Não demora até que os aldeões cheguem à casa das bruxas, condenando-as ao enforcamento por prática de feitiçaria, no entanto, um pouco antes Winifred lançou um feitiço que as elevaria dentre os mortos caso uma pessoa virgem acendesse a chama negra na noite de Halloween. Embora Thackery tenha feito o possível para impedir esse acontecimento, 300 anos depois a vela é acesa.

Practical Magic - Da magia à sedução

Continuando em famílias com descendência mágica, para quem gosta de bruxas esse filme não pode faltar! Uma maldição persegue a família Owens: todo homem que se apaixona por uma delas acaba morto. As irmãs Sally (Sandra Bullock) e Gillian (Nicole Kidman) são descendentes da bruxa que lançou esse feitiço. Elas foram criadas por suas tias e ambas apresentam personalidades distintas mas têm uma conexão única e especial. Ao passo que Sally sempre foi tímida e reservada, Gillian fugiu de casa para poder namorar e curtir a vida, sem se prender exatamente a um cara só. 

Conforme o tempo passa, Sally se casa e tem duas filhas, mas a maldição continuou cumprindo o seu papel e por isso o marido dela morreu atropelado. Agora seu desafio é ajudar Gillian, que se envolveu com um rapaz agressivo, colocando a vida das irmãs em risco. Como as duas bruxas devem solucionar o problema? O envenenando! Bem, talvez essa não seja a melhor das ideias mesmo, por isso elas decidem ressuscitá-lo, embora as consequências dessa decisão sejam mais complexas do que imaginam.

Locke & Key

Pra você que prefere aventura e fantasia, Locke & Key é uma ótima opção de maratona nesse Halloween, mas fica a dica: tenha paciência com alguns personagens e entenda que, em muitos episódios, as crianças vão se mostrar muito mais inteligentes do que os personagens adolescentes e adultos. Tem magia, tem amizade, tem aventura, mas também faz você passar um pouquinho de raiva, sim. A série é inspirada nas histórias em quadrinhos de Joe Hill e Gabriel Rodriguez, com apenas 3 temporadas mas um enorme potencial. 

Nós acompanhamos os irmãos Tyler (Connor Jessup), Kinsey (Emilia Jones) e Bode Locke (Jackson Robert Scott) que, após o assassinato de seu pai pelas mãos de um ex-aluno, se mudam com a mãe para a Keyhouse, residência herdada da família paterna. Após a mudança, não demoram a perceber que a casa apresenta muitos mistérios que mexem com a nossa imaginação, isso porque ela é repleta de chaves que conferem diferentes poderes a quem tem acesso a elas: de transformá-los em fantasmas à entrarem na cabeça de alguém. Mas toda magia tem seu preço e, com os Locke, não seria diferente… O trio cruza o caminho de Dodge (Laysla de Oliveira), uma vilã genial interpretada pela atriz com ascendência brasileira, que precisa das chaves encontradas por eles.

 

Twitches - Bruxinhas gêmeas

A essa altura você já percebeu que eu adoro histórias de bruxa e filmes da Disney, né? Tenho um carinho especial por essa obra, assim como Halloweentown, porque fizeram parte da minha infância — e, quem sabe, da sua também. É um leve clichê que aquece o coração! Baseado nos livros de H. B. Gilmour e Randi Reisfeld, Twitches conta a história de irmãs gêmeas que cresceram separadas pois foram adotadas por famílias diferentes: Alex (Tia Mowry) e Camryn (Tamera Mowry).

Em seu aniversário de 21 anos, elas se reencontram e descobrem seus poderes mágicos. As bruxinhas haviam sido separadas devido a forças das trevas que as ameaçavam desde o seu nascimento, sendo assim, foram mandadas para outra dimensão para que ficassem seguras. Uma vez reunidas, elas devem usar seus poderes para salvar Coventry, o reino de onde vieram.


 

E aí, você já conhecia alguma das produções dessa matéria? Bom, agora o que não falta é recomendação do que assistir no Halloween, sem se preocupar com sustos e ainda garantir boas risadas. Prepare a pipoca e boa maratona!

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »