Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/01/2024 às 17h37min - Atualizada em 24/01/2024 às 16h59min

Tradições de Ano Novo: Conheça como e quando o réveillon é comemorado dentro e fora do Brasil.

Agatha Coutinho - revisado por Anna Sá
Comemoração de Ano Novo. (Foto: Reprodução/eurodicas.com.br)

Mais 365 dias se passaram e agora começamos um novo ano! Aqui no Brasil, já temos nossas tradições de réveillon, mas em outros lugares é comum ver diferentes culturas e até mesmo o Ano Novo sendo comemorado em outra data, e para entender melhor, vamos explorar um pouco dessas tradições.

Brasil: 

E vamos começar a lista partindo das nossas raízes. Aqui no Brasil normalmente é comum vermos as mesmas tradições por todo território nacional. Uma das mais difundidas pelo povo, é basear as cores das roupas usadas na virada de ano, com o suposto significado de cada uma, dentre elas o amarelo para dinheiro, vermelho para paixão, rosa para amor, verde para esperança, azul para saúde e a cor mais famosa dentre todas: Branco para paz.



Também encontramos muitas tradições alimentares, como estourar espumante, comer uvas e romã para atrair sorte e dinheiro e lentilha para atrair fartura. E para os brasileiros que passam o Réveillon no litoral, a tradição de pular sete ondas é uma das mais presentes em nossa cultura, prometendo abrir caminhos e ajudar a superar dificuldades enfrentadas durante o ano, uma tradição derivada de religiões de matrizes africanas, assim como usar cores distintas no Ano Novo.

 

China: 

Vamos agora para o segundo Ano Novo mais conhecido em nosso país, o “Ano Novo Chinês”. Ao invés de ser comemorado como a maior parte do ocidente no dia 31 de Dezembro, o ano Ano Novo Chinês segue o calendário chinês, fazendo o réveillon ser comemorado entre a última quinzena de Janeiro e a primeira quinzena de Dezembro, trazendo também seus próprios signos do hosróscopo chinês, que ao invés de mensais são anuais e baseado em animais, são eles: Porco, rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo e cachorro.

Também conhecido como Ano Novo Lunar e Festival da Primavera, o festival é comemorado por vários países do oriente, como Japão, Coreia do Sul e Vietnã. E tem a duração média de 7 dias.

Algumas tradições de Ano Novo Chinês incluem: Limpar a casa para se livrar de infortúnios passados e atrair boa sorte, presentear as crianças com “Dinheiro da Sorte” em chinês chamado de Ya Sui Qian, usar a cor vermelha para afastar maus espíritos e negatividade e atrair boas energias e assistir ao festival da lanterna, uma celebração com danças, jogos e apresentações.

 

Estados Unidos:

Na América do Norte também é possível observar algumas tradições de Ano Novo praticadas pelo povo estadunidense, lá o lugar mais procurado para se passar a virada de ano é em Nova Iorque (New York), onde acontece uma das mais aclamadas tradições deles: a descida da bola da Times Square. Começando a baixar faltando 1 minuto para 00:00 (meia-noite), a celebração é conhecida mundialmente e vista ao vivo em vários lugares do mundo. 


Os Norte Americanos também têm o costume de soltar fogos de artifício, fazer chuvas de confete e beijar no primeiro minuto do ano.

Tailândia:

Famoso por conta de seu festival das lanternas, o país tem uma herança festiva de ano novo, que é comemorada a gerações: o Songkran. Também conhecido como “festival das águas”, é o evento de ano novo realizado pelos Tailandeses para comemorar a passagem do ano. Nesse festival, é impossível ficar seco, pois a tradição do povo Tailandês é molhar uns aos outros de todas as formas possíveis! Com baldes, pistolas d’água, mangueiras, balões, etc. Tendo seu costume de ano novo relacionado a religião budista e a limpeza, também é possível ver a população molhando as imagens de Buda como gesto de respeito ao líder religioso. 

A comemoração dura cerca de três dias e como o calendário budista é diferente do cristão, no ano de 2024 eles comemoraram o ano de 2567!

E você, onde irá passar seu próximo Ano Novo?

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »