Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
09/03/2024 às 15h17min - Atualizada em 09/03/2024 às 15h16min

O povo escolhido por Deus ou pela política?

Paulo Firmo - Editado por Letícia Nunes
Fonte e Reprodução: Editora Veneta

O livro de histórias em quadrinhos Não é a Israel que meus pais prometeram, do quadrinista underground Harvey Paker, é anunciada pela Editora Veneta e estará disponível ao publico brasileiro no próximo mês de abril.  

 

Um dos últimos trabalhos do quadrinista Harvey Pekar, falecido em 2010, foi um livro de histórias em quadrinhos (HQ) autobiográfico que retrata os seus questionamentos a cerca da existência do Estado de Israel. Mais ainda, ele se debruça sobre o significado do ser judeu ontem e hoje. 

 

Na companhia de pais imigrantes poloneses, ativistas políticos (e religiosos) a favor de uma solução definitiva para o povo judeu2 após o holocausto ocorrido na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o jovem Harvey se identificava como um obstinado defensor da criação do Estado de Israel. No entanto, mais maduro, nascido e criado nos Estados Unidos da América (EUA), Pekar passou a questionar crenças fundamentais dos seus pais; e segundo país. O gibi Não é a Israel que meus pais prometeram (Not the Israel My Parents Promised Me, Editora Hill and Wang, 2012), é o amplo relato desses questionamentos. 

 

Acompanhado pelo educador, designer e quadrinista estadunidense de 48 anos, JT Waldman, a narrativa mostra ambos em um único dia na cidade de Cleveland (Ohio, EUA), onde Pekar nasceu, conversando, refletindo e questionando sobre as explicações da realidade transmitidas a eles por meio do viés judaico. 

 

Vale salientar que Harvey Pekar é considerado o definidor do gênero quadrinhos autobiográficos. E neste contexto, sua mais duradoura e produtiva parceria foi com o também prestigiado quadrinista, hoje octagenário, Robert Crumb (Zap Comix, Blues, Viva a Revolução, Bob & Harv3). Uma troca bem estabelecida na famosa revista American Splendor (1976-2008); espaço no qual Pekar aprofundou a criatividade no seu modo peculiar de ver o mundo e obteve reconhecimento por tal. 

 

Mas não só. Dentre os outros, muitos, que criaram ao lado de Pekar estão Chester Brown (Maria chorou aos pés de Jesus: Prostituição e obediência religiosa na Bíblia e Pagando por Sexo), Gilbert Hernandez (Sopa de Lágrimas, Além de Palomar, O Dia de Julho e Birdlan) e Joe Sacco (Palestina, Notas sobre Gaza e Reportagens).

 

Não é a Israel que meus pais prometeram enriquece o entendimento sobre um dos contextos mais complexos e delicados da humanidade. Em tempos atuais, o Estado de Israel vem cometendo notáveis e hediondos crimes de guerra contra o povo palestino. A reação desproporcional e indiscriminada aos recentes e horrendos ataques cometidos pelo grupo terrorista Hamas, suscita a urgência do debate e sobretudo da ação. A proposta da HQ vai a este encontro. Mais uma guerra no Oriente Médio que, todavia, diz respeito a toda humanidade; a qual não cabe o papel de mera espectadora.  

 

A edição conta com o epílogo escrito pela quadrinista estadunidense Joyce Brabner (1952-), viúva de Harvey Pekar. Segue em pré-venda no site da editora Veneta, em diversos outros sites, assim como nas principais gibeterias do Brasil.  

 

Notas: 

 

1. O título desta matéria faz referência a uma dualidade. Há o entendimento religioso segundo o qual os judeus são o povo escolhido por Deus. Essencialmente, isto não diz respeito a quaisquer privilégios ou concepções de superioridade sobre outros povos. A “escolha”, segundo especialistas, refere-se sobretudo ao exemplo de resiliência humana mediante as atrocidades históricas vivenciadas. Do outro lado, as ações do atual governo de Israel, que se encontra no espectro político da extrema direita, tendem a minar a vivência democrática naquele país (e nas relações com seus vizinhos) assim como apontam para um verdadeiro e paradoxal destacamento étnico; este sim envoltos em privilégios perante os outros povos e países do Oriente Médio. Portanto, a pergunta: O povo escolhido por Deus ou pela política?

2. O sionismo é um movimento político que defende o direito à autodeterminação do povo judeu e a existência de um Estado nacional judaico independente e soberano no território onde historicamente existiu o antigo Reino de Israel (930 a.C até 720 a.C). Os pais de Harvey guiavam-se por esta determinação. Eram portanto sionistas. 

3. O álbum Bob & Harv, até então, figura como a única obra de Harvey Pekar já publicado no Brasil. Foi pela Editora Conrad em 2006.

 

 

Referências:

 

Bob & Harv: Dois Anti-Heróis Americanos. Guia dos Quadrinhos. [s.d]. Disponível em: < http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/bob-e-harv-dois-anti-herois-americanos/bo033100/42907 >. Acesso em: 7 mar. 2024.

 

CODESPOTI, Sérgio. A América perdeu seu esplendor: morreu Harvey Pekar.  Notícias. Universo HQ. 13 jul. 2010. Disponível em: < https://universohq.com/noticias/a-america-perdeu-seu-esplendor-morreu-harvey-pekar/ >. Acesso em: 7 mar. 2024.

 

LEÓN, Lucas Pordeus. Entenda o que é sionismo, movimento que dá origem ao Estado de Israel. Internacional. Agência Brasil. 25 out. 2023. Disponível em: < https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-10/entenda-o-que-e-sionismo-movimento-que-da-origem-ao-estado-de-israel >. Acesso em: 7 mar. 2024.

 

Por que Povo Escolhido?. Holocausto & Anti-Semitismo. Chabad.org. [s.d]. Disponível em: < https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/664720/jewish/Por-que-Povo-Escolhido.htm >. Acesso em: 7 mar. 2024.

 

WALDMAN, J. T. About. jtwaldman.com. [s.d]. Disponível em: < https://www.jtwaldman.com/about/ >. Acesso em: 7 mar. 2024.

 

Not the Israel My Parents Promised Me. Macmillan Publishers. [s.d]. Disponível em: < https://us.macmillan.com/books/9780809074044/not-the-israel-my-parents-promised-me >. Acesso em: 7 mar. 2024.

 

NÃO É A ISRAEL QUE MEUS PAIS PROMETERAM. Veneta. [s.d]. Disponível em: < https://veneta.com.br/produto/nao-e-a-israel-que-meus-pais-prometeram/ >. Acesso em: 7 mar. 2024.

 

Redação. Benjamin Netanyahu, a vida e carreira do homem que governou Israel por mais tempo e lidera ofensiva contra o Hamas. BBC News Mundo. BBC News Brasil. 18 nov. 2023 Disponível em: < https://www.bbc.com/portuguese/articles/cmlp0vzlxgjo >. Acesso em: 7 mar. 2024.

 

URGENTE!!! Harvey Pekar na Veneta!. Instagram. 2 mar. 2024. Disponível em: < https://www.instagram.com/reel/C4BOsRgLvfv/?igsh=MWU5Znk5ZnpnandweA== >. Acesso em: 2 mar. 2024.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »