Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/12/2023 às 14h32min - Atualizada em 04/12/2023 às 12h40min

A religião dos Tempos Modernos.

A prática Wicca é a nova aposta de um novo conceito humanitário

Marina Magalhães Prizan - revisado por Anna Sá
foto :(opoderdoser.com) Ritual Wicca

Com base nos antigos costumes da Europa, antes do advento do cristianismo que conhecemos, existia a classe neopagan, é onde entra o advento da religião wicca. Onde existiam preces que celebravam a fertilidade da terra. Daí que vem o grande "misticismo", que é celebrar os deuses e deusas, que se acreditam que são ele que fazem cada molde de ser, estar, e fazer de alguém.. que o pedido e a cura vem através dos elementos naturais e dos animais que nós temos contato.Vida e costumes são amplamentes culturais. Na matéria anterior, vimos a religião cultuada pelos deuses gregos antigos. Hoje iremos para religião Wicca. Mas calma lá que tá mais para coisas naturalística do que bruxaria esteriotipada. se você acredita nisso também, nos esteriótipos de magia aí a gente precisa conversar, porque você daria uma matéria boa para rebater este artigo.

Para entender a adopção Wiccanna, é peciso entender o termo paganismo: O Educa Mais Brasil nos deu esta contextualização:
A termologia “pagão” é utilizada para caracterizar as pessoas que não seguem os conceitos das religiões tradicionais. Já o dicionario, nos fornece 'enes' termos, um deles é esse daqui: Que não recebeu o batismo; que não foi batizado. O termo tem uma exelente explicação na primeira definição. Já questão de não ser batizado; se você pensa assim, você pensa errado, porque a religião Wicca tem sim batizado.

Com a Termologia explicada, já podemos conhecer do que se trata, essa escolha espiritual.

Uma parte muito interessante sobre este culto, introduzido no século XX, segundo  disposto no artigo da Eduarda Neto Barroso, é que a prática Wicca, se desenvolve em um período que tanto homens quanto mulheres valorizavam o que a mulher tinha de valor sobre ser fazer. E os homens só discutiam mais sobre o respeito porque acreditavam que as mulheres tinham mais propriedades quando se falam em bençãos de intimidade com o que acreditam de superior . Ao ler isso, muitos e muitos vão ficar espantados aqui, nós sabemos. Quem acreditaria na valorização da mulher em pleno século XX?
 

Queremos te fazer entender, que ser  um(a) Wiccano(a), envolve desenvolver, se possível construir e desconstruir, o modelo de consciência moral. Daí entra tudo que te faz relacionar com as pessoas, o jeito que você se porta com o meio ambiente, o seu modo de agir e pensar. Também incluindo seu papel social no mundo.
 

O contextos da Patrícia sobre esse modelo de religiosidade adotado, então, pode ser percebido como uma filosofia sobre aonde se quiser que o mundo chegue, para uma nova sociedade que a surgir nos próximos séculos.

O artigo da estudante chega ao ponto de discutir a valorização do feminino com a prática, mas aqui, já que descobrimos através dele, que ter Wicca como adopção do sagrado, é muito mais que valorizar gênero, aqui vai por que achamos que este modo de credo, de crença, deveriam estar enraizados no comportamento social. Se é que não está mas acabamos de dizer que agora que está se vendo e se tornando uma das filosofias contemporâneas e ninguém percebe.

 

Ser um wiccano é saber apreciar a liberdade e o modo de pensar, de conviver consigo. Não esquecendo que a vida é como um tecer de um belo fio para se construir uma roupa.Ou aquela construção de teia de aranha que você admira. Bruxos e bruxas acreditam que tudo está interligado a natureza e ao contexto humanitário. Onde se planta o melhor que temos para os outros e cuidamos da terra, devolvendo costumes adversos, mas que fazem bem para a natureza, para o corpo e para a alma individualmente e coletivamente.

 

Queremos te fazer entender, com este conceito que ser  um(a) wiccano(a), envolve desenvolver, e se possível construir, ou quem sabe desconstruir, o modelo de consciência moral. Daí entra tudo que te faz se relacionar com as pessoas, o jeito que você se porta com o meio ambiente; seu modo de agir e pensar. Também incluindo seu papel social no mundo. Com respeio e adequação ao outro na parte conjugal e em outras formas de lidar com o viver e celebrar datas.

 

Conhecida como religião bruxa, usa de seus cultos, ao contrário do que muitos pensam, para o poder cura de espiritual, propagando o bem, além de não se importarem em serem chamados de bruxos(as).


 















É difícil encontrar dados dos atuais sobre o wiccannos no  Brasil, mas dá aproximação os artigos nos ajudam. São cerca de 74,013 de  pessoas que foram adequadas no centro do IBGE, na classificação de " tradições esotéricas’’. O estado do Acre e o Rio de Janeiro têm o maior número de wiccannos.

Os pontos principais de quaisquer celebrações ritualísticas foram formado pelo período celta. Também é de acordo com os fenômeno astrofísico que refletem os movimentos da Terra e da Lua, se dá nome de Sabbat.


De possíveis adaptações datadas para o hemisfério norte e sul.segundo o site Darkside, eventos semelhantes acontece como no calendário cristão, já que estamos perto do Natal aí vem duas coisas, eventos,que preparam os bruxos para chegada do novo ano e começo de muita adoração e conexão com a natureza.



Lammas (O Natal dos bruxos)


É o famoso solstício de verão que volta e meia vemos algum personagem de filme falar sobre esta prática. Se você, bruxo ou bruxa praticante, daqui a algumas semanas estará fazendo o seu ritual em casa coletivamente. Para dar boas-vindas a uma grande e nova energia. Onde se celebra felicidade. Uma ótima pedida para desejos de coragem e muita saúde. Pois acredita-se que o sol atingir o seu poder enérgico mais potente. O natal de bruxas e bruxos, celebrado antes do qual conhecemos.

Litha Wicca (o ano novo)

O contexto do Litha, é a comemoração do dia mais longo. E acontece que se baseia em duas lendas, um dia a deusa dos bruxos e bruxas fica gestante e o Deus se torna imponente. A outra base do evento, entre a disputa do rei Carvalho, representando o inverno, e o rei Azevinho, representando o verão, época em que flores e frutos atingem o amadurecimento.

Há escolha de ser Wicca ou não?
 

Embora estemos acostumados a falar sobre fé, procuramos algo que nos falasse diante das pesquisas presentes, como é passado adiante as questões únicas diante da escolha de adeptos ou até mesmo crianças que têm pais que vivem dessa crença espiritualizada. O portal Terra, até nos deu início, através de um relato de um bruxo, onde a questão é bem libertária. O entrevistado em questão até informou que que os pais podem até batizá-los mas que ao longo do caminho alguma dessas crianças que eventualmente se tornaram adultos tem a liberdade da escolha do próprio conceito sobre o divino.

Veja também : Conhece os simbolos Wicca?


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »