Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/07/2020 às 11h26min - Atualizada em 24/07/2020 às 11h21min

Nova temporada de Rupaul's Drag Race

Maria Luiza Machado - Editado por Letícia Agata
Rupaul’s Drag Race está no ar desde de 2009 e conquistou uma legião de fãs durante esse tempo. Com mais de 14 indicações ao Emmy, o reality show sempre foi recheado de montações maravilhosas, desafios incríveis, memes e temas de extrema importância. Em 2020 a 12ª temporada não foi diferente. Com a estreia no dia 28 de fevereiro na VH1 nos Estados Unidos, nós pudemos nos emocionar durante 14 semanas com as histórias de 13 drag queens maravilhosas.

O ano de 2020 também é marcado pelas eleições presidenciais nos Estados Unidos. Logo, Rupaul, apresentadora e dona do show, decidiu fazer um protesto misturado com entretenimento. A 12ª temporada trouxe discursos de oposição ao atual presidente norte-americano, Donald Trump, que não agrada os grupos minoritários do país desde que foi eleito em 2016.

Durante o show, é comum que, enquanto se arrumam, as participantes conversem sobre assuntos polêmicos envolvendo suas vidas, e claro, durante essa temporada isso também aconteceu. O reality, dessa forma, tem o poder de estourar a bolha social que vivemos de uma forma muito sutil e amorosa, nos dando o sentimento não de pena, mas sim de empatia pelas queens. Tivemos discussões como uso de drogas na família, racismo, religião, imigração, homofobia e aceitação familiar.

A drag, Jackie Cox, em especial, chamou atenção dos fãs por ter descendências do Oriente Médio e nós levar a um mágico passeio em um tapete voador. A artista infelizmente foi desclassificada e acabou na 5ª posição, mas conquistou a todos ao nos ensinar tanto sobre a sua cultura, além de desfilar em um hijab durante o desafio “Stars and Stripes”.

Infelizmente nem todas chamaram a atenção de uma boa forma. A participante Sherry Pie havia chegado à final, mas foi desclassificada ao assumir na sua página no Facebook que a acusação de abuso sexual de menores era verdadeira. A VH1, em respeito as outras drags, decidiu exibir a temporada normalmente, mas com o menor número de aparições possíveis de Joey Gugliemelli (nome real do participante ), além de todo episódio, a seguinte mensagem ser exibida:

 
Em decorrência dos últimos acontecimentos e da declaração de Sherry Pie, a drag foi desclassificada. Em respeito ao trabalho duro das outras drag queens, a VH1 irá transmitir a temporada como planejado. Sherry não aparecerá na grande final, programado a ser gravado nos próximos meses.

Com a desclassificação de Sherry Pie, a final foi composta por apenas três queens: Gigi Goode, Crystal Methyd e Jaida Essence Hall, a grande campeã. Entretanto, em decorrência do isolamento social devido a pandemia do Coronavírus, a grande final não ocorreu no teatro de Los Angeles, como nos anos anteriores. Mama Ru se reinventou e fez uma vídeo chamada, na qual as três queens precisaram dublar dentro de casa! Isso mesmo! As concorrentes conseguiram mostrar que, acima de tudo, são artistas e que, se pedirem uma performance em cima do sofá da sala, elas farão!

A dublagem foi dividida em três rounds e foram incríveis. Mesmo na sala de casa, nós presenciamos grandes produções dignas de Rupaul’s Drag Race, mas a dublagem feita por Gigi Goode chamou a atenção, por ser inspirada no videoclipe de Take On Me, da banda norueguesa A-HA.

Porém, quem de fato arrasou em todas as etapas e levou para casa a coroa de American’s Next Drag SuperStar foi Jaida Essense Hall, que na dublagem final apresentou uma performance perfeita de Survivior das Destiny’s Child, utilizando um figurino laranja!

A vencedora teve uma ótima jornada e provou ser digna da coroa. A drag também foi responsável pela criação do meme da temporada “Look over there”, ao interpretar uma candidata à presidência muito confusa. Na mesma noite os fãs deram a Heidi N’ Closet o prêmio de Miss Congeniality (Miss Simpatia) da temporada.

Como em todas as outras temporadas, a 12ª de Rupaul’ Drag Race veio nos descontruir e mostrar que as pessoas são diferentes e não deveriam ser rotuladas. O programa faz um ótimo papel ao nos convidar para pensar e, com certeza, todos que existem aprendem coisas novas e conseguem mudar seus pensamentos mais conservadores, mesmo que de forma lenta.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »