Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
31/03/2021 às 18h06min - Atualizada em 31/03/2021 às 18h01min

Com gol no final da partida, Inglaterra derrota Polônia e é líder de seu grupo nas Eliminatórias Europeias

Harry Maguire marcou o gol da vitória aos 40 minutos do segundo tempo, para manter o 100% de aproveitamento na competição

Léo Abrantes - Editado por Juan Camilo
Maguire comemorando o gol da vitória sobre a Polônia (Foto: Getty Images)

As seleções da Inglaterra e Polônia se enfrentaram nesta última quarta-feira (31), em jogo válido pela 3ª rodada das Eliminatórias Europeias da Copa, disputado em Londres, no Wembley Stadium. Os gols da partida foram marcados por Harry Kane e Harry Maguire, para os ingleses, e Jakub Moder,  aos poloneses.
 
Com esse resultado, a Inglaterra dispara na liderança do Grupo I, com nove pontos e 100% de aproveitamento na competição. Já a Polônia está na 4ª colocação, atrás de Hungria e Albânia, com quatro pontos.
 
PRIMEIRO TEMPO
 
Nos primeiros minutos de partida, o domínio inglês foi total. Além de manter a posse da bola, a Inglaterra trocava muitos passes e buscava encontrar espaços para atacar a Seleção Polonesa, que se mantinha fechada. Os laterais ingleses, Kyle Walker e Ben Chilwell, tinham funções importantes de chegar mais à frente e de infiltrar nos espaços que os homens de ataque conseguiam abrir.
 
Mas um dos triunfos da partida era a pressão após a perda da posse, por parte da Inglaterra. Quando alguma jogada não funcionava e a Polônia ganhava a bola, os ingleses pressionavam o portador até recupera-la. Em uma dessas jogadas, Sterling conseguiu recuperar e sair em disparada, em direção ao gol, até ser derrubado perto da linha de fundo. O pênalti foi marcado pelo árbitro, cobrado por Harry Kane e a vantagem de 1x0 era inglesa, aos 19 minutos.
 
Após o gol, a Polônia começou a sair mais para o jogo, pressionando mais a saída de bola do adversário, elevando as linhas e trocando passes mais rápidos. Um dos destaques da seleção era o meio-campista Krychowiak, que tinha um papel importante na defesa e comandava as transições ofensivas quando a bola era recuperada.
 
Contudo, a Inglaterra não ficou totalmente resguardada na defesa, apenas deixava a Polônia tomar as ações do jogo momentaneamente. Na maioria do tempo, os ingleses tinham paciência e trocavam muitos passes, sempre buscando o jogo pelas pontas e um passe para o meio. Outros destaques foram a dupla de volantes, Kalvin Phillips e Declan Rice, que cobriam os buracos deixados pelos laterais e ajudavam na construção do ataque.
 
Mesmo com o controle das ações da partida, a Inglaterra não conseguiu ter muito sucesso nas finalizações, chutando apenas cinco vezes e duas delas em direção ao gol. Além disso, a dominância inglesa é notável nos números da Polônia, que não finalizou nenhuma vez se quer e obteve apenas 32% de posse de bola, contra 68% dos donos da casa.
 
SEGUNDO TEMPO
 
Nesta etapa, o início da Seleção Inglesa não foi tão agressivo quanto da primeira etapa. A Polônia, por outro lado, voltou a colocar a equipe a frente em determinados momentos da partida, pressionando os portadores da bola, recuperando a posse e tirando a superioridade inglesas nas ações ofensivas. Com isso, a partida ganhou um aspecto mais equilibrado.
 
Para marcar ainda mais essa igualdade, os poloneses pressionaram a saída inglesa e Milik recuperou a bola, após falha de passe de John Stones. O atacante polonês serviu Moder, que chutou cruzado no gol de Nick Pope, sem chances para o goleiro; o jogo estava empatado em 1x1 aos 13 minutos. Após o tento, a Polônia seguiu pressionando e cresceu de vez na partida.
 
Mesmo assim, o momento a favor da Seleção Polonesa não perdurou muito. A Inglaterra voltou a dominar as ações da partida e encurralou, mais uma vez, a equipe. Desta vez, Harry Kane começou a aparecer mais na partida, saindo da grande área e servindo de opção para construir jogadas. Outra estratégia importante era a bola parada, que surgiu como grande oportunidade de gol.
 
Chegando mais para o final do jogo, o cenário continuou o mesmo, e foi suficiente para a Inglaterra. Após cobrança de escanteio, John Stones ajeitou de cabeça para que o seu companheiro de defesa Harry Maguire chutasse com força para o gol. Aos 40 minutos da segunda etapa, os ingleses tomavam a liderança no placar, 2x1.
 
Nos minutos finais, muitas alterações na Seleção Inglesa foram feitas, algumas para tirar jogadores já cansados e outras para alterar o esquema tático, a fim de proteger o placar conquistado. A Polônia até que tentou empatar a partida, mas os ingleses continuaram pressionando e foram agressivos na marcação, dificultando qualquer chance de empatar o jogo no final.
 
PRÓXIMOS CONFRONTOS
 
Ambas as seleções estarão na Euro 2020, que começará no dia 11 de julho, mas, antes, elas terão dois amistosos para preparação. A Inglaterra enfrenta a Áustria no dia 2 de junho, às 16h (horário de Brasília), e a Polônia encara a Rússia, às 12h (horário de Brasília) do dia 1 de junho. Nas Eliminatórias, elas só retornam no começo de setembro para mais três rodadas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »