Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/04/2021 às 12h25min - Atualizada em 18/04/2021 às 11h54min

Tour Online: conheça 5 museus de Salvador em 360º

Visite a capital baiana e aprenda história sem sair de casa

David Cardoso - Revisado por Mário Cypriano
Fachada da Igreja de São Francisco, Pelourinho - Foto: Matheus Tanajura / Reprodução
Na Bahia, o primeiro caso do novo Coronavírus (Covid-19) foi confirmado no dia 06 de março de 2020. Uma mulher moradora de Feira de Santana chegou de viagem da Itália cerca de 10 dias antes da confirmação. Devido ao agravamento da situação, poucos dias após a confirmação do primeiro caso, o Governador do Estado da Bahia, Rui Costa, viu a necessidade de suspender, mediante decretos, algumas atividades presenciais como aulas, academias, cinemas, museus, shoppings, teatros, dentre outras.

As deliberações afetaram diretamente os envolvidos no ambiente cultural. Atores tiveram suas apresentações teatrais suspensas sem previsão de retorno, tanto das atividades quanto financeiro. Os museus baianos, por sua vez, que guardam fragmentos da história e auxiliam no desenvolvimento do conhecimento, da memória e da reflexão sobre determinados momentos históricos também precisaram se reinventar devido a atual situação do país.

A forma encontrada na Bahia para matar a saudade dos programas culturais foi a disponibilização de exposições virtuais em 360°.

Abaixo, listamos 5 museus para você fazer o tour do sofá de casa. Aproveite o passeio!

 

Acervo do MAFRO - Museu Afro-Brasileiro

O museu da Universidade Federal da Bahia possui um acervo com mais de 1100 peças, que contribuem vivamente para divulgar e preservar a cultura africana, responsável pela construção e formação do país.


Museu Geológico da Bahia

Durante a visita é possível conhecer milhares de itens como pedras preciosas, fósseis arqueológicos, corpos celestiais, réplicas gigantes de animais pré-históricos e muito mais.

Uma das principais atrações da visita é a Sala do Universo, onde os visitantes são convidados a uma experiência sensorial com a origem das galáxias.

O museu possui mais de 20 mil peças em acervo, sendo um dos maiores do estado.
 
Acesse a tour
 


Museu De Arte Moderna da Bahia (MAM)

Localizado às margens da Baía de Todos os Santos, em um sítio histórico do século XVIII, foi fundado na década de 60.

No museu, constam obras de Tarsila do Amaral, Portinari, Carybé, Mário Cravo, dentre outros importantes artistas do país.

Além das duas exposições localizadas na Capela e no Casarão do museu, ainda é possível assistir ao atrativo pôr do sol da cidade.

Acesse o Tour
 


Museu da Misericórdia

Inaugurado pela Santa Casa da Bahia em 2006, possui uma grande importância no cenário artístico, cultural e histórico da cidade de Salvador. A mansão que abriga o museu é uma magnífica construção do século XVIII, local onde o primeiro hospital da cidade foi fundado.

Atualmente, além de abrigar a Igreja da Misericórdia, possui um acervo com mais de 3000 mil peças classificadas em diversas categorias.

Acesse o tour
 


Igreja de São Francisco

Conhecida mundialmente por sua arquitetura barroca, estilo artístico predominante em grande parte do período colonial, apresenta uma rica decoração interior que emociona e encanta os visitantes, presencialmente ou por meios virtuais.

Foi tombada pelo Iphan como uma das Sete Maravilhas de origem portuguesa no mundo em 2009.

Acesse o tour
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »