Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/02/2020 às 22h40min - Atualizada em 07/02/2020 às 22h40min

Cripta da Catedral da Sé comemora 100 anos em série de concertos

Do canto gregoriano ao beatbox, concertos ocupam diferentes espaços da catedral

Raquel Cerqueira Batista - Editado por Mário Cypriano
Logo do projeto - Imagem: Divulgação
A Cripta da Catedral da Sé completou 100 anos no dia 16 de janeiro de 2020. E para comemorar, está realizando uma série de concertos que trazem 30 atrações musicais gratuitas em lugares específicos da Catedral, relembrando sua trajetória histórica e a história de São Paulo. A Catedral já recebeu artistas como Alessandro Penezzi, Brazu Quintê, Coral das pastoras do Rosário, Choronas, Laércio de Freitas, Mnemusik, entre outros. “O projeto começou em julho de 2019 e temos atrações confirmadas até março de 2020. E estamos trabalhando para ter um prolongamento (até agosto/2020)”, disse Camilo Cassoli, diretor geral do projeto. Toda programação é transmitida e disponibilizada para acesso público no site www.concertoscripta.com.br e nas redes sociais do projeto (Facebook, Instagram e Youtube).

Logo do projeto - Imagem: Divulgação

“Os concertos são realizados em locais como a Cripta, o Salão do Piano, o Salão do Órgão, o Coro e a Sala Monsenhor Silvio. A partir da data redonda, dos cem anos, começamos a elaborar uma série de ações visando a comemoração. O objetivo é ressaltar a importância da cripta do ponto de vista histórico e artístico. Com isso a ideia é ampliar a divulgação desse patrimônio, contribuindo para que mais pessoas o acessem e contribuam com sua preservação”, diz Camilo Cassoli.
 
A série de concertos Cem Anos da Cripta da Catedral da Sé é produzida pelo Estúdio Centro, a partir da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, com patrocínio da Sabesp, apoio da Catedral da Sé e da Associação de Amigos da Catedral da Sé. Em alguns momentos do concerto são apresentados diferentes aspectos da história da cidade, começando pela época em que havia mata atlântica no local da praça da catedral, indo até os dias atuais e desafios que permanecem para o futuro.

“Os repertórios se relacionam tanto com a história da Catedral quanto com a da cidade. Dentro da Série temos 4 eixos temáticos, que se entrecruzam. O primeiro aborda justamente a relação entre música e arquitetura, explorando as especificidades acústicas de cada ambiente. O segundo trata dos povos que formam a cidade, contando com migrantes, imigrantes e seus descendentes. O terceiro aborda o que chamamos de camadas históricas da Praça da Sé. Por fim, como quarta linha, temos o recorte da Série Elementos. Nela serão executadas peças relacionadas aos elementos naturais, em locais que fazem referências a eles: como Terra (na Cripta, a sete metros abaixo da Praça da Sé), e Água, diante da Pia Batismal da Catedral”, finalizou Camilo.


Interior da Cripta - Imagem: Divulgação

Os próximos concertos são:

Chico Brown – dia 15 de fevereiro de 2020, às 16 horas, na Sala do Piano;

Amba Verá & Quinta Essentia - dia 29 de fevereiro de 2020, às 16 horas, na Sala do Piano;

Brass Ensemble Abc - dia 07 de março de 2020, às 16h30, na Cripta.

Para participar de alguma apresentação é preciso adquirir os ingressos que são distribuídos com 1 hora de antecedência no próprio local. Ingressos limitados.
A Catedral da Sé está localizada no endereço: Praça da Sé, s/nº, Centro de São Paulo 01001-000.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »