Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/02/2020 às 16h26min - Atualizada em 02/02/2020 às 16h26min

Spotify abre a nova década e Luan Santana é um case de sucesso

Streaming cresce rapidamente e traz uma nova perspectiva para nova década, mudando mercado da música

Eduardo V. Schmitt - Editado por Letícia Agata
Pixabay
Uma nova década está aí e vem trazendo consigo uma revolução enorme na área digital e até no mercado de entretenimento. A palavra do momento é um termo estrangeiro chamado Streaming, traduzido para o português, Transmissão. Isso significa você ouvir e assistir de maneira digital, em tempo real, sem precisar fazer o download do arquivo.  Exemplos disso são a Netflix e o Spotify, que revolucionaram a maneira de se entreter frente ao avanço da tecnologia.
 
Atualmente não se vende mais CDs e DVDs físicos e dificilmente se vai na locadora para alugar filmes. O mercado já entendeu esse recado e as gravadoras não se preocupam mais em divulgar os shows de seus artistas via DVD, nem em comerciais de televisão; agora o foco é no Youtube, que contabiliza visualizações ao invés vez de discos vendidos.
 
Há estudos que comprovam essa forte tendência, conforme relatório divulgado pela Ampere Analysis, que mostra que o streaming será maior que serviço de TV paga esse ano. Eles acreditam que isso pode estar relacionado ao fato da criação da Apple TV, que promete ao usuários da linha Apple um ano grátis de plano.
 
MERCADO MUSICAL
 
O setor do mercado musical brasileiro já trabalha com essas novas ferramentas há algum tempo e tem parceria com outros serviços de streaming de música, como o Deezer  e iTunes. O cantor Luan Santana, por exemplo, é o cantor mais tocado nas rádios brasileiras dos últimos dez anos, conforme o ranking da Crowley. Tudo isso está passando por uma transição de mercado e tecnologia, desde quando ainda não se tinha presença das redes sociais em massa, como o Instagram e Youtube.

Na sua estreia com Meteoro, Luan não tinha outros recursos de divulgação, a não ser nas rádios e na TV. A internet crescia velozmente neste período, mas sem uma presença massiva das redes sociais. Portanto, os fãs precisavam ir até uma loja para adquirir os CDs e DVDs ou kits, sendo que muitas cidades nem recebiam os produtos licenciados originais.
 
Com o avanço da tecnologia, a instantaneidade e multimidialidade trouxeram uma nova perspectiva para isso. A gravação do DVD é postada em partes (clipes) no Youtube e a divulgação pesada acontece na redes oficiais com maior interação. Para se ter uma ideia, hoje o cantor possui mais de 40 milhões de seguidores no Instagram e Facebook, além de 8 milhões de inscritos no Youtube.

Luan Santana foi o artista mais tocada da última década, afirmou a Crowley

Luan Santana foi o artista mais tocada da última década, afirmou a Crowley

Luan Santana foi o artista mais tocado na última década, afirmou a Crowley (Foto: Reprodução)

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »