Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/02/2024 às 14h30min - Atualizada em 25/02/2024 às 14h30min

Games | Porque os Remakes estão em alta?

Cada vez mais temos Remakes de jogos antigos para novos consoles. Mas porque eles são tão populares?

Pietra Rennhack - Editado por Letícia Nunes
Fonte: Capcom | Reprodução: Google


Hoje em dia temos milhares de opções de jogos, seja no console ou no celular, e com o tempo, mais adolescentes ou adultos começam a explorar as opções de games. Com o lançamento do PS5 ou o Xbox Series X, nós temos versões de jogos que fizeram sucesso nos últimos anos voltando com gráficos melhores.
 
O público mais jovem que começou a jogar na época do PS3, tem como seus jogos antigos, algo muito diferente dos que passaram pelo PS1. Mas, algo que está em alta ultimamente é trazer esses jogos mais antigos para essas pessoas que nunca tiveram a experiência e uma grande nostalgia para os fãs mais antigos. 
 
Porém, antes de falar sobre os jogos, muitos não sabem sobre as várias diferenças entre um Remaster, onde são feitas melhorias na qualidade e resolução de jogos antigos, como no The Nathan Drake Collection ou Tomb Raider I-III Remastered. No caso do Remake, é um jogo praticamente novo baseado no original, como o Resident Evil 2 (2019), The Last of Us Parte 1 (2022) ou Resident Evil 4 (2023). Contudo, quais os motivos para estar tão em alta esses jogos antigos? 

Fonte: Playstation | Reprodução: Google

Fonte: Playstation | Reprodução: Google

 
A nostalgia virou uma ferramenta de muito sucesso na área de entretenimento, tanto no cinema quanto nos jogos, a chance de dar errado ou os fãs não gostarem se tornam pequenas. Para as empresas também é uma aposta segura, mais do que investir em um projeto novo cuja possibilidade de dar um prejuízo — ou simplesmente não fazer sucesso —, é grande. 
 
Muitos falam que o grande número de remakes pode ser por falta de criatividade por parte dos estúdios. No entanto. é por causa da grande procura e da popularidade que tem. O que vale mais a pena para um estúdio  onde o dinheiro é uma das coisas mais importantes , é ter várias vendas ou apostar em algo que pode não ter uma aceitação boa?
 
Mas, porquê agora? Talvez pelo número de tecnologias novas ou pelos consoles que estão lançando, estamos em uma época em que é possível trazer um jogo de 1996 com gráficos para um PS5 como no caso da Tomb Raider (um Remaster, não Remake). 
 
As pessoas estão cada vez mais interessadas em voltar no tempo; filmes antigos voltando na moda, e sim, nos jogos. Remakes e produções cinematográficas que trazem essa sensação de nostalgia, ou que seja o primeiro contato, estão aumentando e as pessoas estão amando.
 

Fonte: Aspyr Media | Reprodução: Google

Fonte: Aspyr Media | Reprodução: Google















 
 



Ainda assim, existe vários motivos para o sucesso ou para o aumento na popularidade, aqui são alguns: 
 
Dinheiro e facilidade: grande parte dos Remakes são de jogos que tiveram sucesso, não vão ter interesse em relançar um jogo que vendeu pouco, já que um ponto muito importante para essas empresas é o dinheiro. Uma outra coisa é que o projeto não precisa começar do zero, facilitando um pouco o trabalho dos responsáveis, diminuindo os custos de produção e um grande número de vendas.
 
Funcionar de novo: os jogos antigos venderam muitas cópias, criaram uma base de fãs e acabaram criando exemplos para jogos novos do mesmo gênero. A possibilidade de fazer um jogo novo, com coisas que as pessoas já gostaram mas com uma qualidade melhor e uma jogabilidade mais simples, a chance de dar errado é pequena. 
Nostalgia: vários jogadores que tiveram experiência com consoles mais antigos, tem uma conexão com esses jogos já que eram pequenos quando os conheceram. Um Remake traz essas sensações de nostalgia ao mesmo tempo que refresca essas lembranças, o tipo de jogo que você lembra de todas as fases mas tem a oportunidade de jogar novamente em melhores imagens e em um console melhor.
 
Melhorias: na época em que esses jogos foram lançados, os gráficos e os controles não eram tão avançados quanto atualmente. As melhorias tanto na parte visual quanto nos consoles em si estão avançando cada vez mais e facilitando a jogabilidade, deixando a experiência mais agradável. 
 
Referências: 
‌NEWSCASTER. Por que existem cada vez mais remakes de jogos?. CD Key PT, 2023. Disponível em: < https://www.cdkeypt.pt/por-que-existem-cada-vez-mais-remakes-de-jogos-k-2023-03/ >. Acesso em: 24 fev. 2024.
RAMOS, D. Remake nos videogames | Qual a real necessidade?. Canal Tech, 2022. Disponível em: <
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »