Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/03/2021 às 21h42min - Atualizada em 30/03/2021 às 21h26min

Portugal sai atrás mas consegue a virada contra Luxemburgo pelas eliminatórias da Copa do Mundo

Mesmo sendo superior em chutes e na posse de bola, os portugueses tiveram trabalho para quebrar a defesa luxemburguesa

Wagner Maciel - editado por Wesley Bião
Cristiano comemora com seus companheiros o gol de Diogo Jota, na vitória contra Luxemburgo (Foto: Pascal Rossignol/Reuters)

Após empate polêmico contra a Sérvia, a seleção de Portugal venceu Luxemburgo por 3x1 nesta terça-feira (30), em jogo válido pela terceira rodada das eliminatórias da Copa do Mundo. Com a vitória, os lusitanos se mantêm na primeira posição do Grupo A, com sete pontos, enquanto o time de Luc Holtz segue na terceira posição, com três pontos em dois jogos.

 

PRIMEIRO TEMPO

 

Mesmo entrando em campo com favoritismo, a seleção comandada por Fernando Santos teve dificuldades em balançar as redes e viu o adversário abrir o placar. Aos 30 minutos de jogo, Gerson Rodrigues, português naturalizado luxemburguês, marcou de cabeça após cruzamento de Danel Sinani. Esse resultado colocava os Leões Vermelhos na segunda colocação do grupo com seis pontos, enquanto Portugal estava com o terceiro lugar. 

 

A situação se mostrou ainda mais complicada para os companheiros de Cristiano quando João Félix sentiu uma aparente lesão muscular e deu lugar para Pedro Neto. Após muita insistência dos portugueses, que chutaram 11 vezes apenas na primeira parte do jogo, o empate veio. Após jogada pela ponta esquerda, Neto cruzou de perna direita para Diogo Jota cabecear entre os oponentes e marcar aos 46 minutos.

 

SEGUNDO TEMPO

 

O árbitro russo Sergei Ivanov autorizou o reinício do jogo e logo aos cinco minutos Cristiano Ronaldo marcou mais uma vez com a camisa de Portugal. O camisa 7 roubou a bola na intermediária e passou para seu ex-companheiro na Juve, João Cancelo; o lateral direito cruzou e Cristiano marcou de chapa, colocando sua seleção em vantagem. Com esse gol, o atacante quebrou a sequência de quatro jogos sem marcar pela seleção. O craque teve um gol não marcado contra a Sérvia, que daria a vitória por 3x2 para Portugal.

 

Com a saída de João Félix no fim do primeiro tempo, os gajos perderam a relevante posse de bola, que foi de 64% no primeiro para 50% no segundo tempo. A queda desses números foi também resultado das mudanças de Holtz, que buscou povoar o meio de campo em busca de um empate, de acordo com os mapas de posicionamento do Sofascore. A equipe portuguesa teve ainda a chance de ampliar a vantagem, depois de um grave erro da defesa, que deixou Cristiano cara a cara com o goleiro Moris, mas o arqueiro defendeu à queima roupa o chute do artilheiro.

 

As poucas tentativas de gol dos Leões não tiveram resultados. Pelo contrário, os mandantes sofreram mais um gol em sua segunda partida nas eliminatórias. Aos 79, após escanteio cobrado por Pedro Neto, João Palhinha cabeceou na primeira trave e ampliou o marcador, balançando as redes pela primeira vez na seleção nacional.

 

PRÓXIMOS CONFRONTOS

 

Os portugueses entraram em campo novamente em 15 de junho, para a primeira rodada da Eurocopa. O jogo será contra a Hungria, no estádio Ferenc Puskás, em Budapeste. Cristiano, juntamente com seus companheiros de seleção, irão buscar sua quinta vitória seguida. Portugal está no grupo da morte da competição, complementado por Alemanha e França, derrotada pelos portugueses na última edição da Euro, em 2016. Em contrapartida, Luxemburgo jogará apenas em setembro, contra o Azerbaijão, pela quarta rodada das eliminatórias da Copa do Mundo 2022.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »