Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/11/2023 às 03h25min - Atualizada em 05/11/2023 às 02h43min

Bright Minds | Saiba mais sobre a série francesa que tem conquistado o público

Série segue em exibição no canal AXN e traz várias referências à cultura pop

Suzana Dorico - Editado por Ana Terra

 

Astrid et Raphaëlle ou Bright Minds - como é conhecida na América Latina, é uma série francesa que conta a história de Astrid Nielsen e Raphaëlle Coste, que juntas desvendam os mais diversos crimes unindo suas mentes brilhantes. Criada por Alexandre de Seguins e Laurent Burtin, as personagens são inspiradas na famosa dupla Sherlock Holmes e Dr. Watson, de Arthur Conan Doyle. 

 

Em Bright Minds, somos apresentados a uma forte dupla feminina, quando a comandante Coste entra em contato com o departamento de registros judiciais da polícia para uma de suas investigações e conhece Astrid, de 30 anos, com um sinal especial: síndrome de Asperger autista.

A personagem Astrid Nielsen, interpretada por Sara Mortensen, é uma jovem super inteligente que possui a Síndrome Asperger, um estado do espectro autista, no qual pessoas com essa condição têm dificuldades em interações sociais e interesse em saber tudo sobre tópicos específicos. Desde a adolescência trabalha como arquivista no departamento de arquivo judicial da polícia, por ser um local que lhe convém, já que é livre não de barulhos, é rotineiro e com horários fixos.

 

A atriz Sara Mortensen contou ao site Allociné que o mais difícil ao interpretar Astrid foi se tornar convincente e que os escritores tiveram que fazer uma escolha artística para que a personagem fosse cativante para os neurotípicos - pessoas não autistas. 

 

“Me desliguei de tudo o que fosse ficção porque não queria que fosse uma performance. Queria me aprofundar no autismo, por isso fui e mergulhei com eles. Conheci muitas pessoas e associações, particularmente num café onde todas as pessoas empregadas são autistas ou deficientes mentais - mas o autismo não é uma doença nem uma deficiência mental e só foi revelado em 2012 na França, então gostaria de deixar isso claro porque estamos muito atrasados ​​no cuidado do autismo. Me concentrei mais no diálogo com eles, com pais de autistas, do que em atuações – o que saúdo de passagem’’, conta Mortensen.

 


Já  Raphaëlle Coste, vivida por Lola Dewaere, é uma comandante da polícia, mãe solteira e com uma vida pessoal caótica. Dewaere conta que sua personagem vive um pouco no limite, pois ela é carreirista e ao mesmo tempo quer ser uma boa mãe, além de ser uma pessoa que precisa de uma estrutura. Mesmo sendo muito direta no trabalho, na vida pessoal é uma bagunça.
 

‘’É muito bom que ela tenha conhecido essa mulher autista com Asperger, isso dá a ela uma estrutura na vida dela. Para mim é realmente uma complementaridade, e para Astrid é mais complicado (...)’’, diz a atriz.


O produtor Jean-Luc Azoulay, disse ao Allociné que desde o início queriam criar um par que fosse a priori feminino, pois se enquadravam bem na dinâmica do projeto e porque o mundo lida muito menos com mulheres autistas. Ele acrescenta ainda que Astrid e Raphaëlle são diferentes, mas complementares.

 

‘’É uma espécie de hidra de duas cabeças! Falamos também de duas solidões que se unem (...)’’, conta ele. ‘’Aos poucos, surgiu a ideia de criar um par entre um personagem autista e um personagem muito neurotípico, e de brincar com as complementaridades que poderiam existir entre eles. Queríamos desde o início que essas duas heroínas se juntassem à mesa, e que Astrid trouxesse para Raphaëlle tanto quanto o personagem de Raphaëlle traz para Astrid, que elas estivessem em um relacionamento de iguais’’, declara Azoulay.

 

Referências à cultura pop

 

Logo no episódio piloto há referências aos icônicos personagens de Jurassic Park, no qual os suspeitos foram nomeados como Yann Malcolm, Alain Grant e Denis Nedry em alusão ao matemático Ian Malcolm, o paleontólogo Alan Grant e o controlador de sistemas Dennis Nedry, além de um médico chamado Thierry Rex em referência ao T-Rex

 

A série também faz referências a saga Star Wars. O personagem Sr. Jaba, nascido em Tataouine, faz alusão à Jabba the Hutt que habita o planeta Tatooine. Já Laura Gana à Leia Organa, Wilfred Tarquin para Wilhuff Tarkin e Max Ribaut para Max Rebo

 

Além disso, os episódios com tema de fantasmas e casa mal-assombrada foram inspirados no filme Os Caça-Fantasmas. Os personagens Diana Barrette, Pierre Venkman e Raymond Stan são referências à Dana Barett, Peter Venkman e Ray Stantz do longa.

O famoso Dr. House também é citado diversas vezes. Além disso, no quarto episódio da terceira temporada, os personagens foram nomeados em homenagem à série médica, no qual Elisabeth Cuddy faz referência a Lisa Cuddy, Grégory Demaison ao grande Dr. Gregory House, Eric Formean ao Dr. Eric Foreman.


 

Outro nome que aparece muito é Sherlock Holmes. Além, das protagonistas serem baseadas no famoso investigador e seu parceiro Dr. Watson, vez ou outra é possível ver Astrid fazendo menção às suas obras. Um exemplo disso é quando ela explica a Raphaëlle que o espaço na memória não é infinito e usa a explicação de Sherlock do livro “A Study in Red”.

 

Em um dos episódios da segunda temporada, o presidente da associação de pessoas sequestradas por extraterrestres é nomeado como Vincent David, uma referência direta ao personagem David Vincent da série Os Invasores (1967).

 

O sexto episódio da terceira temporada, mostra um equipamento médico utilizado para fazer transfusões de sangue de uma empresa chamada Helsing, uma referência ao personagem de Van Helsing: O Caçador de Monstros.

 

Bright Minds está em sua quarta temporada e segue em exibição no Brasil pelo canal AXN, todas às quartas-feiras, às 21h. Também é possível acompanhar a série pela plataforma de streaming UOL Play.

 

Trailer oficial:


 

REFERÊNCIAS:

 

‘Astrid et Raphaëlle sur France 2 : "la complexité de l'autisme est une grande richesse dramaturgique"’.Allo Cine, 2021. Disponível em <https://www.allocine.fr/article/fichearticle_gen_carticle=18699631.html>.  Acesso em 3 de novembro de 2023.  

 

‘Astrid et Raphaëlle (France 2) : "Raphaëlle n'a aucun à priori envers Astrid, c'est ce qui fait sa force" selon Sara Mortensen [INTERVIEW]’ .Allo Cine, 2020. Disponível em <https://www.allocine.fr/article/fichearticle_gen_carticle=18680354.html>.  Acesso em 3 de novembro de 2023.   


‘‘Les références culturelles de la série’’. Hypnoweb, 2022. Disponível em < https://astrid-raphaelle.hypnoweb.net/astrid-et-raphaelle/les-dossiers-autour-de-la-serie/les-references-culturelles-de-la-serie.307.38/>.  Acesso em 3 de novembro de 2023.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »