Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/11/2023 às 11h07min - Atualizada em 27/11/2023 às 11h45min

11 anos depois, Taylor Swift agita o Brasil com a "The Eras Tour"

A loirinha se apresentou em seis shows no país, sendo três no Rio de Janeiro e três em São Paulo.

Gean Rocha - Revisado por Flavia Sousa
The Eras Tour arrecada US$123,5 milhões nas bilheterias. Foto: Reprodução / Omelete

A cantora americana Taylor Swift encerrou no último domingo (26) sua passagem pelo Brasil com a turnê "The Eras Tour", que passou por Rio de Janeiro e São Paulo. A artista, que é uma das mais populares do mundo, reuniu milhares de fãs em seus shows, que foram marcados por polêmicas, playlist e impacto na economia do país.

As apresentações da “The Eras Tour” começaram no Rio na sexta-feira (17). Os shows na cidade aconteceram ainda nos dias 18 e 19, todas no Estádio Nilton Santos – o Engenhão. Na semana seguinte, as apresentações aconteceram em São Paulo, nos dias 24, 25 e 26, no Allianz Parque.

Com ingressos para os shows esgotados meses antes, as expectativas dos fãs eram  enormes. Muitos deles viajaram de outros estados para ver a cantora ao vivo.

 

Antes do show no Rio de Janeiro, os fãs fizeram uma homenagem à cantora no Cristo Redentor. Eles escreveram o nome de Taylor Swift nas pedras do monumento, e a foto viralizou nas redes sociais.

A playlist da turnê foi um dos principais destaques dos shows. A cantora apresentou músicas de todas as suas eras musicais, desde o álbum "Taylor Swift" (2006) até o mais recente, "Red (Taylor's Version)" (2021).

Entre as músicas mais tocadas estavam "Shake It Off", "Blank Space", "Bad Blood", "Love Story", "You Belong with Me", "We Are Never Ever Getting Back Together", "I Knew You Were Trouble", "Cardigan", "All Too Well (10 Minute Version)" e "Red (Taylor's Version)".

Leia mais: Taylor Swift e a turnê pelo Brasil
Sucesso de bilheteria, o documentário ‘Taylor Swift: The Eras Tour’ chega ao Brasil em novembro
Taylor Swift: Evolução e as eras da cantora pop mais amada da atualidade

Poderosa, Taylor e sua turnê contribuíram para um impacto significativo na economia do Brasil. Estima-se que a “The Eras Tour” movimentou cerca de R$ 400 milhões no país, entre vendas de ingressos, hospedagem, alimentação e transporte.

Mas nem tudo foi festa e saiu como o planejado, a passagem da cantora foi marcada por diversas polêmicas, incluindo a morte de uma fã durante o show, apreensão de carros de sua comitiva e falta de organização e água potável ao público.

O principal acontecimento da passagem de Taylor Swift foi trágico: a morte de Ana Clara Benevides, fã de 23 anos. Apesar de ainda não ter sido possível concluir a causa da morte, o laudo preliminar apontou uma hemorragia pulmonar.

Por conta da forte onda de calor no país, o segundo show no Rio foi adiado, o que causou revolta em muitos fãs passaram o dia na fila sob o sol e já estavam dentro do Engenhão quando o sistema de som anunciou o adiamento. Ainda assim, fãs sofreram com um arrastão na saída do local. No show seguinte à tragédia, Taylor Swift não fez nenhuma citação ou homenagem direta à fã que morreu.

Alguns carros da comitiva de Taylor Swift também foram apreendidos por circularem no Rio de Janeiro com as placas cobertas por plástico preto, o que é crime.

A turnê é a primeira de Taylor Swift no Brasil desde 2012. A cantora é uma das artistas mais populares do mundo, e sua presença no país é um grande evento para a música pop brasileira.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »