Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
05/08/2019 às 01h55min - Atualizada em 05/08/2019 às 01h55min

Aprenda 10 passos para poupar e nunca mais faltar dinheiro

Confira as dicas do livro Me Poupe, da jornalista Nathalia Arcuri

Yasmine Mônica Martins
Imagens da internet
Economizar em meio à crise em que vivemos parece até algo improvável de se fazer. No entanto, é possível economizar mesmo ganhando pouco. Pensando nisso, vamos conhecer melhor o trabalho da jornalista e youtuber, Nathalia Arcuri, que criou um projeto de entretenimento financeiro para as redes sociais, especialmente no Youtube, no canal chamado Me Poupe. O objetivo é explicar, de maneira clara e objetiva, um plano financeiro para ajudar as pessoas a mudar sua relação com o dinheiro.
 
De uma maneira bem descontraída em seus vídeos, Nathalia consegue explicar sobre vários assuntos financeiros sem muitas complicações. Dessa forma, seu canal cresceu e já alcançou mais de 3,7 milhões de inscritos que buscam aprender mais sobre o mundo das finanças.
 
Com todo esse sucesso além das redes sociais, a jornalista escreveu em 2018 o livro “Me Poupe: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso”. Usando uma linguagem simples, Nathalia explica sua trajetória profissional, através de várias experiências que passou até chegar ao sucesso, e como sua relação com o dinheiro afetou de forma positiva sua vida.
 
No entanto, o que mais chama atenção no livro são os 10 passos que a jornalista explica para poupar dinheiro. Então, vamos à lista:
 
 1º Dinheiro fobia: o termo, segundo a jornalista, é usado para que as pessoas entendam que dinheiro não é algo ruim. É preciso vê-lo de uma forma diferente, não apenas como gasto, mas como investimento.
 
A importância de receber um não: No livro, a jornalista conta que suas experiências com a palavra não foram muito importantes para impulsionar sua mudança de vida e ganhar seu primeiro milhão.
 
Tenha prioridades: Para a jornalista, é preciso levar em conta o que realmente importa na hora de gastar dinheiro e analisar o que deve ser poupado, para alcançar um objetivo. Pois com um objetivo já mentalizado, fica mais fácil para se guardar dinheiro.
 
Força T: Segundo a jornalista, é preciso ter tesão pelo que você ama, ou seja, seu objetivo, para que consiga ver que é possível alcançar algo economizando.
 
Aprenda a economizar: Nathalia se refere ao hábito de poupar. Primeiro, reveja suas finanças, analise seus gastos e faça cortes aos poucos nas coisas que não são tão necessárias. Vá poupando para seu objetivo.
 
Invista : Aqui a jornalista explica sobre várias maneiras de investimentos que a pessoa pode estar procurando para aumentar sua renda, o que ela chama de juros compostos. Nathalia justifica “o dinheiro agora trabalha para mim”, pois dependendo do investimento, o dinheiro tende a crescer sozinho.
 
Busque conhecimento: A questão refletida aqui é: valorize seu conhecimento, faça cursos, veja vídeos no Youtube, participe de workshops, palestras, invista o seu dinheiro também em conhecimento. Ou seja, invista em você.
 
Começe a planejar o seu futuro: Nathalia aborda sobre situações de emergência, como reserva financeira, citando exemplos como: caso fosse demitido hoje, teria reserva para cuidar da sua família por pelo menos seis meses a um ano, sem depender de outro serviço? Perguntas assim são colocadas ao longo deste assunto, alertando sobre o ato de poupar, que vale não só para um objetivo mas também para emergências.
 
Seja responsável pelo que você faz. Pare de se sabotar: É preciso ter comprometimento com seu dinheiro. Seja responsável por seu autocontrole, pense antes de agir. Será que vale a pena gastar o que está guardando? Tenha foco e fuja das tentações.
 
10º Agradeça: Todo plano exige tempo e disciplina. Hábitos não mudam da noite para o dia. É preciso comprometimento. Trabalhe para o que deseja e agradeça sempre. A gratidão é o melhor remédio para suas experiências de vida.
 
Enfim, seguindo o passo a passo de todas essas 10 dicas, a jornalista garante que mudanças muito positivas chegarão à sua vida financeira. Por isso, não deixe para amanhã e comece hoje mesmo mudando seus hábitos.

Editado por Letícia Agata
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »