Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/10/2023 às 14h07min - Atualizada em 26/10/2023 às 13h44min

Marvel demite roteiristas e diretores e planeja reformulação de Daredevil: Born Again

Segundo o The Hollywood Reporter, a decisão é a primeira de várias de reformulações que o estúdio pretende fazer nas suas séries

Abigail Vieira - Editado por Marcela Câmara
A Marvel Studios demitiu silenciosamente os roteiristas, Chris Ord e Matt Corman, e os diretores de "Daredevil: Born Again” no final de setembro. A decisão veio após os executivos do estúdio, incluindo o chefe Kevin Feige, concluírem que o seriado “não estava funcionando”, segundo revelado pelo The Hollywood Reporter.
De acordo com a reportagem, Corman e Ord criaram um drama de tribunal com menos ação e violência, diferente da famosa série da Netflix, e que o protagonista não usava o uniforme de Demolidor até o quarto episódio. O estúdio então decidiu reformular por completo a nova série do anti-herói de Hells Kitchen, porém manterá algumas cenas e episódios já prontos. Chris Ord e Matt Corman serão creditados como produtores executivos do projeto.

A Marvel agora está procurando novos roteiristas e diretores. A série, que ainda está prevista para 2024, contará com os retornos de Charlie Cox no papel do protagonista, Vincent D’Onofrio como o vilão Wilson Fisk, o Rei do Crime e Jon Bernthal como Frank Castle, o Justiceiro. O elenco anunciado até o momento, possui Sandrine Holt (Better Call Saul) como Vanessa Fisk, Michael Gandolfini (Beau Tem Medo), Margarita Levieva (Revenge) e Arty Froushan (Carnival Row) que ainda não tiveram seus personagens anunciados. 


O caos nas séries do MCU
Diferente do modelo tradicional da TV, a Marvel Studios optou por não contratar showrunners (profissional responsável por todo o funcionamento da série) e utilizaram executivos de cinema para desempenharem esse papel. Além de não encomendar episódios pilotos e nem bíblias (documento com as principais informações de um projeto). E esse método pode ter gerado diversos problemas na produção e recepção das séries. 
Daredevil: Born Again não foi o primeiro seriado a dar problema e precisar passar por reformulações. Cavaleiro da Lua, She-Hulk e Invasão Secreta tiveram seus criadores substituídos por diretores no meio do processo. 
Mas foi na série estrelada por Samuel L.Jackson que os maiores problemas aconteceram. Após a Marvel decidir que queria seguir um caminho diferente, o então criador Kyle Bradstreet, roteirista e produtor executivo da premiada série Mr. Robot, foi substituído pelo roteirista Brian Tucker, roteirista do filme Broken City. Além disso, o estúdio contratou os diretores Thomas Bezucha, que dirigiu o drama Let Him Go e Ali Selim, que trabalhou na série The Looming Tower, para desenvolverem o projeto.
Segundo as informações do The Hollywood Reporter, apesar dessa mudança seguir “os padrões de desenvolvimento da Marvel”, outros nomes importantes do estúdio disputavam o controle criativo da série. Isso acabou ocasionando nas demissões de Jonathan Schwartz, então executivo sênior e membro do comitê de direção criativa da Marvel, e parte da equipe de Invasão Secreta. Além disso, Thomas Bezucha que iria dirigir três dos seis episódios saiu por conta de conflitos na agenda. 
Além dos problemas na produção, as séries da Marvel vem desagradando parte do público e crítica. Ms. Marvel, apesar de ser o seriado com melhor avaliação dos críticos, teve a pior audiência do estúdio, com 775 mil espectadores nos cinco primeiros dias. E Invasão Secreta, primeiro lançamento em 2023, é a série com a pior avaliação da Marvel, com 54% e 48% de avaliação dos críticos e público, respectivamente, no Rotten Tomatoes.

Com as mudanças em Daredevil: Born Again, o estúdio planeja reformular também seu método de produção das séries. Em entrevista ao THR, o chefe do departamento de streaming, televisão e animação da empresa, Brad Winderbaum, disse que eles estão “tentando casar a cultura da Marvel com a cultura televisiva tradicional”.
A Marvel planeja contratar executivos dedicados em tempo integral para as séries, e não profissionais que se dividiam entre televisão e cinema. “Precisamos de executivos que se dediquem a esse meio, que vão focar no streaming, focar na televisão”, diz o chefe do departamento de streaming, televisão e animação da Marvel. Além disso, também pretende contratar showrunners que entregaram as bíblias e produziram pilotos das séries. 
O estúdio planeja fazer séries com várias temporadas, diferente das minisséries que vinha produzindo. A ideia é que os personagens tenham tempo para desenvolver seu relacionamento com o público. De acordo com Winderbaum, as pessoas devem assistir os seriados porque amam os personagens e não porque eles aparecerão em outros projetos.
 
REFERÊNCIAS
BARDINI, J. Daredevil: Born Again | Arty Froushan se junta ao elenco da nova série do Demolidor - Cinema com Rapadura. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2023.
 
BARDINI, J. Daredevil: Born Again | Marvel demite roteiristas e diretores e planeja reformulação completa da série - Cinema com Rapadura. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2023.
 
BAZARELLO, P. “Invasão Secreta” se torna a segunda pior estreia de uma série Marvel na Disney+ – Veja o Ranking - CinePOP. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2023.
 
KIT, B. “Daredevil” Hits Reset Button as Marvel Overhauls Its TV Business. Disponível em: <https://www.hollywoodreporter.com/tv/tv-news/daredevil-marvel-disney-1235614518/>. Acesso em: 15 out. 2023.
 
GARÓFALO, N. Demolidor | Marvel demite roteiristas e diretores para reformular a série. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2023.
 
Secret Invasion - Rotten Tomatoes. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »