Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/11/2023 às 09h45min - Atualizada em 18/11/2023 às 17h29min

A Política em Jogos Vorazes

José Castro - Editado por Marcela Câmara
Se você conhece a história de Jogo Vorazes, talvez não tenha percebido que existe uma trama por trás da história de Katniss e Peeta. Escrito por Suzane Collins, o material original é divido em três livros, Jogos Vorazes, Em Chamas, e A Esperança. O primeiro livro foi publicado em 2008, e em 2012 foi adaptado para o cinema, foi um sucesso de público.

O que mais chama atenção, principalmente nos filmes, é a protagonista, interpretada por Jennifer Lawrence, as cenas de ação, e seu triângulo amoroso. Mas a trama toda gira em torno de um assunto específico, a política. Que assim como nas nossas vidas estar em toda ação que realizamos. Ela estar presente e é o que faz conduzir o erredo de Jogos Vorazes. 

 
Se formos pegar na raiz da história, que se trata de uma competição mortal, que serve como forma de punição para a última tentativa de rebelião contra o governo da capital. Que é quem controla esse mundo distópico, separados em 12 distritos, que servem a uma capital. E se passa a 74 anos antes da história do primeiro livro. Onde houve uma tentativa de derrubar o poder dessa capital.

Com isso foram criados os Jogos Vorazes, como uma forma de lembrete da derrota dos rebeldes, e a soberania do poder autoritário da capital. Todo ano é feito essa disputa, um garoto e uma garota de cada distrito são sorteados para lutarem até a morte em uma arena, até restar só um. Mas na 74° edição há dois vencedores, os protagonistas da história Ketniss e Peeta, que são do distrito 12. Que é visto de forma bonita e romântica para a população da capital. Já para os outros distritos é visto como uma chance de rebelião. E esse é o principal tema de Jogos Vorazes, a luta pela democracia. Algo que nunca foi muito explorado para o público mais jovem. E como a trama conta com personagens adolescentes, e tem uma linguagem mais simples, a obra pode trazer para essa faixa etária temas como censura, desigualdade, e questões políticas e econômicas. 
 
Política de Pão e Circo 


Dentre os vários aspectos presentes, um dos que mais chama atenção pelo menos no início da história, é a política do pão e circo. Política que ficou conhecida, na época da Roma Antiga, nada mais era do que distrair e dar de comer à população como forma de mantê-los satisfeitos com o governo, impedindo revoltas e permitindo que o imperador, a nobreza e os comerciantes seguissem as suas vidas de forma tranquila.
 
O imperador realizava, de tempos em tempos, lutas entre gladiadores. Durante os eventos, eram distribuídos pães para a plebe como uma forma de minimizar a falta de acesso a alimentos. Dessa forma, o imperador dava à população certa sobrevivência, ao mesmo tempo em que os distraía. E por aquele momento as pessoas esqueciam os problemas que estavam passando.
 
Por mais que os eventos fossem uma chance da plebe manifestar essas insatisfações, acabavam não fazendo nada além dos gritos e reclamações superficiais. O pão e circo fazia com que as ideias e revoltas contra o império e a nobreza fossem deixadas de lado, por sentirem suas dores amenizadas e  assim, a política cumpria o que se propunha.
 
Mas você deve estar se perguntando - O que isso tem haver com Jogos Vorazes? O ato de colocar jovens para lutarem um contra os outros igual os romanos faziam com os gladiadores no coliseu, já é um paralelo bem óbvio. Mas também podem puxar o link com a população, os jogos para os distritos mais a fortunados, que são os mais próximos a capital, são vistos como uma forma de diversão e entretenimento. Tanto que os jovens desses distritos são treinados desde a infância, e se voluntariam para participar. Diferentemente dos distritos, como o 12, que é onde moram os mais pobres, nos quais a principal preocupação da população é garantir a sua sobrevivência.
 
Após a seleção, todos os 24 tributos são levados à capital para serem preparados, treinados, alimentados e bem tratados antes dos jogos. Durante esse tempo, passam por diversos eventos, entrevistas, entre outras formas de entretenimento. Em determinado momento são levados à arena onde os Jogos acontecem e lutam até a morte. Assim como os gladiadores eram uma forma de entretenimento, os Jogos são. Seu objetivo é manter os cidadãos mais ricos, entretidos, enquanto distraem os mais pobres para que não se revoltem contra a Capital.  
 
Esse primeiro fator, o circo, sozinho não adiantaria para evitar um revolta. Então precisa do segundo fator, que é o pão. Como dito anteriormente, o pão era dado à plebe para que a fome e falta de acesso a alimentos fossem minimizadas. Na trilogia de Jogos Vorazes, não há um “pão” especificamente. Entretanto, ao tributo vencedor dos Jogos e à sua família, eram garantidas boas condições de vida, com sustento e fartura, até o fim de suas vidas. Eles eram levados à vila dos vencedores para que pudessem desfrutar de tudo o que desejassem. 
 
A Vida Imita à Arte


Partindo do enredo do terceiro livro, a história dos jogos fica para trás, e o que toma conta agora é a rebelião. Ou seja, o fator político se torna o tema principal, sem dúvidas. Onde acontece um movimento de resistência contra o governo do presidente Swon, e que tinha na Katniss a sua peça fundamental na luta contra o regime.

Gostaria de abordar dois grandes símbolos da história, o “tordo”. Que é o pingente que a protagonista usa, que depois se torna símbolo da revolução, e acaba se tornando proibido posteriormente pelo governo. E a saudação que Katniss faz após a morte de Rue, que era apenas uma criança. Aonde a personagem levanta o braço e ergue três dedos, como forma de respeito ao distrito e a morte de sua representante, que se torna um grande símbolo no filme e para a nossa realidade.

Na Tailândia em 2013, cidadãos usaram o símbolo dos três dedos pra cima, como forma de demonstrar sua insatisfação com o governo de Prayuth Chan-Ocha, que era primeiro ministro do país, depois de tomar o poder através de um golpe. O terceiro filme da franquia, A Esperança parte 1 não foi lançado no país, a fim de evitar uma comoção popular.


O gesto foi usado em outras manifestações, mesmo anos após o lançamento dos filmes. Em 2021, os médicos de Yangon, maior cidade do país, se manifestaram em apoio à líder afastada Aung San Suu Kyi e contra o golpe de Estado em Mianmar. O mesmo gesto foi feito em outra cidade, Mandalay, por profissionais de um centro de enfermagem que atendiam pacientes com Covid-19. Junto a uma faixa na qual se lia, “apoiamos o movimento de desobediência civil”, Integrantes do partido Suu Kyi também fizeram o gesto, e publicaram em suas redes sociais. 
 
A Mensagem de Collins e sua Incrível Protagonista
   
Indo para o final da trama, e podendo especular sobre os vários elementos que há principalmente no enredo final de Jogo Vorazes, acho importante pontuar duas questões. Uma é toda a representação de Katniss como protagonista e líder, e a outra é as diversas interpretações que a história teve.

Primeiro falando sobre as interpretações, que variam de que Jogos Vorazes seria uma crítica ao comunismo ou crítica ao capitalismo, e que principalmente o filme foi e ainda é usado por partidos e movimentos políticos como forma de ensinamento. A própria autora nunca se manifestou sobre esse assunto específico, que sua obra seria de um lado político ou não. 

Pra mim a interpretação é clara, Jogos Vorazes é uma crítica ao totalitarismo, independentemente do viés político que seja. Mas, fica evidente que Collins usa elementos de sistemas políticos. Nada esta de graça na obra, desde as cores da bandeira da capital, e do novo governo que assume. Até pequenos elementos que podem passar desapercebidos, como um jantar com os generais de Snow. 


Agora partido para Katniss, que é sem dúvidas uma das melhores personagens já criadas dos últimos tempos. Por ter todos elementos que um protagonista precisa, ser inteligente, forte, perspicácaz, solidária e ao mesmo tempo frágil, com seus medos e angústias. Tudo isso faz com que nós leitores e espectadores nos aproximamos dela. Por muito tempo personagens femininas não tinham esse destaque, e quando tinham, sempre precisavam de um personagem masculino para a ajudar. O que aqui é o inverso, ela que salva a pele do Peeta várias vezes. Por isso algumas pessoas ao compara a Joana d’ Arc
 
Ao final podemos perceber que ela nunca quis ser uma líder, ou liderar uma revolução. Apenas estava indignada com tudo que acontecia e não escondia isso. Nunca teve medo de ser opor ao poder.  E aqui vai um [Spoiler], quando conseguem derrubar o poder autoritário do presidente Snow, e o capturam, há uma discussão sobre qual seria a pena dele e como escolheriam o novo representante. Katniss pede para matá-lo, e ganha por votação. A presidente da liga dos rebeldes, Alma Coin se autoproclama como presidente interina, e sugere um novo Jogos Vorazes, dessa vez com os filhos dos moradores da capital. Quando Katniss percebe que a nova presidente deseja fazer o mesmo que Snow, e que pretendia ser a nova tirana, ela atira a flecha na nova líder em vez de atirar em Snow. O que mostra a visão de Collins, como foi dito anteriormente, não importa o viés político ou discurso. Qualquer tipo de totalitarismo deve ser combatido. 
 
Por tudo isso, Jogos Vorazes é uma obra muito importante, tanto os livros, como os filmes. Assim, aproveito para contar que chegou aos cinemas recentemente o novo filme da saga, O Canto das Serpentes e dos Pássaros, também adaptação do livro de mesmo nome, que se passa antes da história de Katniss



 
REFERÊNCIAS
 
BEATRIZ Ana  ,  "  A Política do Pão e Circo em Jogos Vorazes " .   Medium.com - Disponível: https://medium.com/@anabe.franca/p%C3%A3o-e-circo-em-jogos-vorazes-ab94b4cb3e06
 
FERREIRA Camila ,  "  Jogos Vorazes e sua influência em filmes distópicos  " .  Chippu.com  - Disponível: https://www.chippu.com.br/noticias/jogos-vorazes-e-a-influencia-politica-em-filmes-distopicos
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »