Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/06/2021 às 17h43min - Atualizada em 27/06/2021 às 18h26min

Salvatore Moreau: Tudo sobre a criatura do lago de Resident Evil Village

Letícia Mendes - Editado por Fernanda Simplicio
Distribuição: CAPCOM

Salvatore Moreau carrega nas costas e no coração o peso da própria existência. Sua figura amedrontadora, metade humana e metade peixe, fez do lorde uma criatura solitária, infeliz com a própria aparência e submissa aos desejos e ordens da Mãe Miranda. 
 

Isolado no reservatório de pesca “Moinhos de Vento”, localizado numa vila da Europa Oriental, Lorde Moreau é descendente de pescadores e médicos que viviam ali. Seus antepassados garantiram por anos a manutenção do acordo com as famílias Dimitrescu, Beneviento e Heisenberg para manter o controle sobre a região. 
 

Assim como muitos, Moreau era seguidor de um misterioso culto pagão liderado pela Mãe Miranda, que o infectou com o parasita Cadou. O experimento resultou na transformação do Lorde em um monstro com aspectos marinhos. Em seu corpo, cresceram barbatanas de peixe e bexiga natatória, além de uma grande corcunda em suas costas, que comporta o hospedeiro, prejudica a locomoção e constantemente se contorce dentro do corpo de Moreau.

 

Além de sua aparência apavorante, graças ao Cadou, Moreau se transforma em um monstro marinho gigantesco que se assemelha a uma sereia, com uma infinidade de olhos, nadadeiras e uma bexiga capaz de expelir chuva ácida que pode alcançar todo o vilarejo quando direcionado para cima. 

 

No entanto, engana-se quem pensa que o Lorde-peixe é apenas um ser injustamente modificado em prol dos interesses da Mãe Miranda. Ao contrário do que se imagina, Salvatore Moreau é um dos seus seguidores mais fiéis, que buscava infantilmente a aceitação da líder.
 

O pescador e ex-médico mantinha uma clínica na qual realizava experimentos com o parasita em moradores locais, com direito a sessões de tortura. Quando os resultados não pareciam satisfatórios, as vítimas eram descartadas sem piedade. Apenas uma das cobaias mal sucedidas foi salva por Moreau: Uma fera semelhante à lobo, mantida em cativeiro sob os cuidados do nobre.

 

Lorde Moreau possui muitos detalhes em sua aparência, graças a referências visuais de grande renome. Dentre elas, a mais evidente é a homenagem ao longa-metragem “A Ilha do Dr. Moreau (1896)”, um clássico do cinema dirigido por H. G. Wells. O médico de mesmo sobrenome e ocupação do personagem do game, faz experimentos que envolvem a criação de híbridos animal-humanos. Também destaca-se a semelhança do Lorde com o personagem Quasímodo, o "Corcunda de Notre-Dame (1831)”, desenvolvido pelo escritor Victor Hugo, além da inspiração em obras literárias de H.P Lovecraft, que contém monstros gigantescos, com muitos olhos e tentáculos que têm semelhança com peixes. De acordo com o Observatório de Games, o aspecto de Moreau também foi inspirado em uma criatura mística dos lagos japoneses que devorava humanos conhecida como “Kappa”.

 


 

A complexidade de Salvatore Monroe não poderia se estender apenas à sua figura. Pensando nisso, sua jogabilidade durante o Resident Evil Village é nada mais, nada menos que longa e agonizante. O jogador pode passar horas na trajetória entre se equilibrar pelas adutoras e reservatórios dilapidados e o confronto final com o monstro. Não há escapatória quando se está diante do vilão, sendo preciso muita habilidade e paciência para se esquivar das chuvas de ácido. A CAPCOM acertou na tentativa de criar um personagem tão repugnante e triste, a ponto de fazer os jogadores sentirem compaixão e repúdio ao mesmo tempo.



 

REFERÊNCIAS

 

MENDES, Letícia. Lady Dimitrescu: Conheça a história da vilã vampiresca do Resident Evil Village. Lab Dicas Jornalismo,  06 de jun. de 2021. Disponível em: https://labdicasjornalismo.com/noticia/7696/lady-dimitrescu-conheca-a-historia-da-vila-vampiresca-do-resident-evil-village. Acesso em: 26 de jun de 2021.

 

MKIceAndFire. RESIDENT EVIL 8 VILLAGE Moreau BOSS FIGHT (4K 60FPS). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bF3H4fl4xkY&ab_channel=MKIceAndFire. Acesso em: 26 de jun de 2021

 

VGS - Video Game Sophistry. The Story of Salvatore Moreau EXPLAINED! All Hidden Lore - Resident Evil Village. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kK5DNfP0Mu8&ab_channel=VGS-VideoGameSophistry. Acesso em: 26 de jun de 2021.

 

O Meu Canal de Games. Quem é MOREAU? Sua História Grotesca EXPLICADA [Resident Evil Village. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BhBZx37oPkg&ab_channel=OMeuCanaldeGames. Acesso em: 15 de jun de 2021

 

Resident Evil Village: inspirações e homenagens do game ao terror. Voxel. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/voxel/217345-resident-evil-village-ins piracoes-homenagens-game-terror.htm. Acesso em: 15 de jun de 2021.

 

WIKI. Karl Heisenberg. Disponível em: https://residentevil.fandom.com/wiki/Karl_Heisenberg. Acesso em: 26 de jun de 2021.

 

WIKI. Mãe Miranda. Disponível em: https://residentevil.fandom.com/pt-br/wiki/M%C3%A3e_Miranda. Acesso em:  15 de jun de 2021

 

WIKI. Salvatore Moreau. Disponível em: https://residentevil.fandom.com/pt-br/wiki/Salvatore_Moreau. Acesso em: 15 de jun de 2021


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »