Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/06/2021 às 18h35min - Atualizada em 21/06/2021 às 19h19min

A ascensão do fenômeno Juliette Freire e sua influência no mundo do marketing digital

Entenda o motivo da paraibana ser uma das pessoas mais queridas e influentes na atualidade desde sua participação no Big Brother Brasil

Diego Maia - editado por Larissa Nunes
TV Globo/ Reprodução

Juliette Freire. Um nome não tão comum e que carrega uma grande bagagem de história. Independente do círculo de pessoas ou notícias que você esteja envolto, você com certeza já ouviu falar nesse nome. E ele pertence à uma das pessoas mais queridas em todo o Brasil, a vencedora da 21° edição do Big Brother Brasil, advogada, maquiadora e atual digital influencer Juliette, que conquistou e vêm alcançando números imensos de engajamento e reconhecimento desde a sua participação na casa mais vigiada do Brasil.

A paraibana Juliette, assim como dito pelo apresentador Tiago Leifert na grande final do BBB, é um verdadeiro fenômeno, e a prova disso é o poder e a influência que ela vem conquistando no mundo do marketing. Tal influência ainda se é questionada por muitos brasileiros, porém não podemos negar que sua passagem pelo programa foi histórica, alcançando altos picos de audiência para a rede Globo e fazendo com que diversas marcas aproveitassem do hype somente pela menção do nome da favorita do momento.

O que mais se foi visto nas principais redes sociais como Instagram, Twitter e Facebook e Tik Tok foram imagens e emojis de cactos espalhados por todos os lugares, que eram a marca registrada de Juliette por representar resistência, força e proteção a forças negativas, assim como a personalidade da paraibana, além de representarem a forma que os fãs dela se autodenominaram, os cactos. 
Mas, por que a nordestina de 31 anos ficou tão famosa e acumulou mais de 30 milhões de admiradores em suas redes sociais (quantidade confirmada até a publicação dessa matéria)?

Desde o início do programa, Juliette se mostrou uma pessoa bastante brincalhona, humilde e com um lindo dom para cantar, mas pode-se dizer que ela conquistou o coração do público antes mesmo de entrar na casa mais vigiada, pois foi escolhida pelos internautas para ser imunizada e separada dos demais participantes.


Já em sua primeira semana, Juliette ultrapassou o tempo do “Raio-X” no confessionário da casa, sofrendo uma grande repressão e discriminação por alguns participantes; o que levou grande parte do público externo a ter empatia pela participante e recriminar os atos dos demais que tinham como objetivo isolar Juliette da casa.

Durante a sua participação, Juliette teve algumas discussões e desavenças com o humorista Nego Di, a cantora Karol Konká e a pesquisadora Lumena Aleluia, que levaram a episódios de humilhação e bullying com a advogada, o que gerou ainda mais revolta na internet pelo tratamento com Juliette, e consequentemente mais admiradores para a participante. Juliette conquistou uma legião de fãs tão grande, que a cada participante que fosse ao paredão e tivesse feito algum tipo de mal para a advogada era eliminado da casa com alto índice de rejeição.


Juliette teve seu momento de aproximação com o economista Gilberto Nogueira, a consultora de marketing digital Sarah Andrade e o ator Lucas Penteado, e mesmo após a saída de Lucas, o trio se unificou ainda mais e formaram o “G3”, nome do grupo criado pela internet que alcançou uma grande popularidade em todo país.



Ao decorrer de sua participação no programa, Juliette se mostrava cada vez mais forte, agindo sempre com o coração e vendo o lado bons das pessoas, o que foi gerando ainda mais desconfianças pela casa e acabou sendo um dos motivos pelo fim do G3. Em toda a sua trajetória no jogo, Juliette demonstrou força, fraquezas, inseguranças, e principalmente garra para conseguir passar por cima de todas as situações com a cabeça erguida, sem desistir.

O fato de a participante ter sido tão humana, reconhecendo seus erros, ouvindo o próximo e jogando com o coração foi o principal motivo de ter ganho o amor do público. Atualmente vivemos em um mundo com pessoas e sentimentos tão tóxicos, que chega a parecer mentira alguém ser como Juliette. Por fim, Juliette conseguiu manter-se até o final do programa e foi a grande vencedora do BBB 21 com 90,15% dos votos, conquistando o tão desejado prêmio de R$ 1,5 milhão e ganhando também um discurso emocionante do apresentador Tiago Leifert para sua vitória.

 


Que a Juliette é um fenômeno já ficou bem claro, e estamos aqui para entender esse incrível engajamento através de alguns dados verídicos sobre a queridinha do Brasil. De acordo com o HypeAuditor, uma plataforma que realiza monitoramento de estatísticas de engajamentos nas redes sociais, hoje Juliette está em 4° lugar no ranking de contas que possuem o maior engajamento do Instagram no Brasil, ficando somente atrás de Cristiano Ronaldo, Kylie Jenner e Ariana Grande. A ex-BBB acumula mais 30,9 milhões de seguidores em seu Instagram e com média de curtidas em 2,9 milhões.

Grande parte desse elevado sucesso que Juliette possui nas redes sociais deve-se ao excelente trabalho de sua equipe de marketing, incluindo amigos próximos da advogada, que tiveram a sua confiança para controlar suas redes sociais durante o período confinada dentro do BBB. Ao todo a equipe por trás das redes sociais de Juliette somavam 18 pessoas, sendo profissionais de marketing e comunicação.

Inicialmente os dados de acesso as suas contas foram confiados à sua amiga Deborah Vidjinsky e seu amigo Huayna Tejo, porém ambos viram a necessidade de montar uma equipe maior visto o tamanho da produção e os elevados índices de audiência do programa, pois entenderam que não havia chance de somente duas pessoas conseguirem fazer o monitoramento das redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram, Tik Tok), responder ao público, criar peças gráficas e ainda estar ligado 24 horas no pay-per-view para assistir a advogada.

E sabemos que realmente não foi fácil, pois além de Juliette conquistar o coração do público antes mesmo de entrar na casa e ser imunizada, a jogadora ainda alcançou 500 mil seguidores somente em três dias do início do programa, 25 de janeiro de 2021.

 


E o número de admiradores e pessoas que simpatizaram com Juliette não parou por aí. Dois dias após sua chegada aos 500K de seguidores, a participante chegou aos 1 milhão de seguidores. A partir daí os números foram aumentando cada vez mais e em menos de 15 dias do programa Juliette alcançou a marca de 7 milhões de seguidores e teve sua conta verificada no Instagram.

O número de seguidores foi crescendo tão depressa que quando a participante chegou aos 21 milhões de seguidores no Instagram, os próprios administradores informaram que seu acervo de fotos tinha acabado e não imaginavam que o crescimento de Juliette nas redes sociais chegaria a essa proporção.

Com todo esse engajamento, imagina-se que muitas marcas estavam implorando para fechar contratos com a futura vencedora do programa, pois qualquer produto que Juliette falava ou mencionava na casa era o mais procurado aqui fora. Como exemplo, podemos citar o dia que a Lacta patrocinou a prova do anjo do BBB 21, em 27 de março, onde Juliette falou repetidas vezes que queria o “Ovo de Páscoa Tripla Camada Oreo”, e somente durante a exibição da cena o estoque do chocolate no site da Lacta foi zerado em minutos.

No mesmo dia, foi feita uma nova reposição, porém novamente se esgotou. Aproveitando o engajamento, a Lacta postou um Tweet promovendo o ovo de Páscoa desejado por Juliette e ainda criou um cupom promocional em homenagem a jogadora.

 


Além disso tivemos um outro episódio no mês de abril, porém não ocorreu dentro da casa, mas foi divulgado um áudio de Juliette conversando com uma amiga onde a advogada reclama que aquele não era o seu dia de sorte, pois foi em vários supermercados e não havia encontrado o Salgadinho Pippo’s, da marca São Braz. Bastou o áudio divulgado na internet para os seus fãs correrem atrás do salgadinho mencionado por Juliette, fazendo com que os supermercados repusessem um grande estoque devido a alta demanda e o salgadinho ser vendido a um preço mais alto do que o normal.
 


Assim já dá para imaginar o PODER que Juliette Freire possui, né?! E não parou por aí não, após sua saída do Big Brother Brasil, a atual digital influencer postou um IGTV no dia 20 de maio em seu Instagram para seus mais de 30 milhões de seguidores falando sobre os cuidados no momento pandêmico que estamos vivendo e mencionou a importância do uso da máscara PFF2, uma das máscaras mais seguras e recomendadas contra a Covid-19. Após seu vídeo, o número de buscas pela máscara aumentou imensamente, conforme estatísticas do Google Trends.


Até o dado momento que essa matéria foi escrita, Juliette já se tornou embaixadora de quatro marcas internacionalmente conhecidas: Avon, Americanas, Globoplay e L’Occitane, além de uma coleção própria de roupas da C&A e se tornar a porta-voz de Cultura e Tradição da Cervejaria Bohemia. 

E se caso você ainda não estiver se dado satisfeito por esse enorme poder e influência da nordestina mais amada do Brasil, trazemos mais essa GRANDE novidade para você: A Globoplay divulgou nesta sexta-feira (18), o trailer do documentário de Juliette Freire narrando toda a sua trajetória e prometendo muitas risadas, choros e fortes emoções. O primeiro episódio do documentário será exibido na plataforma no dia 29 de junho. Você não vai perder essa, né?!

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »