Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/11/2023 às 15h05min - Atualizada em 20/11/2023 às 14h34min

Você curte mitologia?

A questão está no imaginário de muitos. Mas, afinal, será existem pessoas que ainda acreditam nos deuses e deusas do Olimpo?

Marina Magalhães Prizan - revisado por Anna Sá
Foto:( Minhas Atividades) Os doze Deuses do Olimpo

Que as criaturas mitológicas estarão todas na série Percy Jackson,  com certeza estarão. Mas se a gente terá tempo  de ver a maioria, com sorte teremos sim. Porém, como tudo no audiovisual depende de IBOPE midiático para continuar, vamos garimpar algumas das  criaturas mitológicas, caso não tivermos elas retratadas, ou que talvez não terão muito protagonismo ou sequer serão colocadas no roteiro. 

Anfisbena 

Segundo blog Perito Animal, o prefixo" amphis" dá origem a frase: "em ambas as direções" a  Anfisbena, e então, conclua-se, que o animal em questão inspirado para esse sem mitológico seja uma cobra ou serpente de duas cabeças.

Acredita-se que a criatura era capaz de mover suas articulações ou sua cabeça com a mesma facilidade tanto de ir quanto de voltar para frente e para trás. Possui asas agudos como de morcego, e é representada em muitos ilustrações com garras e pernas de um pássaro. Em manuscritos que contam a lenda sua face apresenta mandíbulas que contornam seu rabo.

 Portal dos mitos de origem do BlogSpot oferta a lenda dessa mitologia, que tem seu nascimento por conta do sangue da górgona Medusa. Ela se alimentava dos soldados que não voltavam de um conflito, por exemplo.

 E acredite ou não, ela não é um mito, ela existe mesmo. E parece mesmo ter duas cabeças no mundo real. De mesmo nome, mas é muito mais tenso ver em  fotos verídicas do que ilustrações.

Aracne

A mulher em questão resolveu desafiar a pena e acabou amaldiçoada. Depois de competir com a Atena para quem fizesse o melhor tecido, a deusa da sabedoria que também detinha de habilidades manuais, e não gostou de perder o posto para a jovem tecelã, que já se gabava de ter fama melhor "modista - costureira da cidade" e amaldiçoa mulher para ser metade aranha metade moça.  Triste sina. Essa metamorfose só aconteceu porque alguém lembrou a pobre que ela servia a deusa das artes e da sabedoria , ou seja Atena, e não tinha ninguém melhor que ela no quesito.

Então ela resolveu para a prova tudo que sabia desafiando a deusa. Como já dito há quem diga que a pobre da Atena perdeu para camponesa. Não gostou e portanto amaldiçoou, nascendo a teoria da tecelagem.

 




Cérbero

É o fofo de Harry Potter, um cão de três cabeças. Só que em vez de guardar um alçapão, como no filme do universo bruxo, o Cérebro, guarda o reino dos mortos. E os três bichos tem uma mistura de animais ferozes. Garra de leão, jubas feitas de cobras e caudas de serpente. Ele é o protetor de Hades.
Há quem diga que ninguém consegue escapar do monstro. Usando estratégia e artifícios de magia, mesmo assim a luta foi uma perca de tempo para muitos corajosos da época . O único que conseguiu passar por ele foi Hércules. Essa coisinha fofinha e peluda,têm irmãzinhas, Quimera e Hidra de Ierna.


 

Hidra de Lerna

Com corpo de dragão e sete cabeças, podendo se regenar. É irmãzinha do cérebro. Seu sangue tem veneno. Mas nem com todos esses atributos deixou de ser a dona e proprietária do submundo, queremos dizer parte dele, pois o dono e proprietário de toda a força já existente, Hércules, diante daquela história do desafio do irmão, proposto pelo Oráculo, homem da luta acabou com o reinado da monstruosidade.


 

Quimera

Uma das monstruosidade da mitologia que é parecida com a criatura do cérbero. Pois  denota algo como cabeça de leão também e patas de cabra segundo o Inforpédia. A criatura foi criada por Amisodores, rei de Caria, reino localizado na Ásia Menor onde hoje é a atual Turquia.

Aparência da criatura gerava sentimento de medo e atitudes de repugnância. O que fez o rei, da Iícia localizado na Ásia Menor, ordenar que matassem.

 

Équidna

Diga-se que esta criatura também é mãe de vários seres mitológicos. A mulher é uma mistura de cobra com moça.



 

Os deuses

Ao todo são 12 e os deuses do Olimpo. Mitos da Grécia, cada um tem sua história. Mas nós vamos um pouco além do que explicar, contar, a história individual . Vamos fazer diferente trazer de base um artigo onde talvez podemos tirar de base a existência ou simplesmente fantasia da origem dos doze. Afinal, não deixa de ser uma parte da história.

Era comum na matéria de história, a gente entrar na era mitológica. escutar de professor ou professora algumas histórias tanto dessas criaturas quanto do surgimento e feitos dos 12 deuses do Olimpo. Mas até para achar a origem e alguma história dessas criaturas monstruosas acima, hoje, é um pouco difícil.então, a redação queria uma história, digo sentar em uma cadeira dentro de uma sala de aula, para anotar a história do Minotauro por exemplo. 

Mas, um aluno da universidade do Ceará deixou a redatora aqui um pouco mais tranquila com seu artigo. Lucas Vitoriano Cerqueira, dizendo que, existem poucos materiais onde podem se comprovar o culto aos deuses, mas que as escritas que temos podem servir como base para o pensamento sobre os mitos. As escritas dessas histórias e cultos possibilitaram a imortalidade desta parte cultual e cultural grega antiga.

A religiosidade tratada hoje, não se difere de antigamente, quero dizer, existem preces e existem até hoje ofertas. É claro que, a oferta hoje em dia, é mais para abençoar quem precisa e tranquilizar a si próprio, se estivermos passando por uma situação difícil, do que é questão de dar e receber. Era assim ao acreditar no sobrenatural. O que caiu no imaginário de muitas pessoas ao atribuir características que hoje ninguém atribuiria a Jesus por exemplo.

Como modelo de conduta é sempre a mesma coisa, pegamos seus ensinamentos e ações e tentemos aplicar no nosso modo de vida e relação com as pessoas pensando se vai desagradar ou não. É importante ser  colocado: os Deuses estão ligados às questões de sentimentos, pensamentos, elementos naturais. 

O Quora, site de postagem de perguntas para acadêmicos ou curiosos, uma plataforma tipo Yahoo, mandou uma pergunta na plataforma, perguntando se ainda existem pessoas que acreditam em Deuses gregos, a resposta em artigo dado pelo Mateus Martins, disse que sim. O estudante de direito, ou até sua última resposta oferecida na plataforma, surge com a informação de um culto Neopagão Helênio bastante conhecido pelos gregos, estruturado desde 1990.

Que constituem reuniões em locais antigos fazem suas presses em locais afastados. Isso porque a Grécia é um país de maioria ortodoxa. Então para não causar estranheza e tensão os membros desse grupo seleto. A fé desses grupos consiste em contar e "reviver os deuses gregos". Uma frase que  nos soou muito interessante no blog Cliografia, espaço que aparentemente compõem todas as diversas religiões, estabilidades de maneira geral. Onde se dá ainda mais consistência a esta experiência, expondo um evento realizado no mês de julho. Até aqui, não sabemos, se a religiosidade exposta pelo Matheus, é a mesma encontrada pelo blog histórico. Todavia analisando o vídeo encontrado no mesmo, e comparado a única imagem que tem no artigo do Mateus, é bem capaz de ser. Se for o mesmo culto, e esse movimento se chama: Promithea. O festival vem ganhando adeptos para cultuar entra no modo de vida dos 12 Deuses Olimpo, sendo sede e encontros sopé do Monte Olimpo.

Apesar do texto e do vídeo entre eles ter sido postado no ano de 2016, há muitas evidências e artigos em diversos links encontrados na internet que expõem a força da volta de algo místico. Assim como a volta do crédito em signos do zodíaco ditando nosso dia a dia. Dependendo da semana e do mês, sua personalidade , ações e conquistas, serão definidas pelos planetas habitados no sistema solar, e às vezes os astros, posições das estrelas. Além desse tipo de crença, existe também, o mito, (ou a verdade), da religiosidade Wecca, que consiste em rituais bruxos místicos, tendo também seus próprios deuses, ofertas e celebrações. Mas isto é uma informação para a próxima pauta.



O que se coloca aqui em relação ao culto dos deuses gregos e que me parece que existe uma divisão entre aqueles que acreditam só que tem nos museus, admirando status e elementos gregos antigos, e ficam com a religião do seu país ou da família. Também existem outras parte da população que preferem acreditar exatamente nos gregos antigos e suas punições ou suas benificações para o dia a dia.
 

E você? acredita no quê?

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »