Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/02/2024 às 09h57min - Atualizada em 09/02/2024 às 09h34min

Resenha | A Sociedade da Neve: a Tragédia ou o Milagre dos Andes?

Filme reconstrói a narrativa de um dos acidentes aéreos mais marcantes da América do Sul

Ana lya Costa - Revisado por Paola Pedro
Comparação entre a foto real tirada pelos passageiros do Voo 571 e a reprodução no filme “A Sociedade da Neve”. (Foto: Reprodução/Internet).

Tido como um dos maiores sucessos da Netflix neste início de ano, o longa-metragem A Sociedade da Neve impactou os assinantes do streaming desde o seu lançamento na plataforma. A produção foi lançada no dia 4 de janeiro e se baseia no livro homônimo do jornalista Pablo Vierci. Dirigido por Juan Antonio Bayona (Jurassic World: Reino Ameaçado), o filme retrata um dos mais impactantes acidentes aéreos da história da América do Sul: o acidente do Voo 571.

 

Com nomes fortes como Agustín Pardella (Pinamar), Enzo Vogrincic (Iosi, o Espião Arrependido) e Matías Recalt (Apache - A Vida de Carlos Tevez) no elenco, a produção espanhola, além de entregar uma consistente construção de narrativa, também foi indicada ao Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional.

 

Enredo de A Sociedade da Neve


O filme se passa em 1972, quando a equipe de rugby uruguaia, Old Christians Club, está se preparando para uma partida em Santiago, no Chile. Diante da possibilidade de viajar para outro país, os jogadores do time convidam amigos e familiares para um inesquecível fim de semana na capital chilena; o que eles não imaginavam era que a palavra “inesquecível” iria assumir um novo significado.

 

Após os preparativos, no dia 13 de outubro de 1972, o Voo 571 da Força Aérea Uruguaia que comportava 45 pessoas - sendo 40 passageiros e 5 tripulantes - parte para Santiago e, nesse percurso, a tragédia acontece: o avião colide com uma das montanhas dos Andes, em uma região conhecida como Vale das Lágrimas. É a partir desse momento que começa a luta pela sobrevivência daqueles que resistiram à queda. 


                                                    Trailer oficial de ‘A Sociedade da Neve’. (Reprodução: Netflix Brasil/Youtube).

 

Pontos marcantes da produção | ALERTA: Essa parte pode conter spoilers

 

O filme A Sociedade da Neve permite uma nova reflexão tanto para quem já conhece as informações do acidente quanto para aqueles que terão o primeiro contato com a história. Com personagens bem construídos, a produção entrega emoção e questionamentos pessoais a partir de cada acontecimento que se desenrola no longa.

 

A QUEDA DO AVIÃO: um dos momentos mais impactantes do filme, sem sombra de dúvidas, se dá na queda do avião. O medo, a angústia e o desespero de cada passageiro se sobressaem a qualquer outro tipo de emoção. 

 

O RESGATE NÃO VEM: após 10 dias do acidente, os sobreviventes são informados através de um rádio improvisado que as buscas pelos passageiros do Voo 571 haviam sido encerradas. Como alimentar falsas esperanças naquele momento? Agora eles seriam seu próprio resgate. E a produção consegue, no ápice do desespero, exemplificar tal emoção.  

 

CANIBALISMO: uma das questões mais delicadas dessa tragédia, que aconteceu em 1972, se volta à alimentação das pessoas que sobreviveram ao acidente. Nessa perspectiva, o filme apresenta os questionamentos de cada sobrevivente ao compreenderem que para superar as adversidades das montanhas, eles teriam que se alimentar das pessoas que já haviam falecido. Assim, o filme mostra hesitação, medo e questionamentos que também promovem reflexões individuais no espectador.


PERSONAGENS FORTES: o filme apresenta, ao longo da produção, personagens que foram muito bem construídos e que desempenharam papéis fundamentais em todo o decorrer da história, evidenciando que a união daquela sociedade poderia levá-los a um outro capítulo.

 

O RESGATE: a finalização desse longa-metragem não poderia acontecer de outra forma a não ser com o resgate daqueles que sobreviveram na Cordilheira dos Andes por 72 dias. No fim, 16 das 45 pessoas que estavam a bordo retornaram para suas famílias. E dessa forma, com um final emocionante e reflexivo, o filme A Sociedade da Neve demonstra, com qualidade e excelência, os motivos pelos quais foi indicado ao Oscar. 

 

 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »