Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/02/2024 às 00h00min - Atualizada em 25/02/2024 às 21h28min

Entenda os motivos que levaram Jay-Z a criticar a estrutura do Grammy

Catharinna Marques - Revisado por Nildi Morais
(Foto: Amy Sussman/ Getty Images/ Reprodução:CNN Brasil).

O empresário e rapper Jay-Z venceu a categoria “Dr.Dre Global Impact Award” pela relevância de sua atuação a favor da luta da comunidade negra nos Estados Unidos, na 66ª cerimônia do Grammy, que aconteceu em Los Angeles, na Califórnia no dia 4 de fevereiro. O prêmio conquistado pelo cantor reconhece os esforços de Jay-Z pela justiça social e racial no país e na indústria da música. Durante os agradecimentos, o artista não poupou críticas à estrutura de julgamento da cerimônia, que de acordo com ele: “esnoba uma das principais vencedoras do evento”, sua esposa,  Beyonce. Embora tenha sido indicada para a categoria “Melhor Álbum do Ano” em 2010, 2017 e 2023 nunca conquistou o título.



O casal Beyoncé e Jay-Z soma mais de 160 nomeações na história do Grammy. A Queen B, assim chamada pelos fãs, já levou para casa 32 estatuetas, enquanto Jay-Z venceu 24 prêmios das 88 categorias que disputou. Apesar de longas e consolidadas carreiras nos Estados Unidos e ao redor do mundo, com seu discurso, Jay-Z aponta para problemas estruturais da academia do Grammy. Com o tom questionador, o rapper fez perguntas retóricas para a plateia que estava presente no evento e chegou a dizer: “muitos de vocês já se sentiram roubados e realmente foram”, logo mais o artista complementa e com ironia conta que: “muitos concorreram a categorias que sequer pertenciam”. E reafirma que está na hora da academia reavaliar as suas próprias métricas.

O discurso do rapper expõe as contradições presentes na academia de críticos e jurados do Grammy, que tem parâmetros avaliativos considerados conservadores. Ao citar Beyoncé como um exemplo de artista que não tem seu esforço e trabalho bem valorizados, o cantor busca representar também artistas negros. Esses, sem a oportunidade de subirem ao palco para confrontarem uma das mais renomadas instituições de premiações do mundo da música e que não têm as suas opiniões amplamente repercutidas e compartilhadas como o astro do Hip Hop.



Em uma entrevista exclusiva dada ao Entertainement Tonight, portal de notícias estadunidense, Kelly Rowland, amiga de Beyonce e Jay-Z, e ex-integrante do Destiny’s Child falou sobre a importância do posicionamento do rapper durante o discurso no palco do Grammy 2024. Para a atriz e cantora, as palavras de Jay-Z tiveram um grande impacto, Kelly ainda acredita que a fala do artista trouxe visibilidade para muitos profissionais que se sentem ignorados pela premiação. De acordo com ela, o tom do discurso de Jay-Z foi provocativo para se pensar outras formas artísticas para além das convencionais, para que critérios de avaliação sejam reconsiderados e questionados.

A atitude de Jay-Z de criticar a renomada academia do Grammy não é o primeiro ato nesse sentido. Artistas como Will Smith e DJ Jazzy Jeff , em 1989, promoveram um boicote ao evento. A dupla foi indicada para a categoria de “Melhor Performance de Rap” e embora estivesse protagonizando um feito histórico por representarem a cultura Hip Hop na premiação de modo inédito, se recusaram a ir ao Grammy daquele ano por saberem que a categoria não teria a transmissão televisionada. Will e Jazzy Jeff foram os vencedores.


 
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »