Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/07/2020 às 16h36min - Atualizada em 06/07/2020 às 16h06min

Conmebol estuda cenário para volta dos torneios continentais

Maior problema para entidade é que cada país sul-americano sofre com a pandemia de um jeito

Gustavo Cardozo Moraes - Editado por Paulo Octávio
"Reprodução/Correio do Povo"
Conmebol está tentando encontrar uma solução para a volta das competições continentais na América do sul. Especula-se que a Libertadores e Sul-americana possam voltar em setembro, mas não há certeza. Os campeonatos estão paralisados desde março por conta da pandemia do novo coronavírus,
 
 
Mesmo sem data de retorno, a Conmebol estuda internamente como será feita essa volta. Foi divulgado no dia 2 de julho o protocolo de segurança, que inclui jogos sem torcida. O presidente da entidade, Alejandro Domínguez, durante a cúpula do Mercosul, disse: “Nossa intenção não é voltar da noite para o dia. O futebol precisa voltar com total segurança, quando vocês, senhores presidentes, com suas autoridades sanitárias, considerarem seguro".

 Entretanto, a Conmebol pode ter problemas para retomar seus campeonatos. O fator central é o cenário que cada país apresenta diante da crise sanitária. No Brasil, mesmo com os altos números de infectados, a maioria das equipes já retomaram suas atividades. Porém, a realidade não é a mesma em outros países. Na Argentina as equipes podem a treinar no final de julho ou começo de agosto; isso vai depender do número de casos da pandemia.
 
Já no Uruguai a realidade é outra. O país, que não está sendo tão afetado pelo vírus, já tem data para o retorno de seu campeonato nacional. A Secretaria Nacional de Esportes confirmou a volta do campeonato para 15 de agosto; a competição está suspensa desde o dia 13 março.

Enquanto isso, algumas competições no continente sul americano já estão sendo disputadas. Esse é o caso do campeonato carioca. O Flamengo, atual campeão da libertadores, retornou aos gramados no dia 18 de junho, contra a equipe do Bangu. O jogo gerou muita polêmica entre as federações e os clubes.
 
As datas para a volta das competições nacionais já estão sendo especuladas pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O atrito entre alguns clubes e a entidade que rege o futebol no Brasil está ligado as vantagens físicas das equipes que retornaram com antecedência. Enquanto os times cariocas voltaram a disputar seus campeonatos estaduais, os clubes de São Paulo ainda não tinham retornado aos treinos.
 
As duas principais competições da América do sul estavam sendo bem disputada até a paralisação. A Libertadores estava na segunda rodada da fase de grupos, até o momento da pausa. Todas as equipes brasileiras  estavam entre os dois primeiros de seus respectivos grupos.. Já na Copa Sul- americana, Atlético-MGFluminenseFortaleza e Goiás foram eliminados ainda na primeira etapa. Só o Vasco e o Bahia seguem vivos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »