Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/10/2023 às 10h43min - Atualizada em 22/10/2023 às 21h41min

Terror slasher: como o subgênero se reinventou ao longo do tempo

Conheça sobre a evolução desse estilo cinematográfico e como ele se adaptou para continuar atraindo o público

Camila Silva - editado por Malu Figueiredo
Ghostface o vilão de uma das maiores franquias do slasher. Foto: Pânico/divulgação.
O slasher é um subgênero do terror que narra histórias de um assassino frequentemente mascarado, que comete assassinatos brutais e aleatórios, muitas vezes sem um motivo óbvio. As tramas se desenrolam em ambientes repletos de suspense e violência. Os filmes que se enquadram nesse subgênero costumam ter um orçamento baixo, mas conseguem obter grandes lucros nas bilheteiras. O subgênero costuma seguir um padrão, mas ao longo do tempo tem se adaptado e evoluído para continuar cativando o público.

Para os amantes do gênero de terror, a ideia de um assassino misterioso perseguindo um grupo de jovens e os matando um por um certamente está entre as suas narrativas preferidas. Mesmo que a fórmula do slasher tenha se tornado um tanto repetitiva e maçante, as novas produções dessa categoria estão inovando cada vez mais. O subgênero passou por mudanças significativas ao longo do tempo, que se mostram essenciais para manter a atenção do público.


Clássicos do terror slasher

Nos anos 1970, o gênero slasher teve seu início e começou a tomar forma. Um dos primeiros filmes a incorporar características desse subgênero foi o longa italiano ''Banho de sangue", dirigido por Mario Bava e lançado em 1971, que conta a história de uma propriedade à beira de um lago, alvo de interesse de vários personagens. Quando a proprietária do local é misteriosamente morta, uma série de assassinatos brutais acontecem, enquanto diferentes personagens lutam pela posse da propriedade. O filme é cheio de suspense, violência e reviravoltas, elementos que serviram de inspiração para produções futuras do terror.

Outro filme que marcou o subgênero foi "O Massacre da Serra Elétrica", de direção de Tobe Hooper, lançado em 1974. A trama acompanha um grupo de jovens que embarcam em uma viagem pelo Texas e, inesperadamente, se deparam com Leatherface, um assassino que utiliza uma máscara feita de pele humana. O longa é conhecido por sua violência intensa e por introduzir elementos que definiram o subgênero ao longo dos anos, como um assassino mascarado que utiliza armas cotidianas para cometer seus crimes. Além disso, "O Massacre da Serra Elétrica" introduziu uma característica emblemática que se tornaria um símbolo do slasher: a primeira "final girl", a personagem feminina que fica até o final e sobrevive aos ataques do assassino, sendo um elemento crucial na tradição dos filmes slasher.



Anos depois, ainda na década de 1970, chegou aos cinemas um dos filmes mais amados e aclamados na história do terror. Dirigido por John Carpenter, "Halloween - A Noite do Terror" foi lançado em 1978 e trouxe à tona um dos protagonistas mais famosos da história do subgênero: o emblemático Michael Myers. O longa gira em torno desse assassino, que quando criança matou sua irmã mais velha e, logo em seguida, foi internado em um hospital psiquiátrico. Quinze anos depois, ele consegue fugir e retorna à sua cidade natal, a chamada Haddonfield, e de imediato começa a aterrorizar e matar um grupo de adolescentes no Halloween.

No decorrer da trama, o assassino passa a perseguir a noite toda uma jovem em particular, Laurie Strode. No entanto, diferentemente de seus outros alvos, o protagonista não consegue pegar a garota, tornando Laurie a "final girl" desse primeiro filme, dando origem a uma saga. Foi com esse filme que surgiram vários elementos importantes do subgênero, como o assassino em segundo plano e a vítima mais próxima à câmera, tornando a trama mais envolvente, apreensiva e misteriosa. "Halloween" é uma icônica referência ao subgênero slasher, e o filme ajudou a consagrar essa categoria.



Na década de 1980, o gênero slasher viveu o surgimento de vários clássicos, sendo "Sexta-Feira 13" um dos mais memoráveis. Dirigido por Sean S. Cunningham e lançado em 1980, o filme conta a história de um grupo de jovens que reabre um acampamento chamado "Crystal Lake", que havia sido fechado devido a um incidente que culminou na morte de um garoto chamado Jason Voorhees. À medida que a trama se desenrola, os jovens são assassinados um a um, seguindo o clichê típico do gênero. No desfecho, descobrimos que a responsável pelas mortes é, na verdade, a mãe do garoto que faleceu anos antes. "Sexta-Feira 13" introduziu um dos vilões mais icônicos do slasher e deu origem a uma das sagas mais reconhecíveis do cinema de terror. Ainda na  década de 80, outras produções deixaram uma marca duradoura no subgênero slasher, incluindo "Noite do Terror" de 1981 e "O Dia dos Namorados Macabro" do mesmo ano. Ambos os filmes são considerados clássicos do estilo.



Declínio e ressurgimento
 
Como vimos, o terror slasher teve seu auge nas décadas de 70 e 80. Nessa época, o cinema de terror apresentou grandes produções que conquistaram o público jovem daquela era. Além disso, essa época ficou marcada por vilões icônicos, como o próprio Jason Voorhees e Michael Myers. Os filmes atraíram o público mais jovem, explorando adrenalina e medos, tornando-se verdadeiros sucessos cinematográficos. Entretanto, a fórmula clichê do slasher começou a perder parte de sua força, e as tramas passaram a ser vistas como repetitivas e cansativas. Devido à grande quantidade de produções no subgênero, a fórmula se tornou saturada e previsível, enquanto outros subgêneros ganhavam destaque como  terror sobrenatural e o pscicológico.
Por um período, o slasher ficou em segundo plano em meio a outras produções mais inovadoras. No entanto, em 1996, surgiu o filme "Pânico", dirigido por Wes Craven, que trouxe de volta o terror slasher com uma abordagem diferente. A história gira em torno de Sidney Prescott, uma adolescente que se torna alvo do assassino chamado Ghostface. O mascarado começa a aterrorizar e assassinar os habitantes da cidade de Woodsboro. A identidade do assassino, grande mistério do filme, só é revelada no final. "Pânico" está repleto de referências e piadas feitas pelos personagens sobre os clichês do slasher. O filme foi um sucesso de crítica e público, revitalizando o subgênero e originando uma franquia que continua amada e ativa até os dias de hoje. O sexto filme da franquia, "Pânico 6", foi lançado em 2022 e teve uma ótima recepção do público, arrecadando milhões nas bilheteiras.



Tendências atuais do subgênero 

Atualmente, o gênero slasher está passando por uma fase de reinvenção, incorporando novas tendências para atrair o público. Filmes desse subgênero frequentemente se mesclam a outros generos, como ficção científica,sobrenatural e até mesmo comédia. Um exemplo notável dessa abordagem é o filme "A Morte Te Dá Parabéns" de 2017. A trama segue Tree Gelbman, que é brutalmente assassinada no dia de seu aniversário por um assassino mascarado. No entanto, após sua  morte, ela inexplicavelmente acorda no mesmo dia, presa em um ciclo temporal. Ao longo do filme, ela se esforça para desvendar o mistério por trás desse fenômeno. Este longa combina elementos de slasher, comédia e suspense para criar uma narrativa que prende quem esta assistindo.

Além disso, outras produções estão explorando a mistura de gêneros, como a série de filmes "A Rua do Medo" de 2021, que é composta por  três filmes ambientados em épocas diferentes: 1994, 1978 e 1666. Esses filmes combinam elementos sobrenaturais, mistério e slasher de maneira envolvente. O gênero slasher continua popular até hoje, como demonstrado pelo filme "Dezesseis Facadas" lançado recentemente pela Amazon Prime Video. Esse slasher se inspira nos clássicos, mas adiciona humor e referências ao estilo. O filme recebeu uma ótima recepção do público e da crítica, confirmando que o subgênero é icônico e continuará sempre sendo uma fonte de divertimento para os fãs do terror.

 

 
 
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »