Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/05/2021 às 12h42min - Atualizada em 04/05/2021 às 12h32min

Aumento dos ataques contra jornalistas no Brasil

Brasil entra na zona vermelha de liberdade imprensa, aponta ONG repórteres sem fronteias

Pedro Ferreira - Editado por Maria Paula Ramos
fenaj,abraji,g1
Foto: Pedro Ladeira
Ataques contra jornalistas em 2020 no Brasil atingiram dados alarmantes, segundo relatório da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). A maioria buscava questionar a informação jornalística e muitos deles causados pelo presidente da república.
 
Bolsonaro x Jornalistas
 
De acordo com a FENAJ, o aumento da violência está associado à presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e ao crescimento do bolsonarismo. ‘’houve um acréscimo não só de ataques gerais, mas de ataques por parte desse grupo que, naturalmente, agride como forma de controle da informação. Eles ocorrem para descredibilizar a imprensa para que parte da população continue se informando nas bolhas bolsonaristas’’, afirma Maria José Braga, presidenta da federação dos jornalistas.
 
Para o órgão, Bolsonaro respondeu por 175 registros de violência contra a categoria, 145 ataques genéricos e generalizados a veículos de comunicação e a jornalistas, 26 casos de agressões verbais, um de ameaça direta a jornalistas, uma ameaça à Globo e dois ataques à FENAJ.


Os vídeos a seguir mostram um resumo desses ataques:




O próximo vídeo mostra ataques feitos em maio de 2020 por eleitores do presidente à jornalistas que faziam a cobertura no chamado ''cercadinho" próximo ao palácio da alvorada, em Brasília.

De acordo com, Carlos Irineu, Jornalista e especialista em ciência política, é um desafio ser jornalista no Brasil. ‘’ há um desrespeito muito grande de uma massa dominada pelo presidente do nosso país’’, conta.

O jornalista completa que, muitos profissionais precisam ‘’pisar em ovos’’ na hora de produzir as reportagens, pois qualquer vírgula mal colocada poderá ser fatal para os praticantes do radicalismo
 
Liberdade de imprensa
Segundo a organização repórteres sem fronteira, o Brasil caiu quatro posições ficando em 111º lugar no ranking mundial da Liberdade de Imprensa.  Ainda de acordo com a organização o trabalho jornalístico no brasil durante a pandemia é desafiador.
 
‘''A pandemia do coronavírus expôs sérias dificuldades de acesso à informação no país e deu origem a novos ataques do presidente contra a imprensa, que ele rotula como responsável pela crise e que tenta transformar em verdadeiro bode expiatório’’, informa.












 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »