Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/10/2023 às 20h59min - Atualizada em 30/10/2023 às 18h16min

Resenha | Pacto de Silêncio: a nova série mexicana de mistério da Netflix

Repleta de surpresas, mistério, traições e reviravoltas, na nova produção da Netflix traz o melhor das novelas mexicanas

Júlia Gonçalves - Revisado por Nildi Morais
"Pacto de Silêncio" é nova produção mexicana de sucesso da Netflix. (Foto: Divulgação/Netflix)

A série mexicana Pacto de Silêncio é o novo drama em alta na Netflix. A produção lançada no dia 11 de outubro, conta com um roteiro repleto de vingança e mistério. A trama é estrelada por Camila Valero (Aceleradas), que interpreta uma influencer vítima de abandono na infância e que quer descobrir quem é sua mãe, mesmo que isso envolva prejudicar e afetar a vida de quatro mulheres ligadas ao seu passado. A obra possui direção de Carlos Villegas Rosales (A Rainha do Sul) e roteiro de José Vicente Spataro (Santa Diaba).

Com 18 episódios, a série possui vários núcleos próprios e reviravoltas que prendem os espectadores do começo ao fim, além de ajudar a entender um pouco de cada personagem. Apostando bastante no formato de novela - gênero bem popular no México e no Brasil-, a atração chamou atenção dos assinantes da gigante do streaming logo de cara e, até o momento, é a quinta colocada no top 10 de séries mais assistidas da Netflix. 



Enredo de Pacto de Silêncio
Brenda Rey (Camila Valero) é uma influencer popular no México que esconde um trauma. Ela foi abandonada na infância por quatro adolescentes que estudavam em um internato para garotas. Tendo uma vida difícil na infância, a protagonista tem o desejo de reencontrar a sua mãe e se vingar das meninas que lhe abandonaram. Mas no decorrer do plano, a influencer redescobre o amor e se questiona sobre a continuidade da vingança.

Com a ajuda de Ramona Castro (Chantal Andere), ex-diretora do internato onde sua mãe estudava, Brenda se infiltra na rotina de cada uma das quatro amigas envolvidas no seu trauma: Fernanda Alarcón (Adriana Louvier), uma herdeira casada e socialite; Martina Robles (Marimar Vega), corretora imobiliária; Sofía Estrada (Litzy), uma escritora e mãe de família; e Irene Bustamante (Kika Edgar), uma política influente.

Trailer oficial de "Pacto de Silêncio". (Reprodução: Netflix Latinoamérica - YouTube) 



O que esperar da trama?
O grande mistério que envolve a trama só é revelado no último episódio, mas para chegar a tão aguardada resposta a protagonista se vê tendo que enfrentar diversos perigos ao longo do caminho. A série mostra Brenda além da imagem de influenciadora, apresenta a menina que cresceu nas ruas após o abandono e que mesmo assim superou as dificuldades. Sua jornada até a descoberta da verdadeira mãe é repleta de suspense, com a personagem sendo ameaçada, perseguida e vendo seus amigos correrem perigo apenas por serem aliados dela.

O enredo deixa claro desde o primeiro episódio as verdadeiras intenções da influenciadora, mostrando seu plano e seus primeiros passos para se aproximar das mulheres que a abandonaram. Tudo é muito simples no início de Pacto de Silêncio, com conflitos sendo resolvidos rapidamente e uma trama que caminha com bastante agilidade.



Um dos pontos mais fortes da série é dar um pouco de profundidades e personalidade a todos os personagens, a ponto de fazer o público se importar com todos eles. Quando se trata das possíveis mães, cada uma possui características muitos distintas e marcantes: Martina é uma empresária de sucesso que está disposta a nunca se casar e a viver apenas para o trabalho; Fernanda é uma socialite que casou e construiu uma bela família que ela julga ser perfeita (fato que é desmentido logo no começo); Sofia é uma escritora que fez sucesso no passado, mas agora passa por dificuldades financeiras; Irene é uma ambiciosa e influente política.

Outra grande sacada da produção é trazer flashbacks do passado, contextualizando a situação de cada uma das quatro meninas. Ao mesmo tempo, o roteiro manipula o público, dando pistas falsas e até criando situações suspeitas que possam “justificar” o abandono do bebê. Tudo pensado para postergar a grande revelação e estimular o público acompanhar até o desfecho.

Apesar de conquistar e prender o público, a série acabou sendo longa demais para a trama que apresentou. Algumas subtramas não acrescentaram em nada no enredo e acabaram atrapalhando o foco principal. Porém, como boa novela mexicana a produção entrega muito drama e personagens um tanto quanto caricatos. Vale dizer que há surpresas e reviravoltas até o último minuto da trama e que todos os detalhes presentes ajudam a entender algum ponto da história.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »