Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/06/2021 às 20h20min - Atualizada em 19/06/2021 às 22h59min

Mais Um Ano Sem Festas Juninas

Pelo segundo ano consecutivo, não será possível festejar nas tradicionais quermesses

Bruna Nunes - Revisado por Damáris Gonçalves
Foto: Vinícius Santa Rosa | Reprodução: Metrópoles

Se existe algo que faz parte da cultura brasileira, com certeza, é a festa junina. Comuns no mês de junho, acontecem também com essa temática, as famosas quermesses. Com a pandemia, os brasileiros sentiram falta de comemorar o são João que além de ser um momento de lazer, é uma maneira de arrecadar fundos e uma verdadeira tradição. 

As Quermesses 

Quermesses são eventos organizados pelas paróquias e pela comunidade de uma cidade ou bairro. Como têm temática de “são joão”, acontecem entre os meses de junho e julho (quando se estendem). Suas características principais incluem: Barracas de comidas típicas dessas festas ou da região, brincadeiras com prêmios, música e o consumo é feito a partir de fichas compradas. Normalmente acontecem em praças que cercam as paróquias, que são decoradas de acordo com o tema.

Tradição e Importância

As quermesses têm raiz religiosa herdada desde os colonizadores, mas com o passar dos anos foi adotando e se moldando aos costumes brasileiros. Hoje, comemorar o São João se tornou uma verdadeira tradição do país, com suas características marcantes e comemorada por quase todos de diversas maneiras. Não é atoa que está fazendo falta, assim como o Carnaval, que também foi impedido neste ano

Alternativa durante a pandemia

Algumas igrejas adotaram o método online para a celebração e de retirada quando se trata das comidas típicas, como meio de arrecadar o dinheiro e também não deixar “passar em branco”.  

Já alguns dos artistas adotaram as famosas lives, como uma maneira dos brasileiros celebrarem o "Arraiá" em suas casas. 







 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »