12/03/2020 às 15h54min - Atualizada em 12/03/2020 às 15h54min

Conmebol suspende Libertadores e adia início das Eliminatórias sul-americanas

Confira como o coronavírus afeta o futebol e os outros esportes

Lúcia Oliveira - Editado por Paulo Octávio
Olímpia e Defensia jogaram com os portões fechados por causa da pandemia de coronavírus. Foto: Luis Vera/Getty Images
A Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) pediu o adiamento das primeiras rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Esperada para começar em 22 de março, a competição não tem previsão de início devido à pandemia do coronavírus. As confederações e associações nacionais de futebol foram ouvidas e boa parte dos países foi favorável ao pedido da entidade. A entidade confirmou que suspendeu os jogos da Libertadores, a partir da próxima semana, de 15 a 21 de março e que até essa data vão reavaliar a situação para ver se mantem a suspensão por mais tempo. O clássico Grenal e os jogos Racing x Alianza Lima e Nacional  (URU) x Estudiantes (VEN) estão mantidos para quinta.

Já a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) discute hoje (12), em uma reunião, possíveis medidas que visam evitar a propagação do COVID-19. Até o momento,  partidas  que ocorrem no Brasil não sofreram qualquer restrição em relação à presença de torcedores no estádio. 

 

GP da China foi adiado há quase um mês. Foto: Reprodução/AP

MUNDO                      
                                               
Juventus informou oficialmente que o zagueiro Rugani testou positivo para o novo coronavírus. Danilo e Alex Sandro, ambos laterais brasileiros que jogam na equipe italiana e foram convocados por Tite para os jogos das Eliminatórias, têm suas situações de saúde monitoradas pela CBF. Além disso, o Campeonato Italiano está suspenso há dois dias. Timo Hübers, jogador do Hannover 96, da Alemanha, foi o primeiro jogador europeu a testar positivo para o COVID-19. O resultado foi obtido na manhã de ontem (11).

Além do futebol, o vírus afetou também o automobilismo:
 o GP da China, que estava previsto para acontecer em abril, foi adiado. Hoje, a McLaren informou que não participará do GP da Austrália, uma vez que um de seus funcionários obteve resultado positivo para a doença. O Grande Prêmio que abre a temporada pode ser cancelado.

PREVENÇÃO

Principais medidas de prevenção, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde:


– Lavar bem as mãos frequentemente com água e sabonete ou usar desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Ficar em casa quando estiver doente;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência. 




 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »