Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/02/2020 às 15h28min - Atualizada em 29/02/2020 às 15h28min

Carnaval com Jesus: uma alternativa para o feriado

Igrejas de Salvador se reuniram para evangelizar durante a festa

Heide Moura - Revisado por Mário Cypriano
Espiritual de Salvador - Foto: Divulgação
O carnaval é marcado por pessoas de todo o país (e até mesmo do mundo) que se reúnem nas avenidas no intuito de dançar, paquerar e se divertir. Porém, embora existam seus momentos de alegria, o índice de violência, estupro e tráfico aumentam muito nessa época que, em alguns lugares, conta com  mais de uma semana de festa.

Buscando uma forma de trazer leveza, conscientização e fé para as ruas de Salvador, algumas Igrejas procuraram levar a palavra de Deus aos foliões de uma forma bastante animada. São os projetos Espiritual de Salvador e banda Ataká pra Katá, ambos da cidade de Salvador – BA.
 
Entre louvores e adoração: palavra divina

Nascido no Garcia, o projeto Espiritual de Salvador atualmente é realizado pela Igreja de Jesus em Salvador (nome dado ao grupo com mais de 50 Igrejas que participam do evento todos os anos), costumam acampar próximo ao circuito para facilitar o acesso e participação de todos os momentos de propagação da palavra durante a festa.

Espiritual de Salvador - Foto: Divulgação

Tendo como os três pilares a ADORAÇÃO, UNIDADE e EVANGELIZAÇÃO, o projeto busca a todo o tempo declarar o seu amor por Jesus. “É a nossa 21ª Edição e contamos com um preparativo de 100 dias de antecedência, além do jejum 21 dias antes da abertura.”, contou Milza (25), coordenadora da Base de Evangelização do Espiritual de Salvador.

Com o intuito de trazer paz e calmaria para as ruas, os integrantes com camisas padronizadas com a frase “Alegria de Jesus”, se reuniram na quinta-feira de carnaval (20/02) 18h até às 00h com noites de louvores até a quarta-feira de cinzas. Com turnos de 3 em 3 horas, intercalaram-se entre adoração e intercessão em diversos locais da cidade, invocando o nome do Senhor e orando pelas realidades espirituais envolvidas nesse tempo.

Entre um trio e outro, foliões se depararam com a evangelização que aconteceu na Avenida Adhemar de Barros (Ondina). Através das músicas, danças, teatros, Palavra e abordagem pessoal, o grupo prega o nome de Jesus e muitas pessoas se rendem a Ele e viram cristãos naquele local.  As noites de evangelização (de 18h a 00h) aconteceram nas noites de sexta a terça-feira (21 a 25/02).
 

No ritmo da batida


Grupo Ataka Pra Kata no Rio vermelho. Crédito: Heide Moura

Ao som do repique e percussão devidamente padronizados com adesivos contendo a imagem de um leão multicolorido, o grupo Ataká Pra Katá (na linguagem baiana atacar para colher) que tem como idealizadora principal a Igreja Bola de Neve, nasceu de forma voluntária e não remunerada. O projeto que existe desde 2015 conta com músicos que busca em cada batida levar alegria e o amor de Deus para a vida das pessoas.

Com bandeiras erguidas para sinalizar a presença, cada batida nos instrumentos dos 40 integrantes é possível sentir o poder do Espírito Santo em cada Hino. Este ano, o evento aconteceu em Guarajuba (22/02) e no Rio Vermelho, um dos bairros mais boêmios de Salvador na tarde do domingo de carnaval (23/02). “Fazemos o Evangelismo no carnaval. Buscamos através dos tambores levar alegria, inclusão e o amor de Jesus”, disse Wanessa, líder do ministério.

Rodeado de pessoas, o grupo atraiu dezenas de olhares curiosos e alguém sempre parava para assistir a apresentação da banda. Além do público, o evento contou com a presença especial do apresentador e dançarino Yudi Tamashiro e do Dj Gerê. Com Osmar (40), não foi diferente. “É a primeira vez que vim ao Rio Vermelho e já fui surpreendido por este som. Não frequento carnaval, mas acho muito importante este incentivo principalmente aos jovens.”, disse ele.

Para estar tudo pronto para a evangelização no período carnavalesco, os integrantes se preparam desde Dezembro e busca de uma forma pacífica e alegre transmitir o amor de Jesus. “A Igreja acaba fazendo um papel social importante de inclusão, dando uma palavra de amor, um abraço, um sorriso.”, finalizou ela.
https://www.espiritualdesalvador.com.br/ https://brasilescola.uol.com.br/carnaval/historia-do-carnaval.htm http://www.boladeneve.com/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »