29/11/2019 às 11h56min - Atualizada em 29/11/2019 às 11h56min

A situação dos desesperados para a reta final do Brasileirão

CSA e Cruzeiro estão na zona do rebaixamento, mas a decisão deve ficar para a última rodada

João Victor de Souza Viana - Editado por Paulo Octávio
Abel Braga não resistiu a derrota para o CSA e foi demitido; Adilson Batista assume o Cruzeiro. Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro
O Brasileirão 2019 está na reta final. Faltam somente três rodadas para o fim do Campeonato mais importante de nosso país. Se a posição que todos desejavam já está definitivamente ocupada pelo Flamengo, no lado oposto da tabela, onde ninguém quer ficar, a disputa ainda está acirrada e promete muitas emoções até o  próximo dia 08, data da última rodada. Ainda restam duas vagas no Z-4. As duas equipes catarinenses já estão sem chances matemáticas de se salvarem. O Avaí, último colocado, possui apenas 18 pontos e está com o rebaixamento confirmado desde a 33ª rodada. E a Chapecoense, penúltima na tabela, foi rebaixada nessa 35ª rodada, após perder em casa para o Botafogo.

As situações de CSA, Cruzeiro e Ceará são com certeza as mais complicadas. E não só pela situação na tabela, mas também pela organização e planejamento. Na quarta-feira (27), o Ceará demitiu Adilson Batista após a derrota para o Flamengo. E na madrugada de hoje (28) o clube anunciou Argel Fucks, ex-treinador do Azulão, como novo comandante. A Raposa, depois de perder para os alagoanos, também troca de técnico: sai Abel Braga e chega Adilson Batista. Nesse rodízio, a equipe de Maceió está sem comando técnico definido.

Na análise fria dos números, sete clubes ainda possuem chances de rebaixamento. CSA (18º) e Cruzeiro (17º) são os times que hoje estariam rebaixados, com 32 e 36 pontos, respectivamente; eles não dependem somente de suas forças para se salvarem. Ontem (28), a equipe alagoana venceu confronto direto com os mineiros, em pleno Mineirão, com gol do zagueiro Alan Costa, e manteve chances de escapar da degola. 

O primeiro time fora da zona de rebaixamento é o Ceará. o Alvinegro cearense está com 37 pontos e depende só de si para conseguir se manter na série A. O Fluminense conseguiu duas vitórias seguidas  e está cinco pontos acima do Cruzeiro. Em 14º e 13º lugar, estão Atlético-MG e Botafogo respectivamente, com 42 pontos. E com chances remotas, o Vasco está na 12ª posição com 44 pontos, oito a frente do Z-4.

Abaixo serão citados os jogos restantes de cada um dos times que ainda possuem possibilidades matemáticas de rebaixamento:
  • Vasco – Cruzeiro (c); Bahia (f); Chapecoense (c).
  • Botafogo – Internacional (c); Atlético-MG (f); Ceará (c).
  • Atlético-MG – Corinthians (c); Botafogo (c); Internacional (f).
  • Fluminense – Avaí (f); Fortaleza (c); Corinthians (f).
  • Ceará – Atheltico-PR (c); Corinthians (c); Botafogo (f).
  • Cruzeiro – Vasco (f); Grêmio (f); Palmeiras (c).
  • CSA – Bahia (c); Chapecoense (f); São Paulo (c).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »