Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/05/2021 às 14h59min - Atualizada em 14/05/2021 às 14h54min

Estudo indica riscos da 'reciclagem' de números de celulares

Rogeslane Santos - labdicasjornalismo.com
Foto: Eirik Solheim on Unsplash

Um estudo realizado nos Estados Unidos por Kevin Lee e Arvind Nayaranan, pesquisadores da Universidade de Princeton, aponta riscos na “reciclagem” de números utilizados no cadastro de serviços e redes sociais.

A dupla de pesquisadores analisou informações sobre 259 números de telefone celulares para examinar se eles estavam sendo usados em fraudes envolvendo números reciclados.

O estudo revelou que 215 dos 259 números analisados já tinham pertencido a outro indivíduo e estavam sendo comercializados novamente pelas operadoras. E, segundo os pesquisadores, esses números podem formar uma espécie de “trilha” capaz de revelar informações pessoais sobre os antigos usuários.

Um total de 171 desses números reciclados puderam ser relacionados a informações pessoais cadastradas em bancos de dados, tornando possível identificar nome, endereço e assinaturas em serviços digitais.

Isso foi possível porque o antigo dono do número não atualizou o cadastro quando abandonou a linha.

Em 100 desses números, havia uma conta de e-mail veiculada, aumentando o risco de vazamento de informações e favorecendo a violação da privacidade.

Os pesquisadores alertam que esses dados podem ser utilizados para redefinir senhas, expondo assim informações importantes que podem ser utilizadas para fraudes.

Para evitar o risco, recomenda-se que descadastrem os números após abandonar a linha.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »