Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/11/2023 às 14h27min - Atualizada em 04/11/2023 às 13h59min

Remédios, dinheiro e ganância | Conheça quatro filmes que abordam a indústria farmacêutica

Abigail Vieira - Editado por Marcela Câmara
É incontestável a grande importância do desenvolvimento de medicamentos para a vida humana, seja salvando ou dando melhor qualidade de vida a milhares de pessoas, mesmo aquelas que possuem doenças mais graves. Entretanto, há um bom tempo a indústria farmacêutica vem sofrendo várias críticas e protagonizando escândalos, devido a práticas controversas e abusivas na produção e venda de remédios. Alguns desses casos acabam virando ou inspirando produções audiovisuais, tanto documental quanto ficcional. 
 
Conheça quatro filmes que abordam a indústria farmacêutica
 
Máfia da dor


O novo filme da Netflix, conta a história de Liza Drake (Emily Blunt), uma mãe solteira que sonhando com uma vida melhor começa a trabalhar na pequena startup farmacêutica Zanna, mas acaba envolvida num esquema criminoso para aumentar as vendas de medicamentos. O elenco do filme ainda conta com Chris Evans (Os Vingadores), Andy Garcia (Onze Homens e um Segredo) e Catherine O’ Hara (Esqueceram de Mim).
 
O longa é inspirado no artigo da The New York Times escrito pelo jornalista Evan Hughes que revelou o método da empresa farmacêutica Insys Therapeutics na venda do Subsys remédio à base de fentanil, substância altamente viciante. O medicamento, que inicialmente era para ser utilizado no tratamento de pacientes com câncer visando o alívio das dores, passou a ser prescrito indevidamente como analgésico comum. A empresa foi legalmente denunciada sob acusações de subornar médicos para realizarem as prescrições e de fraudar declarações de reembolso dos planos de saúde públicos e privados. 
 

Dirigido e roteirizado por Emmanuelle Bercot, o longa francês acompanha da pneumologista Irene Frachon, interpretada pela Sidse Babett Knudsen (Inferno), na luta contra a empresa Servier após a médica descobrir que o medicamento Mediator está conectado com a morte de várias pessoas. Lançado em 2016, o filme está disponível na Prime Video.
 
O filme é baseado no livro “Mediator 150mg: Quantos Mortos?” e foi escrito pela médica que dá nome a protagonista para expor as provas contra a farmacêutica. O remédio foi comercializado de 1976 até 2009, quando foi proibido, e era utilizado no tratamento de diabetes tipo 2, porém por ser inibidor de apetite também foi receitado como remédio para emagrecer.
 
Em entrevista à revista Ser Médico, Irène Frachon disse que de acordo com dados publicados em 2012 pelo Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da França, o medicamento teria causado a morte de 1.350 pessoas entre o período em que foi vendido. Mas a médica completou que essa estimativa não levou em conta os óbitos decorrentes de outros efeitos colaterais e as mortes que não chegaram até os hospitais.
 

Diferente dos anteriores, o filme protagonizado pela vencedora do Oscar, Anne Hathaway (Os Miseráveis) e por Jake Gyllenhaal (O Segredo de Brokeback Mountain) tem a indústria farmacêutica como pano de fundo. O romance lançado em 2011 conta a história de Jamie Randall, um recente representante de vendas da Pfizer, uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, que durante uma de suas visitas aos consultórios médicos conhece Maggie Murdock, uma jovem que possui mal de Parkinson. Apesar da trama girar em torno do casal, o longa mostra como são as técnicas de venda das farmacêuticas para aumentar seu lucro e a dificuldade de pessoas mais pobres de conseguirem medicamentos mais caros.

O filme está disponível no Star+ e no Prime Video.

 
O Jardineiro Fiel 


Baseado no livro de mesmo nome escrito por John le Carré, o longa acompanha Justin Quayle (Ralph Fiennes), diplomata britânico que está alocado no Quênia, durante a investigação do assassinato de sua esposa ativista Tessa (Rachel Weisz). Durante a busca pela verdade, Justin acaba se deparando com um esquema criminoso de testes de medicamentos que envolvia empresas multinacionais farmacêuticas e governos. Dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, o filme fez bastante sucesso nas premiações, rendendo um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante para Weisz.
 
O Jardineiro fiel está disponível no Telecine.

 
REFERÊNCIAS
 
150 Miligramas. Disponível em: . Acesso em: 4 nov. 2023.
 
ADOROCINEMA. Amor & Outras Drogas. Disponível em: . Acesso em: 4 nov. 2023.
 
ADOROCINEMA. Máfia da Dor. Disponível em: . Acesso em: 4 nov. 2023.
 
ADOROCINEMA. O Jardineiro Fiel. Disponível em: . Acesso em: 4 nov. 2023.
 
CREMESP. Disponível em: . Acesso em: 4 nov. 2023.
 
Começa julgamento do caso Mediator, anfetamina vendida durante décadas que matou mais de 2 mil pessoas na França. Disponível em: . Acesso em: 4 nov. 2023.
 
Filmes para Farmacêuticos - Criada por Rodrigo Luz (rodrigoviny33) | Lista. Disponível em: . Acesso em: 4 nov. 2023.
 
LINCOLINS, É. M., sob supervisão de Thiago. Máfia da Dor: Existe uma história real por trás do filme da Netflix? Disponível em: . Acesso em: 4 nov. 2023.
 
Máfia da Dor: filme da Netflix é baseado em uma história real? Disponível em: . Acesso em: 4 nov. 2023.
 
PERES, E. Máfia da Dor: a “Insys Therapeutics” existiu de verdade? Disponível em: . Acesso em: 4 nov. 2023.
 
Psicologia dos Psicólogos: Top 5 - Filmes críticos à indústria farmacêutica. Disponível em: . Acesso em: 4 nov. 2023.
 
RFI. Escândalo Mediator: grupo farmacêutico francês é condenado por “homicídios e lesões involuntários”. Disponível em: . Acesso em: 4 nov. 2023.
 
The Constant Gardener (filme). Disponível em: . Acesso em: 4 nov. 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »