Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/03/2024 às 13h37min - Atualizada em 11/04/2024 às 16h42min

A Resiliência do Folclore: Como os Mitos Permeiam a Cultura Contemporânea

Júlia Gonçalves - Revisado por Nildi Morais
Mitos e folclore seguem influenciando nas produções e na cultura contemporânea. (Foto: Reprodução/Yuri Graneiro)

No turbilhão do mundo moderno, onde avanços tecnológicos e mudanças rápidas parecem definir nosso cotidiano, há uma força atemporal que permanece imutável: o folclore e os mitos que tecem as histórias de nossa humanidade. Enraizados profundamente em nossa cultura, essas narrativas antigas continuam a pulsar com vida, encontrando novas formas de expressão e relevância em meio à paisagem contemporânea.
 
Etimologicamente, a palavra folclore quer dizer “conhecimento do povo” e deriva do inglês Folklore – “folk”, que significa povo, e “lore”, que pode ser traduzida como conhecimento ou cultura. Capaz de traduzir a identidade social de determinada comunidade, a palavra folclore é utilizada para definir as manifestações que formam a cultura de um povo e representa elementos simbólicos e materiais que passam pela música, culinária, artes visuais, literatura, histórias, medicina popular, festas, crenças, etc. Ou seja, são os costumes de um povo enraizados na sua forma de viver e compreender o seu espaço histórico, social e cultural que se mantém ao longo das gerações.


 
O folclore na arte pop
 
Em um cenário onde a arte pop é dominante, não é surpresa que os mitos e o folclore encontrem um lar acolhedor. Da música à literatura, do cinema à arte visual, vemos uma profusão de obras que se inspiram em figuras lendárias e contos tradicionais para criar algo diferente e intrigante. Artistas como Neil Gaiman, em sua aclamada série de quadrinhos "Sandman", e músicos como Björk, que frequentemente incorpora elementos da mitologia nórdica em suas composições, são apenas alguns exemplos do vasto universo onde o antigo e o contemporâneo se entrelaçam em harmonia.


 
Além das fronteiras da arte, o folclore continua a ser uma parte vibrante da expressão cultural em muitas regiões do mundo. De festivais animados a danças tradicionais, de músicas folclóricas a trajes cerimoniais, comunidades de todas as esferas da vida encontram maneiras de honrar e preservar suas raízes culturais. Essas celebrações não são apenas uma lembrança do passado, mas uma afirmação da identidade e uma ponte para o futuro.
 
A relevância educativa e psicológica do folclore
 
Surpreendentemente, até mesmo a tecnologia, muitas vezes vista como um domínio separado do folclore, encontrou maneiras de incorporar essas histórias antigas em seu tecido digital. Vídeogames, realidade virtual e outras formas de entretenimento interativo frequentemente apresentam elementos folclóricos, permitindo que os jogadores mergulhem em mundos de mito e magia de maneiras nunca antes possíveis. Esta é uma prova do poder duradouro do folclore em nos cativar e nos transportar para além das fronteiras da realidade.
 
Mas o folclore é mais do que apenas entretenimento ou arte; é uma parte fundamental da educação e da compreensão cultural. Em salas de aula em todo o mundo, educadores reconhecem o valor intrínseco em ensinar folclore e mitologia para ajudar os alunos a entenderem melhor o mundo ao seu redor. Ao mergulhar nessas histórias antigas, os estudantes ganham uma apreciação mais profunda da diversidade cultural e uma compreensão mais ampla de suas próprias identidades.
 
Além disso, há a conexão entre os mitos e a psique humana, um vínculo que transcende tempo e espaço. Psicólogos e estudiosos da mitologia há muito reconhecem o papel vital que essas histórias desempenham em nossa compreensão do eu e do mundo que nos rodeia. Ao explorar os arquétipos e as jornadas heroicas presentes nos mitos, somos confrontados com reflexões sobre nossa própria jornada pessoal e os desafios que enfrentamos ao longo do caminho.

Folclore brasileiro: cultura e tradição de povos. (Reprodução: CanalGov - YouTube)
 


 

O folclore e os mitos são mais do que simples contos do passado; são fios que tecem a tapeçaria de nossa cultura contemporânea. Eles nos lembram de nossa humanidade compartilhada, de nossa capacidade de criar e nos conectar através das histórias que contamos. Enquanto o mundo continua a girar e mudar, o folclore permanece como uma âncora, uma fonte de inspiração e sabedoria que transcende as eras e nos lembra da riqueza da experiência humana.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »