Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
12/11/2023 às 10h15min - Atualizada em 12/11/2023 às 09h51min

Saban Moon: a tentativa de criar um “Power Rangers” feminino

Inspirado no anime de Sailor Moon e na franquia Power Rangers, veja como a ideia falhou e mudou o jeito que o Ocidente consumia as produções japonesas

Isabelle Lima - Editado por Letícia Nunes
Foto e Reprodução: Divulgação e Google Imagens / Edição: Isabelle Lima


Alguns dias atrás, a Youtuber Ray Mona entrevistou o CEO da Bandai nos Estados Unidos, Frank Ward, que também era o criador da Renaissance-Atlantic, uma empresa que era responsável por um projeto desconhecido por muitos: uma série híbrida de animação e live-action de Sailor Moon, a Saban Moon. Mas o que essa história tem a ver com Power Rangers?

Sabemos que a franquia Power Rangers veio para os EUA (posteriormente para o Brasil também) em 1990 devido a parceria entre a Saban e a Bandai, que se uniram para trazer as séries da franquia Super Sentai japonesa para as televisões americanas. O modo na qual acharam para migrar essas séries foi aproveitar as cenas que os personagens lutavam mascarados e depois completá-los com cenas gravadas com os atores americanos. Foi essa hibridização que inspirou a ideia inicial da série de Saban Moon.

Tudo começou nos fóruns da internet lá nos anos 2000. O que circulava era um clipe que aparentemente se tratava da abertura da série, e apresentava as cenas dessa versão americana. O clipe mesclava cenas com atrizes reais e lutas animadas em 2D. Até hoje, não temos muitos detalhes sobre essa produção, já que os arquivos se perderam, mas foi graças a entrevista de Ray Mona com Frank Ward que tivemos mais respostas para muitas dúvidas.

Ward pontua na entrevista que a empresa foi criada com o objetivo de produzir versões americanas de séries japonesas que fossem adaptadas ao estilo americano de produção. Os roteiristas tentaram adaptar Sailor Moon como se fizesse parte da franquia de Power Rangers, com um elenco diverso em etnias (havia uma asiática, uma latina, uma negra e até uma PCD) para ter um viés de ser “politicamente correto”. A ideia em si é boa, mas talvez fosse apressada demais para sua época, e talvez, se fosse nos dias atuais, teria tido uma melhor aceitação do público. 

O episódio piloto não foi aprovado e a distribuidora decidiu dublar os episódios do anime. Eis que a virada de chave para o consumo de produções japonesas surge: as crianças começaram a rejeitar as animações americanas e a privilegiar as animações japonesas, o que levou aos animadores americanos incluírem elementos orientais em suas produções (como é o caso de Avatar e Jovens Titãs).

O pouco que conseguiu se recuperar dos arquivos de Saban Moon está disponível no canal do Youtube da Ray Mona, porém em inglês e sem legendas. Mesmo que você não tenha conhecimento, vale a pena ver como uma dia poderia ter sido a adaptação de um dos mais famosos animes do mundo. Confira o episódio piloto:


REFERÊNCIAS:
GASSERUTO. Frank
Ward fala sobre ‘StarStorm’, “Saban Moon” e mais em entrevista com Ray Mona. JBox, 2023. Disponível em: <
https://www.jbox.com.br/2023/11/05/frank-ward-fala-sobre-starstorm-saban-moon-e-mais-em-entrevista-com-ray-mona/ >. Acesso em: 7 nov. 2023.

GARCIA, F. Sailor Moon QUASE ganhou uma “versão Power Rangers” no ocidente. Omelete, 2023. Disponível em: < https://www.omelete.com.br/anime-manga/sailor-moon-americano-saban#:~:text=O%20tal%20piloto%20nunca%20foi,por%20uma%20f%C3%A3%20muito%20engajada. >. Acesso em: 7 nov. 2023.

GASSERUTO. Sailor Moon: Piloto do live-action americano dos anos 1990 vai a público. JBox, 2023. Disponível em: https://www.jbox.com.br/2022/08/22/sailor-moon-piloto-do-live-action-americano-dos-anos-1990-vai-a-publico/#:~:text=S%C3%A9rie%20come%C3%A7ou%20a%20ser%20produzida,acabou%20descartada%2C%20virando%20m%C3%ADdia%20perdida.&text=A%20vers%C3%A3o%20%E2%80%9Ccompleta%E2%80%9D%20do%20epis%C3%B3dio,envolvimento)%2C%20finalmente%20%C3%A9%20p%C3%BAblica >. Acesso em: 7 nov. 2023.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »