Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/12/2023 às 23h01min - Atualizada em 10/12/2023 às 22h35min

Os melhores rolês culturais do metrô de SP

Saiba tudo sobre os pontos turísticos mais populares de SP, que podem ser visitados através do meio de transporte mais rápido e ecológico: Os trens e metrôs.

Agatha Coutinho - revisado por Anna Sá
Imagem (Reprodução/metrocptm.com.br) /Mapa de estações do Metrô e CPTM

São Paulo é uma das cidades mais conhecidas do Brasil, distinguida por ser uma das mais ricas e mais movimentadas do país. O que poucas pessoas sabem, é que os paulistas também gostam e muito de passeios culturais, coisa que não falta na cidade que nunca dorme. 

Então para os amados paulistas e para os turistas de “sampa”, irei apresentar algumas opções de rolês culturais em São Paulo, que podemos realizar com os meios de transportes mais rápidos, práticos, coletivos e menos poluentes da cidade: os trens e metrôs.

Linha 1 - Azul:

Sendo uma das linhas com mais referências em quesito turístico, a linha azul traz vários destinos culturais diferentes a serem explorados, porém dentre eles a estação Japão Liberdade é a que mais se destaca!
Levando você a uma Tóquio Paulista, a Japão Liberdade é a estação do Bairro da Liberdade, que contém a maior concentração de japoneses fora do Japão do mundo. E não é apenas a população em si! O bairro contém diversos aspectos da cultura asiática que te deixa imerso dentro desse universo cultural alternativo. Dentre eles: bares de sushi, lojas de ramen e barracas de macarrão yakisoba, restaurantes chineses e coreanos. Também é possível encontrar restaurantes temáticos de animes, lojas de mangás e artigos temáticos e colecionáveis para os otakus e otomes. Lojas de presentes e supermercados vendem quimonos, panelas e iguarias asiáticas importadas, enquanto a Feira da Liberdade, aos domingos, contém uma enorme variedade de artesanatos.


 

Na mesma linha, também podemos encontrar a estação , onde é localizada a Praça da Sé, o marco zero da cidade de São Paulo, onde em frente encontramos a famosa Catedral Metropolitana de São Paulo, o 4º templo neogótico mais famoso do mundo, com suas torres neogóticas e cúpula em estilo renascentista, e ao contrário do que muitos pensam, a catedral não é apenas um templo católico, pois é possível participar de eventos oferecidos por ela, como visita a cripta, tour pela catedral, brunch com tour, jantar com tour, concertos gratuitos e eventos corporativos, o tipo de visitação variam entre R$0 e R$375 por pessoa, os valores arrecadados são para a preservação do monumento histórico e você pode consultar tudo pelo instagram da catedral do pelo site.



E indo apenas uma estação a frente, você encontra o maior centro comercial da América Latina! Localizada ao lado da estação São Bento é considerada um shopping a céu aberto, a rua 25 de Março é referência em varejo e atacado de todos os tipos de produtos lícitos imagináveis e com preços absurdamente barateados, o que torna a avenida uma referência em compras pelos paulistas.


 

Na mesma estação podemos encontrar outros diversos passeios culturais, como o Mercado Municipal de São Paulo (especializado na área alimentícia), a Galeria do Rock, o Theatro Municipal de São Paulo e etc..


Linha 2 - Verde:


E chegamos agora na linha que nos leva a avenida mais famosa do país: Avenida Paulista! Podendo ser acessada pelas estações Brigadeiro, Trianon-Masp e Consolação da linha verde e conhecida como a Times Square Brasileira, a Avenida Paulista é repleta de vários passeios culturais diversificados, com uma vista deslumbrante da fachada metropolitana dos prédios, vários cafés, bares e restaurante e muitos lugares repletos de cultura para explorar. Dentre eles: O Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Instituto Moreira Salles (IMS), a Japan House, o Conjunto Nacional e etc. 

E descendo pela estação consolação, também podemos acessar a famosa Rua Augusta que tem cruzamento com a Avenida, conhecida por sua enorme diversidade de bares, restaurantes, várias baladas e diversos estabelecimentos noturnos. 

Linha 3 - Vermelha:

Essa é uma linha de metrô repleta de lugares interessantes para se explorar, mas dentre eles, com certeza o que mais se destaca é a estação do Brás. Também podendo ser acessada pelas linhas 7 (Rubi), 10 (Turquesa), 11 (coral) e 12 (safira), a estação do Brás é conhecida por ter uma das maiores linhas de comércio de roupas em atacado do país, tendo ainda a famosa feira da madrugada onde é possível encontrar o comércio de vestuários ainda mais em conta antes do amanhecer. 

Linha 4 - Amarela:
 

E agora vamos falar de uma estação com uma diversidade de opções de lugares para conhecer, localizada na linha 4 amarela do metrô,a estação da Luz possui passeios culturais bem diversificados para o público! Dentre eles: a Pinacoteca do Estado de São Paulo, que é um dos mais importantes museus de arte do Brasil, o Museu da Língua Portuguesa que tem uma forma interativa de contar a história e as modificações evolutivas do nosso idioma, o Jardim da Luz, com uma linda arquitetura composta de diversas fontes e espaços para as crianças e a própria estação, que é uma das mais bonitas do país. 


 

Linha 5 - Lilás:

 

E a nossa linha 5 lilás entrega próximo da estação AACD servidor, nada menos que o Parque Ibirapuera, o mais frequentado da América Latina e um dos lugares mais fotografados do planeta! O parque possui diversas atrações, como os playgrounds infantis, a imensa área verde com espaços para piqueniques e eventos, o Planetário do Ibirapuera Aristóteles Orsini, a Oca, o Museus de Arte Moderna de São Paulo, o Museu Afro Brasil, o Pavilhão Japonês, dentre outros. Todos os eventos e programações do parque podem ser encontrados no site oficial ou no instagram.

 

E você, conhece algum desses lugares?


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »