Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/06/2024 às 18h10min - Atualizada em 16/06/2024 às 18h08min

Um show (para todos) de Xbox

Paulo Firmo - Editado por Letícia Nunes
Fonte e Reprodução: Xbox BR


No maior evento da marca Xbox em 2024, a Xbox Games Showcase, a Microsoft reafirma a sua visão inclusiva no futuro dos videogames.  

 

Às 14h (Horário de Brasília) do último 9 de junho ocorreu a 3ª edição1 do aguardado evento que mostra as novidades produzidas (e em desenvolvimento) de um dos grandes players do mercado mundial de jogos eletrônicos, o Xbox. Pela primeira vez após a Pandemia de Covid-19, foi um evento presencial em um dos maiores espaços de cobertos dos Estados Unidos da América (EUA), o colossal (capacidade para mais de 7.000 pessoas) Microsoft Theatre em Los Angeles no coração da quente California. De lá, a transmissão ao vivo se deu para todo o mundo através dos canais oficiais da marca na Internet. E ao final, foi considerado um sucesso pelos jogadores e mídia especializada; além dos investidores, tendo em vista que no dia seguinte as ações da gigante estadunidense de tecnologia, a Microsoft, dona do Xbox, teve uma alta significativa. 

 

No total foram 30 jogos anunciados, quase todos disponíveis no serviço de assinatura da marca, o Game Pass, assim que lançados. Muitos dos quais com previsão de já para 2025. Estréias mundiais, produções exclusivas aguardadas e outras inéditas e surpreendentes. Dentre os destaques preciosidades da casa após anos de espera como a aclamada guerra futurista distópica de Gears of War: E-Day, uma história anterior (um prequel) ambientada 14 anos antes do primeiro Gears of Wars (2006); State of Decay 3, jogo com temática pós-apocalíptica zumbi muito aguardado pelos fãs; o “infernal” Doom: The Dark Ages; o já nostálgico Indiana Jones e o Grande Círculo e a expansão Starfield: Shattered Space.

 

Outra novo conteúdo extra anunciado foi Fallout 76 Skyline Valley, aproveitando o atual sucesso da série produzida pela Amazon/Prime Vídeo. E ainda, Assassin’s Creed Shadows, que embora não tenha sido revelado aqui pela primeira vez, voltou à cena no evento Xbox a fim de reforçar a satisfação e expectativas dos fãs da série criada pela Ubisoft que há anos ansiavam por um jogo cuja narrativa se passasse no Japão antigo. 

 

E o que não poderia ficar de fora, o popular Call of Duty: Black Ops 6, cujo trailer  abriu a Xbox Games Showcase 2024, e que teve o seu próprio evento em seguida: Call of Duty: Black Ops 6 Direct. Afinal, é o jogo que materializa agora a maior expansão Xbox, com a compra da Activision Blizzard King (dona de famosas franquias Call of Duty, Diablo, World of Warcraft dentre muitas outras) no final de 2023 após uma demorada batalha judicial na Europa e EUA. 

 

A respeito, Phil Spencer, o CEO da Microsoft Gaming, afirmou logo na abertura do grande evento que, desde a versão beta do jogo até as expansões de temporada e atualizações, Call of Duty: Black Ops 6 estará ao alcance de todos os jogadores. Sem barreiras - leia-se, dispositivo ou acordos de exclusividade. E ainda salientou que este será o primeiro Call of Duty disponível no serviço Game Pass desde o primeiro dia de lançamento em 25 de outubro próximo. 

 

Em quase duas horas de evento (contando com o espaço dedicado ao COD (Call of Duty) deste ano, a marca Xbox destacou o seu compromisso com o oferecimento de possibilidades para o jogador. Sarah Bond, a Presidente da divisão Xbox afirmou logo após anunciar novos console com mais opções de cores e armazenamento: “Esses novos consoles X e S, juntamente com muitos outros dispositivos da nossa família de jogos Xbox oferecem mais opções. É nossa missão fazer do Xbox o melhor lugar para você jogar, incluindo títulos de nossos próprios estúdios no Game Pass no lançamento, trazendo seus jogos para o futuro com nosso compromisso com a preservação de jogos, ampliando os limites técnicos em nosso hardware e permitindo que jogue onde quiser, em consoles, PC e na Nuvem. Isto é o que define o Xbox hoje e no futuro. E estamos trabalhando arduamente na próxima geração”

 

De fato, um compromisso e tanto em meio a muitas desconfianças e burburinhos recentes que rondaram a marca Xbox nas mídias sociais e sites de notícias quando a mesma anunciou que estava direcionando alguns de seus jogos para concorrentes diretos como o Playstation da Sony. Muito se questionou se a marca deixaria de investir em hardware (neste contexto, consoles) e focaria apenas em software (neste contexto, jogos). Afinal, os serviços são o carro-chefe da sua dona, a Microsoft. Estaria então, com as novas diretrizes mais flexíveis, a divisão Xbox seguindo o mesmos passos? O Xbox Games Showcase 2024 deixou os caminhos do Xbox mais transparentes e reavivou a admiração dos seus entusiastas. A leitura mais consensual que se obtém a partir de então, é que a busca da marca é pela diversidade. Não apenas de conteúdos mais de instrumentos e meios para o acesso aos jogos eletrônicos. Sem abandonar tradições (como podem ser encarados os consoles residenciais e a exclusividade de jogos), mas sim agregando (muitas) opções. A jogar e conferir. 

 

Para assistir (ou assistir novamente) a conferência Xbox Games Showcase, com opções de legenda em português do Brasil, observe o vídeo abaixo. 

 

 

Notas: 

 

1. Sem contar os eventos estendidos, realizados poucos dias após a transmissão principal, podemos considerar que em 2024 ocorreu a 3ª edição da Xbox Games Showcase. Em uma breve linha do tempo, foi em meio ao crescente desprestígio da maior feira da indústria dos jogos eletrônicos do mundo, a Electronic Entertainment Expo - E3 (cujo encerramento oficial se deu em 2023 após quase 30 anos de existência), que a Microsoft, proprietária da marca Xbox, optou por realizar os seus eventos de apresentação de novos produtos de forma independente - tal qual suas concorrentes Sony e a Nintendo. Assim, em 2022, com a não realização da E3 naquele ano, a Xbox & Bethesda Games Showcase passou a ser realizada de forma independente. O nome da conferência está relacionado com a aquisição da desenvolvedora de jogos Bethesda (criadora de franquias famosas como DOOM, Fallout e The Elder Skrolls) pela Microsoft em 2020. O nome Xbox Games Showcase foi titularizado em 2023 e desta maneira segue. 

 

Referências:

 

SYOZI, Ricardo. O que é EPUB?. O que é. Software. Apps. Canal Tech. 25 mar. 2024. Disponível em: < https://canaltech.com.br/apps/o-que-e-epub/ >. Acesso em: 6 jun. 2024.

 

MAGALHÃES, Bruno. Microsoft compra Bethesda, produtora de Doom, Fallout e Elder Scrolls. Techtudo Jogos. 21 set. 2020. Disponível em: < https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/09/microsoft-compra-bethesda-produtora-de-doom-fallout-e-elder-scrolls.ghtml >. Acesso em: 13 jun. 2024. 

 

MELLO, André. E3 é cancelada definitivamente. Notícias. Games. Canaltech. 12 dez. 2023. Disponível em: < https://canaltech.com.br/games/e3-cancelada-definitivamente-272927/ >. Acesso em: 14 jun. 2024. 

 

Microsoft Corporation (MSFT). Investing.com. 14 jun. 2024. Disponível em: < https://br.investing.com/equities/microsoft-corp >. Acesso em: 15 jun. 2024. 

 

PALMEIRA, Carlos. E3 2021: confira todas as datas e horários das conferências. Voxel. 9 jun. 2021. Disponível em: < https://www.tecmundo.com.br/voxel/218939-confira-horarios-e3-2021.htm >. Acesso em: 13 jun. 2024.  

 

SALGADO, Jorge. "E3 2022" - todas as datas, horários e conferências anunciadas até agora. Artigos. Eurogamer PT. 7 jun. 2022. Disponível em: < https://www.eurogamer.pt/e3-2022-todas-as-datas-horarios-e-conferencias-anunciadas-ate-agora >. Acesso em: 14 jun. 2024.  

 

Schiavoni, Daniel. E3 2019 | Confira a programação oficial do evento!  Notícias. Aficionados. [s.d]. Disponível em: < https://www.aficionados.com.br/e3-2019-confira-a-programacao-oficial-do-evento/ >. Acesso em: 13 jun. 2024.

 

Xbox BR. Xbox Games Showcase seguido pela apresentação do Call of Duty: Black Ops 6 Direct. Youtube. 9 jun. 2024. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=XYyU-2W3BVE&rco=1 >. Acesso em: 9 jun. 2024.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »