Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
20/05/2021 às 23h02min - Atualizada em 24/05/2021 às 14h19min

Dança Contemporânea: a história e o legado

Nadiane Santos - revisado por Jonathan Rosa
Cena do documentário Pina. (Foto: Reprodução/ Papo de Cinema)

Pop Art, Contracultura é uma arte que vai até o seu público. Diversas foram as mudanças artísticas iniciadas após a Segunda Guerra Mundial, dentre essas está um novo conceito para a dança, que envolve performances que se aproximam da vida cotidiana e que fazem o público sentir-se parte da apresentação. Surgiu assim a Dança Contemporânea e seus grandes nomes revolucionários.

 

A dança contemporânea é uma vertente criada por volta da década de 60, nos EUA. O movimento se popularizou pelo mundo e teve diversos representantes na Europa. Os dançarinos tinham como objetivo realizar coreografias espontâneas, com muitos gestos, que transmitissem sentimentos e que mesclassem com outras artes, como os visuais e o teatro.


 

Judson Dance Theater é o grupo associado ao surgimento desse estilo. Formado em Nova York na década de 1960, era um coletivo artístico formado por dançarinos, compositores e artistas visuais que buscavam produzir apresentações com uma carga dramática que rompesse com a dança clássica. Após eles, outros nomes contribuíram para a consolidação desse movimento, a exemplo de Pina Bausch.

Considerada uma das mais revolucionárias coreógrafas do século XX, a alemã Pina Bausch construiu um estilo único para suas performances. Apresentações que surgiam do nada, na rua, em ônibus ou lugares fechados. Pina ficou conhecida pelo seu estilo teatro-dança, ou seja, os bailarinos não apenas dançavam, mas encenavam a história criada. Gritos, cantos, uso de ferramentas ou instrumentos, a coreógrafa os treinava para trazer sentimentos e situações à vida. 

"Confie em si mesmo, se enxergue e se sinta", sempre repetia Pina aos seus bailarinos como forma de os inspirar a trazer as suas experiências para o palco. Em seu documentário, lançado em 2011, diversas entrevistas e diálogos são trazidos e demonstram uma característica importante do seu trabalho: torna-se próxima aos bailarinos para que estes pudessem se acostumar à postura exigente e que buscava o máximo de entrega de cada um. Com esse jeito, Pina contribuiu não só para fortalecer a Dança Contemporânea, mas também para tornar o balé alemão mais conhecido no mundo.



No Brasil, a Quasar Cia de Dança foi responsável por trazer as marcas do estilo aos palcos. Criado em 1988 por Vera Bicalho e Henrique Rodovalho no estado de Goiás, o grupo criou uma linguagem e estética original e voltada para apreciadores da arte. 



Hoje, após mais de 50 anos do início da Dança Contemporânea, os movimentos e características desse estilo se espalharam por diversos ritmos e juntaram-se as mais variadas expressões artísticas. A improvisação, as performances que vão até o público estão hoje não só nos teatros e salões de dança, mas também na tv e internet, criando um movimento ligado ao cotidiano, assim como um dia foi proposto por seus criadores.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »