Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/08/2019 às 00h11min - Atualizada em 27/08/2019 às 00h11min

Empreendedorismo: 7 filmes para inspirar nos negócios

Conheça histórias de sucesso, superação e muita persistência

Yasmine Mônica Martins
Conheça filmes que podem te inspirar nos negócios. (Foto: Reprodução / Internet)
A cada dia novos empreendedores buscam seu espaço no mundo dos negócios, nesse sentido não basta apenas ter uma boa ideia ou entender o mercado local, é preciso muita persistência para obter o tão sonhado sucesso. E nesse tempo de crise econômica e muitos desempregos é que surgem as possibilidades de se abrir a uma nova oportunidade ou desafio. Pensando nisso, abordaremos nesse texto 7 filmes que contam histórias de sucesso, superação e muita persistência que vão te inspirar a ter o seu próprio negócio.

REDE SOCIAL


A história é baseada na vida do jovem Mark Zuckerberg, criador da rede social Facebook. O longa mostra como o sucesso da rede social teve um impacto grande na vida pessoal e profissional de Mark, tornando ele o mais jovem bilionário da história. Por que ver? O principal motivo é mostrar que o bom empreendedor deve sempre ficar atento quando ver uma oportunidade de negócio. Sobretudo é preciso agir e a todo momento melhorar o seu produto ou negócio para torna-lo indispensável para quem o consume e que relações pessoais podem ser afetadas durante o processo.

FOME DE PODER


O filme retrata a real história da criação do McDonald, em que Ray Kroc (interpretado por Michael Keaton) é o grande responsável por expandir os negócios em nível global. No longa, Ray é apenas um vendedor de maquinas de milk-shakes quando conhece os irmãos Ricky e Maurice McDonald, donos de uma pequena empresa de hambúrgueres que possui um método de produção de lanches rápidos. Ray ver no negócio uma oportunidade, e convence os irmãos a ser sócio deles nas futuras franquias. No entanto, com todo o sucesso das franquias, a ambição leva Ray a mudar totalmente sua vida e de seus sócios. Por que ver? Nesse filme é possível analisar que toda negociação precisa de persistência para conquistar a confiança e credibilidade de seus clientes. Além de que nos negócios é necessário cautela e cuidado com manipulação para não cair em armadilhas como: conhecer bem seus sócios, ler atentamente os contratos e ficar de olho nas mudanças do mercado.

JOY: O NOME DO SUCESSO


O filme conta a história real de Joy Mangano, interpretada por Jennifer Lawrence. Uma  mulher empreendedora que criou nos anos 90 um “miracle mop”, um esfregão  que se torce sozinho e que atingiu um grande sucesso após ser visto num programa de TV. Embora a relação pessoal de Joy com a família fosse complicada, isso não a impediu de criar o seu negócio e ficar milionária. Por que ver? O filme aborda sobre questões de quebra de confiança com familiares e que nos negócios incluir alguém da família pode gerar grandes dores de cabeça e rivalidades. Outra lição é que todo empreendedor deve saber vender seu produto, no filme, Joy vira garota propaganda para alcançar seu público com sua invenção.

CHEF


O filme conta a história de Carl Casper interpretado por Jon Favreau, um chef de cozinha de um restaurante em Los Angeles que gosta de querer inovar em seus pratos, porém enfrenta problemas com o dono do restaurante que não aceita mudanças. Um dia, após um crítico gastronômico renomado ir no restaurante e publicar uma crítica negativa de seu cardápio que viraliza nas redes sociais, Carl tira satisfações e é demitido. Desempregado, Carl com ajuda de sua ex-mulher decide montar um trailer de comida e fazer o que realmente gosta: cozinhar e inovar. Por que ver? trata a questão do marketing e o uso das redes sociais, que podem tanto ajudar quanto atrapalhar o seu negócio. Além de tratar pontos como criatividade e ser aberto a novas oportunidades quando se estar desempregado.

A PROCURA DA FELICIDADE


O filme conta a história de Chris Gardner, interpretado por Will Smith, um vendedor de scanners que fica desempregado e vê sua vida desmoronar. Após ser largado pela esposa, despejado do lar, sem dinheiro e com o filho de 5 anos para criar sozinho, passa a dormir em abrigos e banheiros públicos. Mesmo com tantos problemas Chis tem como seu único propósito tentar dar uma vida melhor para seu filho. Diante de tanta luta consegue um estágio não remunerado em uma firma de prestígio para virar corretor e assim arriscar mudar de vida. Por que ver? O filme é um estimulo para quem deseja arriscar um negócio, mas tem medo de não dá certo. Além de falar sobre o poder da persistência e do trabalho duro. O filme ensina que se você realmente tem um sonho, deve correr atrás.

A GRANDE APOSTA


O filme conta a história de quatro investidores que apostaram contra o mercado imobiliário e financeiro dos EUA que estava no auge do crescimento, mas na verdade gerou a maior crise econômica do país. Eles criaram projeções de um novo mecanismo de investimento baseado na queda das ações dos bancos. Por que ver? O filme ensina que no mundo dos negócios em toda crise, pode haver uma oportunidade. Em suma, que o bom empreendedor deve saber administrar os riscos e avaliar que forma está investindo o seu dinheiro.

UM SENHOR ESTAGIÁRIO


O filme relata a história de Jules Ostin (Anne Hathaway) CEO de um site de vendas em crescimento, que como nova abordagem cria um projeto de estágio para idosos que buscam recolocação no mercado de trabalho. Ben Whittaker (Robert De Niro) é um homem viúvo e aposentado que se candidata ao estágio, nessa nova experiência ele tenta se adaptar à nova rotina, enfrentar as decisões de sua chefa e vivenciar o trabalho com seus novos colegas. Por que ver? O filme ensina sobre liderança, trabalho em equipe e que não existe limitação de idade quando se quer trabalhar em algo. Além disso, trata a questão de confiar em seu potencial e sua capacidade de lidar com uma nova experiência.

Agora que já sabe quais são os filmes, reserve um tempo e aproveite, grandes ideias surgem quando menos esperamos.

Editado por Alinne Morais

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »